Autor Tópico: soluços  (Lida 9254 vezes)

Offline luistvr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: tavira
  • Mensagens: 94
  • Garagem : Renault Megane I 1.9cc Td
soluços
« em: 12 de Outubro de 2015, 22:35 pm »
Boa noite

Este problema já tem algum tempo e nota-se nos dias de mais humidade, reparei no inverno passado mas com o passar do tempo passou e agora com o tempo novamente frio e humido voltou a fazer, quando ligo o carro a frio farta-se de soluçar por uns segundos. Depois anda como se nada fosse.

O que acham?

Abraços
250 mil e ainda está na rodagem xD

Offline S0usa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 161
  • Garagem : renault
Re: soluços
« Responder #1 em: 13 de Outubro de 2015, 23:00 pm »
O gasóleo tem tendência a deslassar com o frio e com a humidade, quando fica a uma temperatura maior volta a agrupar os componentes e a fazer uma mistura correta.
Há uns anos, por exemplo quando saiu o mercedes 190D, nos manuais dos carros aconselhavam a misturar um litro de petróleo para cinquenta de gasóleo precisamente para manter a mistura homogenia, mais propriamente não isolar as parafinas que são um dos seus componentes.

Xmarine

  • Visitante
Re: soluços
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2015, 23:03 pm »
Provavelmente é por isso que os filtros common rail fazem decantação de água e o sistema ajusta a mistura a partir dos valores de temperatura do gasóleo ;)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: soluços
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2015, 23:16 pm »
Essa explicação está quase lá  :laugh: É mais pelo facto de ocorrer condensação dentro do deposito, porque ao sair do deposito faz com que entre ar, de inverno, esse ar tem mais humidade.
O gasóleo que retorna ao deposito vem quente, entre outros factores que fazem com que o deposito fique mais quente que o ambiente , o que provoca um aumento  da temperatura do ar lá dentro. Quando o carro está parado, principalmente durante a noite, o ar arrefece e dá-se a condensação da humidade retida no ar dentro do deposito.
Como a agua é mais densa, mantém-se no fundo do deposito e é facilmente sugada pela bomba de combustível.
Normalmente fica depois retida nos filtros com decantador, ou então nos que não têm é injectada para dentro do motor, provocando esses soluços e algum fumo branco.

Offline luistvr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: tavira
  • Mensagens: 94
  • Garagem : Renault Megane I 1.9cc Td
Re: soluços
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2015, 19:39 pm »
Que aula de quimica ehehe ;) bom, mas então isto não tem solução? sim quando ligo o carro a frio parece sair umpouco de fumo branco misturado com o preto, mas depois  o fumo branco desaparece.
250 mil e ainda está na rodagem xD

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: soluços
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2015, 23:01 pm »
Tem uma solução simples, é atestar o deposito no final do dia, ao encheres o deposito, retiras o ar que está lá dentro, sem ar, não há condensação.

Esta é a recomendação para as maquinas agrícolas e industriais, que  costumam sofrer muito deste problema porque passam muitas horas a trabalhar  e a variação térmica é muito maior que num carro ;)
Com a utilização de depósitos de plástico reduziu-se este problema mas não a 100%
Que aula de quimica ehehe
As Leis da Fisica não perdoam  :laugh:

Offline luistvr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: tavira
  • Mensagens: 94
  • Garagem : Renault Megane I 1.9cc Td
Re: soluços
« Responder #6 em: 15 de Outubro de 2015, 17:48 pm »
ahaha vou ter de andar sempre de deposito cheio??? ahahaha tou feito  :suicidio:
250 mil e ainda está na rodagem xD

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: soluços
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2015, 18:12 pm »
Não quero ser alarmista mas todos os sintomas, mesmo todos, são iguais aos do meu antigo Rover quando tinha a junta queimada. Verifica se estás a perder líquido de refrigeração.

Enviado do telemóvel


Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: soluços
« Responder #8 em: 15 de Outubro de 2015, 18:13 pm »
Se estiveres a perder líquido de refrigeração vê também o estado do mesmo, se já tem óleo misturado

Enviado do telemóvel


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: soluços
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2015, 21:10 pm »
Não precisas de andar de deposito cheio, basta arranjar maneira de ter um filtro com decantador e de vez em quando, ir lá tirar a água.

Não querendo alarmar nem nada, mas a agua não é nada amiga dos injectores ;)

Offline luistvr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: tavira
  • Mensagens: 94
  • Garagem : Renault Megane I 1.9cc Td
Re: soluços
« Responder #10 em: 18 de Outubro de 2015, 00:17 am »
Bom, já estou assustado xD a junta tem um ano e pouco e não perco água da refrigeração e tem a cor verde normal.
250 mil e ainda está na rodagem xD

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Re: soluços
« Responder #11 em: 18 de Outubro de 2015, 20:35 pm »
Está sossegado e não inventes, o carro está bom e um soluço também te dá a ti de vez em quando e não vem mal nenhum ao mundo

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: soluços
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2015, 16:06 pm »
Se não perdes líquido e ele tem a cor normal então, pelo menos quanto à junta, podes estar descanso, pelo pouco que conheço de mecânica

Enviado do telemóvel


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: soluços
« Responder #13 em: 20 de Outubro de 2015, 16:45 pm »
Não é assim tão linear, a junta da cabeça pode estar queimada e não afectar nem o circuito de refrigeração nem de óleo. Por exemplo, se tiver queimada na zona entre os buracos dos cilindros, passa compressão entre os dois cilindros e não há contaminações nem de óleo nem de liquido de refrigeração.

Offline luistvr

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: tavira
  • Mensagens: 94
  • Garagem : Renault Megane I 1.9cc Td
Re: soluços
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2015, 23:47 pm »
não podem ser apenas as velas? visto fazer só com frio?
250 mil e ainda está na rodagem xD