Autor Tópico: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???  (Lida 16651 vezes)

Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« em: 03 de Setembro de 2015, 18:13 pm »
Boas tardes a todos.

Vendi a minha Kangoo.
Vou comprar um Clio.
A minha pergunta complicada é:
É possível alterar o "motor", talvez melhor dizendo, algumas peças e ficar com 80cv ou mesmo 100cv ?
Li por alto na net, que muda-se o turbo e "já está", é assim ?

Agradeço verdadeiramente que me possam ajudar.

Obrigado.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2015, 18:41 pm »
É meter turbo e injeção a condizer e reprogramar. Mas o de 65cv aguenta os 80 sem mudar nada, é só reprogramar e o mesmo se aplica se for o de 80 para 100, de 65 para os 100 é que convém fazer alterações.

Xmarine

  • Visitante
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2015, 19:18 pm »
Do 65 para 80 muda apenas programação de centralina, injectores e o de 80 tem IC. O turbo, e periféricos são iguais

Do 65 para o 100 basicamente mais de 80% do que está debaixo do capô é diferente do 65 e 80. Não tem mesmo nada a ver....

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension


Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #3 em: 03 de Setembro de 2015, 19:19 pm »
É meter turbo e injeção a condizer e reprogramar. Mas o de 65cv aguenta os 80 sem mudar nada, é só reprogramar e o mesmo se aplica se for o de 80 para 100, de 65 para os 100 é que convém fazer alterações.

Muito obrigado pela resposta.
Mas esta resposta de que o 65 aguenta passar a 80, deu-me uma duvida!
Existe realmente diferenças no bloco de motor?
Se não existem, nesse caso não estarei a provocar danos?
Será como se tivesse comprado um "verdadeiro" 80cv certo?

Obrigado uma vez mais pela sua partilha de sabedoria.

Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2015, 19:28 pm »
Estou a ver que é muito mais fácil mudar para 80cv do que para 100cv.

Assim sendo, e por estas respostas que tive o prazer de ler.
Tenho que comprar uns injectores (não a bomba injectora), um InterCooler e uma reprogramação da centralina.
Isto pelo que entendi, o bloco de motor é rigorosamente igual, e então não haverá um, direi, esforço suplementar, mas sim uma normalidade.
é que tenho "medo" de comprar um carro 65cv, alterar para 80cv e passados alguns Km, BUM, estoirou-se o motor.

Obrigado por toda a vossa atenção.

Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #5 em: 03 de Setembro de 2015, 21:18 pm »
Segundo o que encontrei aqui no forum:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0

MODELOS        Ano de fabrico  KW      CV      cm³        Código do motor

1.5 dCi (B/CB3M)      06.05 -      47      64      1461      K9K 740
1.5 dCi (B/CB07)      06.01 -      48      65      1461      K9K 700, K9K 704
1.5 dCi (B/CB08)      06.01 -      60      82      1461      K9K 702
1.5 dCi                   01.04 -       74    100     1461       K9K 712
1.5 dCi (B/CB3N)      02.07 -      62      84      1461      K9K 718

Há ou não diferenças nos blocos de motor?

E já agora, a caixa de velocidades é a mesma?

Obrigado.

Xmarine

  • Visitante
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #6 em: 03 de Setembro de 2015, 21:24 pm »
Onde é que no que tu encontraste diz que há diferenças no bloco de motor? Já te expliquei as diferenças....

Se pesquisares como pesquisaste para isso encontras as diferenças nas caixas...que sim, há.

Mas se ainda não compraste o carro porque é que não compras logo o de 100cv e ficas com os teus problemas com a potência resolvidos?

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2015, 22:12 pm »
O motor em si é o mesmo, os periféricos é que mudam consoante a potência. É aí que se centra a principal diferença, mas na minha opinião se comprares um de 80cv podes meter com 100 na boa sem alterar nada. Geralmente o pessoal que quer passar a barreira dos 100 é que costuma meter material do de 100cvs.

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #8 em: 03 de Setembro de 2015, 22:40 pm »
A nivel do bloco são todos exactamente iguais.
Do 65 para o 80 muda a injecção e muda que o 80cv tem intercooler e o 65 não.
No do 100cv o turbo é diferente, o IC é diferente e a injeccao é diferente, e entre todos eles mudam a caixa e relações de caixa.
A questão é que para passar a barreira dos 100cv um 65 e um 80 conseguem fazer 120cv sensivelmente sem grandes problemas com as suas injeccoes e turbos originais, no caso do 65cv convem acrescentar um IC e no caso do 80cv por o IC do megane ou do Dácia.
Podes sempre optar logo por um 100cv que sao mais raros de encontrar e a cavalagem final, entre os 3 conseguem-se andar sempre com as mesmas cavalagens ou proximas.

Xmarine

  • Visitante
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #9 em: 03 de Setembro de 2015, 22:48 pm »
No do 100cv o turbo é diferente, o IC é diferente e a injeccao é diferente,

Mais, muito mais... cabeça de motor, cambota, bielas, colector escape, catalisador, cablagem, radiadores, tubagens de água, tem MAF, a geometria do turbo é actuada electricamente.... logo a gestão de motor é bastante diferente... caixa é Nissan, logo o motor de arranque é a frente e é actuada por cabos e não por tirante.... por aí fora...
logo....como disse.. praí 80% de tudo o que está debaixo do capo é diferente dos outros...

Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2015, 17:05 pm »
Vocês têm sido formidáveis, com a vossa atenção.
Por isso o meu mais sincero obrigado.
Devo acrescentar, que a minha ideia não é alterar a cavalagem de forma desmesurada.
O problema é que aqui em França, encontra-se à venda Clios 2 Fase 2 de 65cv na ordem dos 70% e os 80cv serão uns 20% o que deixa aproximadamente uns míseros 10% ou nem isso, com 100cv.
A minha ideia inicial era comprar o de 65cv e transforma-lo em 80cv, mas como se o carro assim viesse de origem.
Sem estar a arriscar um hipotético motor partido.
Pelo que aqui vocês escreveram, acho que vou por de lado a ideia de passar um 65cv a 80cv e comprar um já de origem com 80cv ou 100cv.

Assim que o comprar ponho aqui umas fotos, a malta gosta...

Xmarine

  • Visitante
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #11 em: 04 de Setembro de 2015, 18:33 pm »
Se não queres arriscar compra o de 65cv e não alteres absolutamente nada. E olha que os 65cv no clio não são nada de extraordinário mas também não desiludem. Em quase 10 anos que tenho o meu clio dci65 nunca senti que fosse fraco.

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension


Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #12 em: 04 de Setembro de 2015, 18:52 pm »
O que eu gosto é de meter o Cruise Control a 120 e não mexer mais até ás próximas portagens, isto duas pessoas, deposito cheio e a mala a abarrotar, sobrando sempre mais umas coisas para pousar no banco de trás.
E isto tudo mesmo nas subidas de montanha (Pirenéus).
Claro que estou a falar do meu Qashqai 1.5 com 106cv e 6ª velocidade.
Carro que a minha esposa não gosta de conduzir e pimba, tenho que gramar 1.500 Km a conduzir.
Não creio que um Clio 65cv faça o mesmo.
Atenção que não estou a dizer mal do 65cv, bem pelo contrário, até é super económico uma coisa que eu valorizo muito.
Mas, no arranque e em subidas, acho sinceramente, que estará fora de questão.

Xmarine

  • Visitante
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2015, 10:07 am »
Pensas mal...

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension


Offline BIGBLUE

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nimes - França
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Nissan Qashqai, Fiat Seicento e Procura Clio Dci 100
Re: Clio 2 Dci 65cv para 80 ou mesmo 100cv o que muda???
« Responder #14 em: 17 de Setembro de 2015, 23:35 pm »
Boa noite a todos.

Depois de muito ponderar e discutir com a minha esposa...

Acabei por optar por um Clio 3 2007 86cv.

Acham que fiz uma boa opção?

Se quiserem, posso postar aqui duas ou três fotos.

Obrigado por toda a vossa colaboração e atenção dispensada.