Autor Tópico: Retirar conector do comando volante  (Lida 21448 vezes)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Cuidado com o Bird :D ele está Angry :P ihihi
  • Garagem : Clio "Sport" Ph2 1.5 Dci xD
Retirar conector do comando volante
« em: 21 de Maio de 2015, 13:21 pm »
Boas pessoal  :smiley:

Quero tirar estes fios deste conector... como fazer corretamente sem tirar os terminais e usa-los para puder fazer ligacao a outro conector?  :huh:

Alguem sabe como o fazer?

Cumps!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Retirar conector do comando volante
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2015, 13:43 pm »
Pela parte da frente da ficha, onde entra os terminais da outra ficha, deves ter um pequeno espaço para alem do necessario para o terminal, ai colocas uma agulha a fim de baixar a mola do terminal que impede de ele sair, e depois puchas pelo fio com jeitinho, deve sair com suavidade sem fazer muita força.

Ps. isso andou na boca de um cão??? os fios estão todos mordidos.
Se assim como disse não conseguires, tira foto de todas as posições da ficha para ver se tem algum tipo de trinco
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 13:45 pm por Tony do atrelado »

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2015, 14:11 pm »
Boas rodinhas  :happy:

Ok, está entendido!  :grin:
Vou entao fazer isso dentro de meia hora e ja meto maos a obra  :smiley:
Caso nao conseguir... tiro fotos de todos os angulos da ficha para conseguires visualizar melhor  :wink:

:laugh: :laugh: podes crer!! ja vinha neste estado quando comprei este Clio.. e nem fazes ideia de como estava a ficha para encaixar no lugar dele..  :shocked: :shocked: estava cheio de massa preta (borracha) que se usa nas minhas portas.. acho que a ficha tem um encaixe partido e colocaram la "cola" preta para colar... e depois os fios estao todos "mordidos" e nao faço a minima ideia porque razao estao assim  :laugh: ja vinha assim lol.

Acho que na foto ainda teem indicios dessa cola ou massa preta.. eu é que tirei uma grande parte porque estava com um aspeto horrivel  :sad:

Vamos la ver se consigo  :grin:
Obrigado Rodinhas  :smiley:

Cumps!

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2015, 16:34 pm »
Com a tua dica, não consegui retirar as terminais.. la fui com a agulha a tentar empurrar, o fio mexe-se um milesimo lol mas sair dali, nada :sad: mas não esqueci, de tirar fotos dos ângulos da ficha  :smiley:

Existe outro método para tirar?..

Xmarine

• Visitante
« Responder #4 em: 21 de Maio de 2015, 16:42 pm »
So se comprares um kit de ferramentas proprias para isso... mas pelo preço...um alfinete tambem faz isso como já explicaram

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 21 de Maio de 2015, 21:11 pm »

Aqui ve-se bem o sitio por onde tens que enfiar o alfinete ou agulha, tem que ser resistente e suficientemente fino para entrar por aquele espaço por cima da entrada do terminal, e é para enfiar até ao fundo, não é so cá à portinha  :laugh: :laugh:

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2015, 21:25 pm »
Aaaahhhhhhhh  :facepalm: :D opah.. eu so enfiei um bocadinho com intuito de nao querer estragar nada..  :laugh:
Amanha vou la e faço de novo  :smiley:
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 21:34 pm por Tony do atrelado »

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 23 de Maio de 2015, 15:59 pm »

Aqui ve-se bem o sitio por onde tens que enfiar o alfinete ou agulha, tem que ser resistente e suficientemente fino para entrar por aquele espaço por cima da entrada do terminal, e é para enfiar até ao fundo, não é so cá à portinha  :laugh: :laugh:

E mais uma vez, não consegui retirar as terminais do conector :angry: ta chato para tirar  :angry: por mais que tenha tentado umas quantas vezes com o alfinete/agulha não cedeu nenhum fio...  :cry: diz-me que ao ligar os fios a ficha cinzenta do visor, é preciso terminais para colocar? ou coloca-se o fio directamente? :huh: se tiver que levar uma terminal, diz me qual é e o tipo de terminal para comprar...

Tenho que fazer isto sozinho porque não tenho ninguém que possa ajudar-me, refiro-me pessoalmente e que entenda este tipo de ligações... ou peço a ti ou alguém do fórum que me ajude e possa aprender, ou faço eu e compro o material necessário.. preferia sempre que tivesse alguem do meu lado  :grin: mas se não for possível, faço eu..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 23 de Maio de 2015, 23:24 pm »
Os teriminais que estejam a faltar, compras uma ficha com 5 cm de fio, num centro de abate e fazes os acrescentos necessários, ou então mais simples ainda, arranjas outro cabo com as duas fichas e fazes o transplante dos fios, com os terminais ja nas pontas, para a ficha que já tens no carro ;)

Como tinha pedido para tirares fotos de todos os angulos da ficha, era para verificar se o sistema dessa ficha era de mola no terminal ou de trinco na ficha.

Verifica, se esta capa assinalada com a seta sai.
Depois deves ter uns trincos de plastico que prendem os terminais. levanta-os ligeiramente e puchas o fio ;)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2015, 00:44 am »
Rodinhas :happy: amanha de manha irei novamente resolver esta situação e espero que seja de vez  :wink:
No entanto, o que quero fazer nesta ligaçao, acho que mencionei no meu DIY, mas os fios do comando do volante (estes das fotos que postei..) vao ser ligados a ficha cinzenta do visor, uma vez que não estão conectados, por isto é que não mostra informações no radio do visor... e quando terminar de retirar as terminais da ficha do comando volante, pergunto-te... tenho que colocar terminais na ficha cinzenta ou não é preciso?  :huh:

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2015, 14:46 pm »
Boas  :smiley:

Finalmente consegui retirar as terminais da ficha  :dance: camandro pah!!  :happy: ora aqui está o resultado...

E ainda, foi graças a estas mini chaves ( 1€ ) que tive de comprar no AKI, nos chineses não encontrei em lado nenhum... que consegui tirar aquelas patilhas que ja vem com uns trincos para prender as ditas terminais tal como disseste ;) retirei o tal plástico da ficha como indicaste e saiu muito melhor :dance: seguem umas fotos :grin:

Obrigado Rodinhas  :happy: e a todos os demais que puderam-me ajudar :smiley:

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Maio de 2015, 14:53 pm »
Boas pessoal  :smiley:

Mais um topico com uma duvida, ja que consegui retirar os fios do comando do volante.. agora tenho que encaminhar os mesmos a ficha cinzenta do visor da consola central, e eu pergunto-vos... é preciso colocar terminais ou nao é necessario..? e se precisar, digam-me qual o tipo de terminais?  :huh:

A ficha cinzenta que refiro é esta..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2015, 02:43 am »
quanto a ficha cinzenta é assim, faltam lá os terminais, certo?
se os fios que vão ser lá colocados, ja tem terminais iguais aos que são utilizados nessa ficha, é simples, é só colocar os ditos nas posições correctas.
Se os fios que vão ser lá colocados, não tem terminais iguais, ou nem se quer tenham lá terminais, vais ter que arranjar uns terminais para lá colocar.
A solução mais simples, é arranjar uma ficha dessas e retirar os terminais com uma ponta de fio com tamanho suficiente para os soldar aos fios que irão para a ficha cinzenta.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #13 em: 25 de Maio de 2015, 07:31 am »
Deixa lá ver se percebo o que queres, visto que já espalhaste o problema por vários tópicos e a coisa fica um bocado confusa....

Montaste o visor que tem as informações do rádio, temperatura, etc, certo? e neste momento falta-te as informações do rádio nesse visor, certo? E o que queres é ir buscar essa informação para transportar para o visor, certo?

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 25 de Maio de 2015, 11:51 am »
quanto a ficha cinzenta é assim, faltam lá os terminais, certo?
se os fios que vão ser lá colocados, ja tem terminais iguais aos que são utilizados nessa ficha, é simples, é só colocar os ditos nas posições correctas.
Se os fios que vão ser lá colocados, não tem terminais iguais, ou nem se quer tenham lá terminais, vais ter que arranjar uns terminais para lá colocar.
A solução mais simples, é arranjar uma ficha dessas e retirar os terminais com uma ponta de fio com tamanho suficiente para os soldar aos fios que irão para a ficha cinzenta.

Sim, resta agora saber se as terminais da ficha do comando adaptam-se a ficha cinzenta, caso nao adaptarem-se la tenho que comprar terminais próprios... e sabes quais sao as terminais? tive a ver na net.. e penso que sejam "mini terminais femeas.. certo?  :huh: