Autor Tópico: Dúvida na temperatura do motor  (Lida 23713 vezes)

Offline wait

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Scénic 1.5DCI 106CV e Clio1 phaseIII
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #15 em: 31 de Maio de 2016, 21:56 pm »
é normal isso acontecer.
Quando se está a fazer isso, vai-se verificando se os tubos vão aquecendo e se o radiador vai aquecendo também (cuidado com os dedos e a ventoinha). Se  os tubos estiverem a aquecer e o radiador também, tudo normal. Se deixares ao relantim, ao fim de umas horas é capaz disso disparar  :laugh:, por isso , depois de aquecer até à temperatura normal de trabalho, aceleras (+/- entre as 1500 e as 2000 rpm) durante uns 5 a 10 minutos, e vais observando o ponteiro da temperatura a ver se sobe ou não e se a ventoinha dispara. Como é lógico se o ponteiro chegar perto do vermelho e a ventoinha não disparar é porque algo não está bem ;)
Pois tudo aquece desde os tubos ao radiador a ventoinha é que não liga mas também não estive 10 min a acelerar mas trabalhou durante uma meia hora, e os traços nem se mecheram, mas vou fazer isso e vamos ver
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 21:59 pm por wait »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2016, 02:14 am »
Farfalho, explica-te lá lol
O clio do meu pai deve ter o radiador da sofagem entupido, porque a sofagem não manda ar quente, e reparei que o tubo superior do vaso de expansão, está a fazer a circulação da agua que devia estar a ser feita pelo radiador da sofagem.
Dependendo do circuito que a agua faz, nalguns casos, o retorno do radiador da sofagem, passa pelo vaso de expansão. Se tiver entupido dá para perceber que a agua não está a circular pelo caminho certo.
Abre o vaso de expansão  e depois liga o carro, e verifica se a agua está a circular como deve de ser.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #17 em: 01 de Junho de 2016, 14:05 pm »
    Deixa cá ver se consigo explicar-me.

    • Carro em andamento normal, temperatura normal. Descida com alguma acentuação ou deixar o carro rolar com mudança engatada e o ponteiro desce até quase o traço abaixo do meio.
    • Carro em andamento normal, temperatura normal. Subida acentuada (A5) onde me obriga a reduzir até 3ª para não ir nas 2000rpm, assim vou nas 3000rpm sem usar muito pedal. O ponteiro vai subindo gradualmente. Se atingir o traço acima do meio lá dispara a ventoinha. Em andamento não consigo aperceber do funcionamento da mesma
    • Carro em andamento normal, temperatura normal. Se estiver no pára-arranca durante algum tempo o ponteiro vai subindo, atinge traço acima do meio, ventoinha dispara e arrefece sem chegar ao meio. Assim vai indo até ter uma velocidade constante onde o fluxo de ar permita o arrefecimento para uma temperatura média constante ou apanhar estrada onde acelere muito pouco.
      Por vezes acontece em andamento lento mas tenho de conferir agora que mudei o anticongelante.
    • Acabou-se hoje o GPL e vai de G95 de Alcântara até área de serviço do Seixal. Decidi testar o sistema e vai de acelerar. Aos 160 de ponteiro reparei que a temperatura subiu muito ligeiramente do meio. Ao deixar de acelerar para entrar na A.S foi voltando ao normal.

    Espero que tenhas percebido (e os outros). Se não, posso oferecer uma volta no submarino a gás para aferir.

    Daqui, dentro do meu pouco conhecimento, ou radiador entupido ou junta da cabeça nas couves.
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 14:30 pm por Farfalho »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #18 em: 01 de Junho de 2016, 20:35 pm »
Com o motor quente, ve se o radiador está quente por igual, ou se há zonas mais frias que outras. Em baixo junto a saída deve estar ligeiramente mais frio.
Ja vi no teu db o vídeo. Quantos tubos vão ao vaso de expansão? 
Isso pode ser normal, pode ter a ver com a sensibilidade do termostato.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #19 em: 01 de Junho de 2016, 22:53 pm »
Irei ver mas com cuidado que depois fico todo assadinho e não há Halibut que me valha! :laugh:

Do que fiz já com algum arrefecimento senti quente o tubo superior do radiador e frio o tubo inferior do mesmo. A secção inferior é composta por 3 tubos e a ordem do radiador para o bloco é a seguinte: Borracha, metal, borracha.
O de saída estava frio, o de metal e seguinte de borracha morno.

São 3. Um superior e dois inferiores.
Um dos inferiores recebe do radiador da chauffage, outro é a alimentação da bomba de água e o superior é de enchimento (situado antes do termostato.

O estranho é que trocaram-me o termostato quando rebentou o tubo. Até agora não tenho queixas da oficina e têm sido impecáveis. Ser um com defeito é ter azar.
Deixa-me na dúvida esta situação porque não me recordo de como deveria estar quando novo e o meu pai ainda me sova por fazer perguntas difíceis  :laugh: :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #20 em: 02 de Junho de 2016, 03:04 am »
E a sofagem aquece como deve de ser? o tubo superior não devia deitar agua, ele só serve para deixar passar o excesso, a agua deve circular pelo da sofagem.
Se o tubo em cima do radiador está quente e o de baixo morno, significa que o radiador está a arrefecer a agua.

No carro do meu pai o sistema é igual ao teu , e a ultima vez que mexi no circuito de refrigeração o carro aquecia a sofagem e não passava agua nenhuma pelo tubo superior do vaso de expansão. Agora deixou de aquecer e a agua a passar por esse tubo tal e qual como se vê no teu video, por isso parece-me evidente que o radiador da sofagem esteja entupido e faz esse efeito, caso contrário estava sujeito a rebentar com os tubos.

Como o radiador da sofagem faz alguma dissipação de calor, a oscilação da temperatura da agua é menor do que sem estar a ser utilizado, por isso, quando o termostato abre, entra logo uma grande quantidade de agua fria armazenada no radiador principal, o que provoca esse baixar do ponteiro da temperatura, depois quando fecha notas a temperatura a subir ligeiramente porque depois não há sitio nenhum onde fazer alguma da dissipação do calor.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #21 em: 02 de Junho de 2016, 08:18 am »
A chauffage aquece bem e tostadinho! Segui o primeiro vídeo em baixo com a diferença de aplicar água da mangueira através dos 2 tubos que saem do radiador. Quando garanti que a água saía limpa, passava para o outro. Depois foi soprar na tubagem para libertar a água. Não senti resistência e saiu tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=M9SIafVsqyc - Fast flush

https://www.youtube.com/watch?v=LD2LGkUycQg - Flush

O tubo superior é de retorno com a particularidade da sua alimentação ser antes do corpo do termostato. O tubo de retorno da chauffage é o inferior do lado direito. A alimentação do sistema é feita pela saída inferior esquerda onde deriva para a chauffage.

Vou tirar foto e mais logo mostro. De origem são 7 tubos mas com a instalação GPL houve necessidade de 2 conectores em T para o vaporizador. Como rebentou o tubo original de alimentação superior está com um conector T por inexistência de peça original.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #22 em: 02 de Junho de 2016, 14:19 pm »
Sim, eu sei disso, mas aquele retorno como tens no vídeo é que me parece abusado. Temos que esperar pelo mestre dos cleons que está mais habituado a esses motores pré históricos, para explicar se é mesmo assim ou não. Entrettanto também vou ver se encontro um esquema de funcionamento disso.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #23 em: 02 de Junho de 2016, 15:54 pm »
Mais logo em casa envio-te o esquema no manual da Haynes juntamente com as fotos.

Carro quente e algum tempo parado confere o tubo superior quente upa Lalá é o inferior fresco.
Carro quente e acabado de desligar está tudo upa Lalá.

O nível no vaso estava quase até à rolha. Retirei o parafuso de sangramento do tubo superior até verter. Efectuei o mesmo para o radiador.

Fez Algueirão-Alfragide sem stress.

Pequeno pormenor:
Parado, a trabalhar, vaso de expansão aberto, chauffage em Max de temperatura e velocidade o ponteiro indicava ligeiramente abaixo de meio.
Carro tostadinho por dentro.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #24 em: 04 de Junho de 2016, 14:36 pm »
Para testares de uma forma muito simples se é a junta queimada ou não, basta fazeres o seguinte:

Destapas o vaso de expansão com o motor frio

Pões a trabalhar desde frio a quente e esperas que ele dispare a ventoinha, que nesse motor não deve ir além dos 20min.

Conferes se existe ar a sair do liquido. Se saírem bolhas pequenas e muito periodicamente, tudo bem, é apenas evaporação do liquido que se faz nas paredes do bloco pela ausência da pressão adicional no circuito, por forma a aumentar o ponto de evaporação. Se por outro lado começar a borbulhar com bastante frequência, sobretudo a quente, chapéu! Junta nas couves!

Se for radiador pode não ser tão óbvio, a não ser em caso já extremo, em que o simples teste que os GIFS referiu, é suficiente para despistar. No entanto se tiver parcialmente entupido, podemos pôr lá a mão e a temperatura estar igual (quente) em todo o radiador. No entanto a ferrugem acumulada nos canais do radiador, faz diminuir bastante a transmissão de calor entre o liquido e o ar, sobretudo em dias de calor (temp. > 25º) quando o motor entra em esforço.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #25 em: 04 de Junho de 2016, 16:15 pm »
Como usei aquele produto de limpeza da Bardahl e não saiu qualquer ferrugem após limpeza com água da torneira pensei que estivesse limpo.
Trocar radiador seria algo que deixaria para o final caso o problema fique resolvido com isso.

Sei que não dá jeito a ninguém ter uma junta nas couves. No meu caso é porque ter carro parado só vai ser durante 2 semanas de férias (e mesmo assim desconfio) e não saber onde há um torneiro decente.
O alegado orçamento mais uns euros para meter junta nova daria para tratar do maior problema, a ferrugem na bagageira, montar os painéis que estão à espera e pintar o carro.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #26 em: 04 de Junho de 2016, 16:44 pm »
Pois isso é um trabalho até simples nesse motor e compensa e muito fazer em casa nos casos em que é possível. Um torneiro para facear não deve levar mais que 20€. Vai estudando a situação de modo a concluíres que é mesmo a junta.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #27 em: 04 de Junho de 2016, 17:15 pm »
É que óleo no anticongelante não vejo. Inverso não aparece, a tampa do óleo não tem lama.

Testar compressão não tenho o aparelho, o procedimento tenho no manual da Haynes e não me parece complicado. Este teste ajuda a saber da junta.

Experimentar as tuas sugestões.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau


Offline wait

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V.N.Famalicão
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Scénic 1.5DCI 106CV e Clio1 phaseIII
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #28 em: 07 de Junho de 2016, 17:39 pm »
Penso que o meu problema está resolvido, bem pelo menos a ventoinha funcionou ao chegar ao 5ºtraço. O defeito estava na tampa do depósito de expansão.
Farfalho vê se o teu problema não está ai

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dúvida na temperatura do motor
« Responder #29 em: 07 de Junho de 2016, 21:54 pm »
A minha é nova. Troquei por descargo de consciência e ser barato. A original é a castanha de 1.2 bar, a que tenho agora é azul que diz pelo fabricante ser 1.4 bar mas no manual da Haynes indica ser 1.6 bar.
Pode até ter defeito de fabrico para mal dos meus pecados :laugh:

Ainda irei fazer o teste que o MRC indicou com o vaso de expansão destapado.