Autor Tópico: Reparação de quadrante Renault Laguna 1999?  (Lida 17207 vezes)

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
Re: Reparação de quadrante Renault Laguna 1999?
« Responder #15 em: 02 de Julho de 2015, 22:35 pm »
qualquer coisa com isto...

só que nesta caso os velocimetro e rotações estão parados, mas quando vontam a trabalhra dá nisto, os que nunca param são os de combustível e temperatura

o que poderá ser?

Obrigado
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 23:55 pm por Tony do atrelado »

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #16 em: 02 de Julho de 2015, 22:42 pm »
Raramente alguém repara esses quadrantes. Dado que ha tantos mercado ao preço da chuva não compensa. E neste forum nunca vi ninguém que reparasse quadrantes (quando muito mandam reparar) por isso não esperes que te façam milagres.

O que deves procurar são os fios de corrente permanente, chave e massa. As cores são iguais para todos os renault e já foram explicadad no forum. Pesquisa ;)

Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger

Muito obrigado, mas de facto, julgo serem os fios de cor VERMELHO E PRETO, não entendo de facto o porque de não colocar logo no texto mas enfim...

perder tempo com mais pesquisas, quando na realidade já há muito a fazer de muito há a perder mas ok... desde já agradeço toda a sua colaboração até então...

qualquer erro queri fazer o favor de corriguir...falo do cabos... por ultimos os mesmos dão em média de enregia 11v e mais qualquer coisa... perto do 12v ficha cor cinza fios PRETO e VERMELHO

Obrigado pela colaboração.

Xmarine

• Visitante
« Responder #17 em: 02 de Julho de 2015, 22:49 pm »
Simples. A mim ninguém me ensinou, tive de pesquisar e queimar pestanas em esquemas electricos para aprender umas coisas. Nunca tive a papinha toda feita como muitos querem ter nos foruns. E como essa informação está disponível não só no forum como pela internet fora (essencialmente onde eu encontro tudo o que preciso) ...portanto acho que já ajudo o suficiente, o resto têm de fazer pela vida que eu também o fiz.

Falta-te validar a corrente de chave. Como estou de bom humor....vê se tens 12v no fio amarelo com a ignição ligada.
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 22:51 pm por Estique La Pisse »

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 03 de Julho de 2015, 10:43 am »
Grato pela COLABORAÇÃO

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 03 de Julho de 2015, 11:29 am »
Nota...

Muito provalvelmente lhe passou ao lado... mas neste momento está em outro patamar, pois o quadrante funciona exactamente como demonstra no video acima, provalvelmente lhe passou ao lado....

Com certeza mas deverá ser outro problema na board do quadrante, julgo eu, o que poderá ser é que após medir todo os componentes, tudo parece estar bem, mas de facto o probelma demostado no video acima manten-se...

Se alguém souber ou já tenha reparado, diga alguma coisa, sim porque um forúm é exactamente isso partilha e conhecimento... conto em partilhar absolução para que futuramente, outros passam vir a saber o que fazer... com muita ou pouca procura mas por um lado há que iniciar...

Grato... pela colaboração... e partilho igualmente da boa disposição... cumps

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #20 em: 03 de Julho de 2015, 13:04 pm »
Verificaste se chega corrente ao quadrante em andamento? pode haver algum fio/ficha partido ou com mau contacto e só se manifesta em andamento.

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 03 de Julho de 2015, 13:20 pm »
muito bem lembrado Tony...
só tenho de saber (estudar) melhor quais os cabos (cores) para realizar os teste... corrente quando está para chega agora, pode n ser estável... digo eu porque nas medições dá qualquer como 11V e mais alguma coisa...

bom vou procurar pelos cabos a realizar o teste que mencionas-te... saber as cores... julgo serem preto e vemelho ficha cinza e saber das outras duas fichas verde e vermelha, quais os cabos que levam os 12v...

Obrigado uma vez mais pela colaboração, entretanto já troquei os "potenciometro" opnde seguram os ponteiros do quadrante, por despistagem, poderá ter alguma coisa, pois um dos ponteiros desce muito rápidamente já outro demora mais algum tempo...

assim que tenha resultados, aqui ficam, para servir de "memória futura"...

Cumps

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #22 em: 03 de Julho de 2015, 13:39 pm »
Não percebo muito mas deve ser isto que o user te disse

Falta-te validar a corrente de chave. Como estou de bom humor....vê se tens 12v no fio amarelo com a ignição ligada.

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 03 de Julho de 2015, 14:28 pm »
Carlos irei realizar de seguida esse teste na chave, já agora caso não tenha os 12v, certos, que passo devo realizar a seguir... falo na impossibilidade de não ter os 12v correctos no fia amarelo no canhão da chave, claro, que devo fazer a seguir, devo medir a bateria ou simplemente é o cabo que pode estar quebrado ou algo do genero?

Obrigado pela colaboração.

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 03 de Julho de 2015, 14:35 pm »
testes a realizar:

mediar a corrente da bateria

medir o cabo amarelo no canhão da chave de ingnição

tentar realizar RESET service no quadrante da seguinte forma:

Laguna  - 1994 to 1998

Switch ignition ON.

Press the reset button [A]  until the spanner symbol flashes.

Keep button depressed until the spanner symbol stops flashing and remains illuminated.

Release button [A].

Switch ignition OFF.

por agora é o que tenho na ideia... não vejo mais testes por agora...

já mudei os "potenciometros"(motores onde prendem os ponteiros) do quadrante...

julgo que no quadrante pouco mais posso fazer para melhorar a não ser trocar "todos" os componentes 1 a 1 menos os Ci e Chips... não mudo por não ter outros, só por isso...

Cumprimentos

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 03 de Julho de 2015, 15:24 pm »
Faltou dizer:

testar o alternador, ligando o multimetro que deverá mostrar 12,...v  e quando ligar o carro deverá passar de 12v e tantos, para 14v e tantos... :police:

Cumps

Offline Ncobra

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Abrantes / Venda do Pinheiro
  • Garagem : Laguna dTi RXT ´99, Scenic dCi Dyn S ´10
« Responder #26 em: 03 de Julho de 2015, 18:22 pm »
Boas

Eu tive problemas com o meu até à uns tempos atrás.

Uma vez que foi à oficina, pouco depois de o ter comprado, pedi para verem a iluminação do quadrante que não era uniforme, e veio de lá com a iluminação resolvida, mas a falhar.
Volta e meia os 4 ponteiros caíam e ficava sem info de kms, mas as luzes trabalhavam.

Com o passar do tempo, esta situação foi piorando.
Primeiro dava para perceber que quando estava calor ou o carro ao sol, falhava mais.
Até que chegou uma altura, falhava quando apetecia.

Devo ter feito no total perto de uns 3000 kms com o quadrante desligado.
Pelo Natal de 2012, fui de Lisboa para Abrantes, andei lá e voltei com o quadrante desligado.
Na AE controlava a velocidade pela relógio (2 kms por minuto = 120 kms/h).

Depois de andar nisto 2 anos, à procura de quem arranjasse, acabei por comprar outro quadrante com quase os mesmos kms nas sucatas de Sacavém.
E tenho o problema resolvido.

Pela minha experiência, e sem arranjar um tipo que saiba de electrónica, vale mais procurar um quadrante.
Tambem por experiência, não foi fácil encontrar Lagunas I Ph II na sucata, e os raros que encontrei já não tinham quadrante.

Atenção que nas fotos no inicio do posto estão quadrantes que parecem iguais, mas são do Phase I e do Phase II.

Não devo ter ajudado muito, mas a minha experiência foi esta.

Faço votos que corra melhor contigo.  :grin: :grin:

Offline np63om

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 07 de Julho de 2015, 12:37 pm »
Boas, como prometido, deixo aqui a "solução"...

passa por substituir o quadrante.

Obrigado pela colaboração, votos de boa continuação. Cumprimentos. OBRIGADO