Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 07:10 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Consumos Renault Megane III
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Consumos Renault Megane III (Lida 32178 vezes)
dacosta89
1.0 SCe
Localidade: Belas
Garagem : Renault Megane III 1.5 dCi
Consumos Renault Megane III
«
em:
13 de Julho de 2015, 18:26 pm »
Boa tarde.
Eu já fiz umas pesquisas no fórum e já sei que os consumos do motor 1.5 dCi 110cv são um bocado elevados... No entanto, acho que isto é demais. Não consigo baixar dos 7 e é muito raro andar em cidade. Tinha um ford Focus 1.6 tdci, que estava a dar problemas e troquei pelo Megane a pensar que iria ter melhores consumos (devia ter pesquisado primeiro). Gosto bastante do carro, é confortável mas os consumos são horrÃveis. Agora que já comprei o carro, há alguma coisa que eu possa fazer para tentar melhorar os consumos? Por exemplo, ir à oficina ver se há algum problema com o carro, etc... Alguém que tenha este motor e que (quase de certeza) sofrem deste problema?
Muito obrigado.
btw, eu conduzo sempre com o CB, tenho muita atenção aos consumos que eu estou a fazer...
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Consumos Renault Megane III
«
Responder #1 em:
13 de Julho de 2015, 18:34 pm »
Se queres informação sobre consumos, bastava ires à pesquisa e encontravas isto:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=916.msg276984#msg276984
Quanto aos consumos elevados, e não sabendo que motor tem o teu Megane, depende muito do tipo de condução que se faz...
Registado
dacosta89
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
13 de Julho de 2015, 18:43 pm »
Viva.
Antes de mais nada, o meu motor é um 1.5 dCi 110cv.
Já tinha visto essa tabela. E ai encontrei alguns valores esquisitos. Já encontrei alguns tópicos a dizer que o dito motor consome mais. No entanto, nessa mesma tabela, há um utilizador que está a fazer consumos de <5L em cidade, com velocidade média de 59Kmh, com o mesmo motor. Tudo bem que não é uma velocidade alta e é com combustÃvel ultimate, mas é em cidade. Eu que tento fazer uma condução calma, sem grandes acelerações fica-se pelos 7L, em AE. Talvez esteja a fazer qualquer coisa mal, mas para percursos fora da cidade, qual é a melhor maneira de reduzir os consumos? E em termos mecânicos, o que é que eu posso fazer para optimizar os consumos (eu não percebo nada de mecânica, mas há alguma coisa que se possa afinar)?
Obrigado!
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #3 em:
13 de Julho de 2015, 18:49 pm »
As manutenções tambem influencia. Filtros muito sujos, oleo de ma qualidade ou ja com pouca viscosidade, etc.
A quanto tempo/km foi feita a ultima revião?
Registado
dacosta89
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
13 de Julho de 2015, 19:00 pm »
A última revisão foi feita no final de Janeiro com 30.000Km. Neste momento o carro tem 39.000Km...
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #5 em:
13 de Julho de 2015, 19:06 pm »
Citação de: Kovinha em 13 de Julho de 2015, 18:34 pm
e não sabendo que motor tem o teu Megane, depende muito do tipo de condução que se faz...
Ele disse no topico inicial qual o motor
Tenho esse motor e ando com média neste momento de 5,1 l/100 isso depende muito da condução (pé), tipo de estradas..... ou então como disse o Tony do atrelado a manutenção influencia se nao for feita dentro dos intervalos.
Registado
dacosta89
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
13 de Julho de 2015, 19:30 pm »
Pois disse, mas podia não ter sido bem explÃcito, não me custava nada dizer outra vez
Foi exactamente o teu post que vi na tabela de consumos. É caso para dizer, "teache me, Master" que esses consumos parecem ser muito bons, lol
«
Última modificação: 16 de Julho de 2015, 12:16 pm por Tony do atrelado
»
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #7 em:
13 de Julho de 2015, 19:49 pm »
Também depende da zona a onde moras, será por exemplo mais dificil ter estes consumos em Lisboa e Porto.
Registado
Demonicangel
1.5 DCi
Localidade: Suiça
«
Responder #8 em:
13 de Julho de 2015, 20:20 pm »
7 faz o meu é sempre a puxar por ele, é zonas com subidas bastante acentuadas e muitas curvas. Portanto algo se passa com o teu, se fazes condução ligeira. Se eu fizer condução ligeira mesmo nestas condições ele desce para os 6
Registado
dacosta89
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
17 de Julho de 2015, 16:20 pm »
Viva.
Nunca mais disse nada, porque queria verificar melhor se conseguia de facto baixar a média. A verdade é que estava nos 7.2 e, no seguimento de fazer 2000Kms sem alterar as estatÃsticas, lá consegui baixar para 7.1 fazendo uma condução (aind) mais ligeira.
Still, no CB, sinto que ele faz consumos demaisado altos. Por exemplo, se meter o CC a 100 ele faz médias de 5-6L, o que é muito alto (O avensis 2L dos meus pais nem chega a 4). Isto vai de encontro com aquilo que li no fórum, que este motor consome substancialmente mais que o 1.5 dCi 100cv (ou 105, agora não me recordo). Existe algo que possa ser feito para reduzir estes consumos? Alguém que tenha eliminado o filtro de partÃculas, sabe dizer se ajuda de facto nos consumos? O tipo de combustÃvel faz diferença?
Obrigado pelas respostas!
Registado
pjrcampos
Initiale Paris
1.6 DCi
Localidade: Gondomar
Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
«
Responder #10 em:
17 de Julho de 2015, 16:48 pm »
Eu tirei o filtro da minha Laguna, e fiz repro. De facto baixou os consumos em cerca de 0,6. Existem repros orientadas especificamente para os consumos. Mas antes dessas medidas mais drásticas, parece-me que realmente estás a gastar demasiado. Eu conheço pessoas com carrinhas Megane com esse motor, e que fazem médias de 5,6. Tenho até um colega na empresa que tem uma, e faz 6 com condução despreocupada, sendo da empresa.
Outra coisa que tens claramente que ver, é validar o teu CB. No caso da minha Laguna o CB marca sempre mais 0,6 a 0,7 do que medido na realidade (encher o deposito até à rolha, andar e voltar a encher até à rolha. Aà é facil fazer as contas reais de consumos). E lá está, a minha marca cerca de 6,8 no CB (quase sempre em cidade), com um percurso maioritariamente citadino. Mas na realidade a média é de cerca de 6,2...
Das duas uma: ou é realmente da tua condução, ou então algo estranho se passa. Filtro de ar, por exemplo...
Do que conheço, este motor (mesmo nesta potência) só é um pouco mais gastador na Laguna, devido ao peso. Do que conheço, nos Megane até costuma ser económico...
Abraço!
Registado
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #11 em:
18 de Julho de 2015, 22:34 pm »
eu faço media de 7 lts com um 1.5 dci 110cv 2 lugares .... mas não sou exemplo para ninguem e o meu normal é andar a fundo
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #12 em:
19 de Julho de 2015, 09:07 am »
Mete o cb a zeros e tenta ver. Médias com muitos kms feitos é difÃcil baixar.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
twingo32v
1.6 DCi
Localidade: Holzkirchen
«
Responder #13 em:
20 de Julho de 2015, 07:32 am »
Costumo em Portugal conduzir um A180cdi com esse motor e faço medias de 4 a 6 normalmente.
Aliás a minha mãe so usa o carro para descer a serra, subir a próxima para ir buscar a minha irmã e voltar ou então mais uma serra á frente para ir as compras....faz 7.4 no consumo acumulado com trajectos de 2 + 2 kms ou 5 + 5 kms. Raramente anda mais que isto
Registado
"09 Megane III 1.6 16v 110 Dynamique (D)+ "99 Micra K11 1.0 16v 54cv Salsa (D)
Holzkirhen - Germany
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
«
Responder #14 em:
20 de Julho de 2015, 08:42 am »
Tenho um amigo que tem uma MEgane Break de 2008 1.5dci de 105cv, e a andar em cidade constantemente nunca passa dos 5.6/5.7...
Para fazeres as contas aos consumos, basta atestares com o que quiseres, e depois fazes as contas com os kms percorridos a dividir pelos litros gastos...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»