Autor Tópico: Tranca porta condutor renault laguna  (Lida 6015 vezes)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Tranca porta condutor renault laguna
« em: 22 de Dezembro de 2015, 22:45 pm »
Boas a todos e desde já, gostaria de desejar boas festas a todos.

Eu desde que adquiri a minha Laguna que sei que tenho esta anomalia, mas vou agora proceder à sua reparação, e gostaria de, se possível que me auxiliassem.
A fechadura da porta do condutor, funciona tudo, excepto o alerta de porta aberta. Ou seja abro a porta fecho a porta etc mas NUNCA informa que a porta está aberta ou foi aberta. Vou por isso proceder à substituição da fechadura, isto porque a limpeza com spray de contactos da ficha da fechadura, não resolveu.
Estive a ler o DIY do membro nelsonjrgomes (desde já lhe dou os parabéns, pelo DIY e pelo seu aniversário que é hoje segundo informação dada no fórum), mas não consigo ver as imagens que colocou. Como ele também lá refere, a substituição que efectuou não foi de uma fechadura da porta do condutor, que tem efectivamente o canhão para a chave..
Por esta situação, gostaria se possível, que me informassem  como consigo então soltar a fechadura do canhão, como consigo soltar a fechadura da porta para colocar a nova, e se ao mudar a fechadura, também o canhão tem de ser substituído..?
Caso tenham fotografias agradecia, pois não consigo ver as mesmas do post do DIY..
Soltar a quartela e soltar o cabo do puxador interno etc já eu consigo fazer pois fiz no domingo para limpar a ficha da fechadura, mas como não resolveu lá terei de a trocar..
Agradeço toda a ajuda que me possam dar
Cumprimentos e mais uma vez, votos de boas festas a todos,
Gonçalo Miguel

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tranca porta condutor renault laguna
« Responder #1 em: 23 de Dezembro de 2015, 01:40 am »
Tens que desapertar os parafusos que estão junto ao fecho. Isso é o botão que deve estar estragado, se calhar nem é preciso trocar a fechadura, mas sim substituir esse tal botão.
Se fizeres uma pesquina no google por imagens utilizando o nome do tópico do diy é provável que apareçam algumas das imagens.

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #2 em: 23 de Dezembro de 2015, 04:21 am »
Já tentas-te colocar uma luz led nessa porta?, tinha duas assim, à 3 anos meti led em todas e passaram a funcionar bem, e já la vão 3 anos ;)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2015, 07:18 am »
Bom dia e desde já obrigado pelas respostas.
Esta carrinha não tem o sistema mãos livres, suponho fosse a esse botão do puxador estavam a falar,se não for então expliquem qual o botão sff.
Quanto aos Led's, sim já tentei com o uso de Led's, sendo que das 4 portas só uma funcionava, assim que coloquei spray de limpeza nas outras 3 e Led's, passaram a funcionar, excepto a do condutor que essa nunca consegui colocar a funcionar.. 

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2015, 08:12 am »
Como é que o carro sabe que a porta está aberta? Não advinha, pois não? é lógico que deverá ter um botão que dá essa indicação. Nalguns carros está na longarina e actua quando se fecha a porta, noutros casos está incorporado na fechadura.
Por isso terás que retirar a fechadura para teres acesso ao dito botão ;) não tem nada a ver com o sistema mãos livres, ou outro qualquer do género

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 23 de Dezembro de 2015, 08:42 am »
Agora sim entendi ao que se referia. Sim mas como já disseram aqui pelo fórum, esse "botão" que informa se a porta está aberta ou não, está colocado na fechadura.
Como eu nunca abri nenhuma destas fechaduras, nem sei como é o botão, decidi mandar vir uma para lá colocar, depois sim vou ver se abro a outra, pois já não corro o risco de ficar com a tranca avariada.
Portanto tirar os parafusos da fechadura que estão na porta, mas e quanto ao cabo que vai para o canhão? Se eu trocar a fechadura, ela vai reconhecer o canhão à mesma e se necessário destrancar manualmente com a chave correcto?

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #6 em: 23 de Dezembro de 2015, 11:27 am »
Sim, a fechadura será independente da tranca (o sistema de fixação é apenas um parafuso, que está escondido debaixo de uma borracha preta que é visível quando está aberta a porta do conutor - se ainda me lembro, tamanho T15), é só desapertar o parafuso e, depois, levantar com cuidado a fechadura com o auxílio de uma chave de fendas, para não riscar a pintura.
Agora, onde liga o cabo da fechadura à tranca, é que não te consigo dizer como será, mas não acho que tenhas problemas em trocar apenas a tranca e manter a fechadura.
Quanto ao abrir a fechadura, fazes bem primeiro experimentar noutra. Mas atenção, muito cuidado! Se montas a fechadura mal, ao colocares no carro, corres o risco de não abrir a porta. Aconteceu-me, mas como estava avisado, não montei a forra da porta (e não fechei bem a estrutura da tranca, para a poder abrir por dentro), e por dentro consegui abrir a porta, depois de "desmontar" a tranca por dentro. Aconselho, ao abrir a fechadura, passar algum tempo a estudar o mecanismo, para perceberes bem como funciona, e para não correres o risco de, depois de teres tudo fechado, perceberes que ficas com uma porta sempre fechada - já houve por cá relatos de quem não conseguiu mais abrir a porta depois desta brincadeira.
Quanto às fotos do DIY, peço desculpa, mas acabei por as apagar do meu PC (por pensar que ficariam sempre no imageshack), mas acabaram por desaparecer do imageshack, e perderam-se as mesmas.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 23 de Dezembro de 2015, 11:36 am »
Muito obrigado pelas indicações, eu vou então depois tentar tirar fotografias, e tentar verificar esse processo da tranca, e se conseguir, envio as fotos para ser actualizado o DIY, já com as fotografias e a explicação acerca da fechadura.. 

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 24 de Dezembro de 2015, 13:14 pm »
Boas a todos novamente, estou aqui de volta da porta visto que recebi hj a tranca nova, já a testei e tá ok, tou com um problema.
Não consigo remover o canhão da chave manual.. Pode alguém explicar como o fazer sff? Já estou à volta do canhão faz 1hora e ainda não consegui sequer o soltar...

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #9 em: 24 de Dezembro de 2015, 14:51 pm »
Problema resolvido! Para quem não souber, basta puxar o canhão da chave para fora (o parafuso que fica na lateral da porta é que fica o canhão). No entanto tem de se desaparafusar até ele não dar mais, e depois puxar com força o canhão.
Mais informo que se a tranca não estiver boa, o sistema de fechar os vidros automaticamente pressionando o botão de trancar, não funciona.

Feliz natal a todos :D

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 24 de Dezembro de 2015, 19:50 pm »
Bom Natal e obrigado pela partilha de conhecimentos, se tiveres fotos é do melhor

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Dezembro de 2015, 20:30 pm »
Não tirei fotos pois o tempo estava mais do que nublado, a minha preocupação era mesmo fazer aquilo rápido e bem, mas no entanto como não coloquei o mastique e é algo vou fazer assim veja o tempo um bocadinho menos húmido, nesse momento tiro então foto para vos mostrar.
Basicamente aquele canhão, no final tem um ferro que no terminal tem uma ponta arredondada, que entra na tranca na porta e ao rodar a chave roda o ferro que destranca a tranca.
As voltas que andei a dar naquilo para ao fim ver que bastava puxar mas com muita força, e de preferência uma chave de fendas a auxiliar com algo para não estragar a pintura ;)