Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 14:10 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
P2413 - erro egr
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: P2413 - erro egr (Lida 8896 vezes)
alvesjc
1.0 SCe
Localidade: Montijo
Garagem : Renault Laguna II
P2413 - erro egr
«
em:
20 de Junho de 2015, 23:48 pm »
Boas.
O carro começou a ter perdas de pontencia esporadicas até que foi agravando.
Já tive este problema antes mas ficou resolvido com a limpeza total da Egr mais colector de admissão, isto à cerca de 10000km.
Como a carrinha consome oleo e esta sempre babada na zona da borboleta com oleo, achei que podia ser a egr bloqueada novamente.
Hoje desmontei-a, e embora não estivesse muito suja limpei tudo novamente, egr e portos de ligaçao à admissão, mas sem desmontar colectores. O 2 porto, o mais distante do corpo da borbuleta, estava meio bloqueado e ainda pensei que fosse daqui.
Testei ainda a EGR com multimetro. Tenho cerca de 9 ohm na bobina, e 3kohm entre a alimentacao do potenciometro e a massa. Pelo datasheet da egr isto parece normal.
Montei tudo e liguei o carro. Ao fim dumas acekaradelas, la voltou a luz do motor e a msg de defeito de injecçao.
Como antes de limpar os codigos de erro tinha um da MAF, fui ler os valores da maf com o multimetro. Tenho1.9V ao ralenti, e qd se acelera para cerca de 1500rpm sobe para 2.5V aproximadamente. Isto parece normal certo?
Mas em todo o caso, depois de ter limpo os erros, o unico que voltou foi o P2413.
Amanha quero medir os valores na ficha da egr e provavelmente tenho de ir à centralina.
Onde está a centralina do carro, sabem indicar?
Eu tenho um autodata algures em casa mas na sei dele, dava jeito se alguem me poder dar umas dicas com o diagnostico da egr.
Posso por o carro a trabalhar com a ficha da egr tirada para medir as tensoes na ficha?, ou e suficiente ligar o meter o cartao?
Obrigado desde já.
Cpmts,
João
Registado
alvesjc
1.0 SCe
Re: P2413 - erro egr
«
Responder #1 em:
20 de Junho de 2015, 23:53 pm »
Esqueci-me de dizer, que testei ainda a egr ligando a bobina directo a bateria a ver se ela abria. Abriu sem problemas.
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #2 em:
21 de Junho de 2015, 00:57 am »
debaixo da bateria
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #3 em:
21 de Junho de 2015, 01:02 am »
Obrigado Artur.
Relativamente à minha pgta,
"
Posso por o carro a trabalhar com a ficha da egr tirada para medir as tensoes na ficha?, ou e suficiente ligar o meter o cartao?
"
Consegue ajudar?
Cpmts
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
21 de Junho de 2015, 11:42 am »
Bom dia.
Os pinos:
b2
c2
f2
m1
Isto aparece mesmo assim na ficha da centralina, ou existe alguma tabela que relaciona isto com um numero de pino?
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #5 em:
21 de Junho de 2015, 11:49 am »
tens de ver os esquemas eletricos e verificar a correspondencia na centralina , operação que não será facil dado a localizaçao debaixo da centralina e ter de se remover a mesma para aceder
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
21 de Junho de 2015, 23:22 pm »
Pela imagem em anexo, acho que ja percebi. Tenho de ver se refere-se tudo ao conetor T2.
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
22 de Junho de 2015, 11:02 am »
Boas.
Uma pergunta, o oleo é condutor o suficiente para causar erros na centralina caso a ficha esteja inundada? É que escorre bastante oleo do corpo da borboleta, e aquela zona tava toda encharcada, inclusivé a ficha da egr.
A questão é que limpei a EGR e testei com multimetro e tava valores normais de resistencia.
Mas qd montei, a luz voltou a acender a queixar-se da EGR.
A ficha qd a tirei, estava cheia de oleo por dentro. Ainda a limpei, mas não ficou bem limpa.
É que o pinos que estão virados para baixo, ou seja, onde o oleo acumula, é mesmo o 5 e 6 da ficha, ou seja o negativo da bobina e o retorno da posição da valvula do potenciometro para a centralina.
Eu ainda limpei a ficha com um pouco de wd-40 para desengordurar e sequei com papel, mas pode não ter ficado bem ainda.
Acham que estes residuos de oleo podem estar a causar os problemas?
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #8 em:
22 de Junho de 2015, 12:12 pm »
É precisamente o contrário do que escreveste.
O óleo não é condutor, mas sim isolante.
E esquece o WD40. Quando é que a malta se convence que esse produto para limpar contactos eléctricos é uma fraude?
Se, como já referi, o óleo é um isolante vamos para efeitos de limpeza pulverizar com um produto que tem na sua constituição hidrocarbonetos (óleos)?
Devem começar a ligar mais ao próprio nome WD = Water Dispersant. Basicamente é um dispersor de água, ora se é para "mandar a água embora", usa-se uma treta com base oleosa, pois a água e o óleo não se misturam.
Registado
A Sucata consome isto:
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
22 de Junho de 2015, 12:18 pm »
Ok Rui, obrigado.
Vou ver tensões na ficha 1º então.
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
25 de Junho de 2015, 10:28 am »
Boas.
Bom ontem desmontei-a outra vez.
Qd a tirei, tinha bocados de carvão entalados que a impediam de fechar a 100%, provavelmente foi isto que fez acender a luz outra vez com o mesmo erro.
Em todo o caso, limpei-a melhor, usei Spray de limpar travões e fui raspando com uma chave de fendas. Ficou muito melhor.
Usei mesmo limpa contactos da philips e limpei a ficha toda. Os contactos ficaram a brilhar.
Testei o potenciometro mesmo aplicando 5V e medindo o cursor à massa.
Valvula fechada tenho 1.2V aproximadamente no pino 6.
Depois abri a valvula e segurei com uma chave de fendas. Medi e tinha 4V.
Arranjei uma posição intermedia e deu aproximadamente 3V.
Parece-me tudo bem com a valvula.
O fabricante diz que deve ter por volta de 1.1V fechada, deu 1.2. Acho que não será por aqui.
Até pq pode acontecer no carro não ser bem 5V a alimentar o potenciometro, logo a saida será mais baixa.
Hoje vou montar a valvula novamente. Ontem limpei tb a ficha da EGR do cabo e deixei a secar. Os contactos tb ficaram brilhantes.
Vou medir ainda antes de ligar a ficha as tensões que lá chegam, e meço depois o retorno do pino 6 com a ficha ligada à EGR.
Desta vez vou mesmo sair com o carro para a AE e aperta-lo um pouco para ver se a luz não volta.
Uma coisa que me deixou tb preocupado, foi ter o tubo da admissão cheio de oleo outra vez junto da borboleta.
Eu tinha limpo o tubo por dentro qd montei no sabado, e o carro teve ao ralenti e levou apenas umas acelaradelas.
Será que tenho o intercooler cheio de oleo???
O Unico sitio de onde o oleo pode vir para aqui é pelo turbo certo?
Registado
alvesjc
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
26 de Junho de 2015, 10:32 am »
Boas.
Bom o erro da EGR desapareceu.
Mas agora tenho outro.
Falhou à mesma, fiquei sem potencia, apareceu no ecran "deficiencia na injecção" e deu erro P0380 no scanner.
"glow plug/heater circuit A"
Limpei o erro e reapareceu logo de seguida.
O que não percebo, é porque raio um erro duma vela de incandescencia faz o carro deixar de responder???
Isto é normal? O carro qd detecta uma falha entra nalguma especie de modo de segurança para prevenir danos maiores?
O OBD-Codes diz:
Potential causes for this DTC may include:
Fault in glow plug wiring (open, short to ground, etc.)
Glow plug faulty
Open fuse
Faulty glow plug relay
Faulty glow plug module
Ainda vou medir as velas a ver se alguma tá em aberto ou acima dos 2ohm, mas se tiver tudo ok com as velas, existe alguma forma de fazer diagnóstico ao modulo?
Agradeço ajuda...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica