Autor Tópico: Renault 19 Chamade "engasga"  (Lida 2435 vezes)

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guarda
  • Garagem : Renault Clio II 1.5 dCi
Renault 19 Chamade "engasga"
« em: 05 de Janeiro de 2016, 04:41 am »
Boa noite a todos.

Estou com um problema no meu velhinho R19 Chamade 1.2 de 1990. A baixa rotação, quando acelero (por exemplo à saida de uma curva), engasga muito, a ponto de muitas vezes ter de meter uma mudança abaixo e acelerar com o pé na embraiagem para ganhar rotação e não engasgar. Mais grave ainda é que muitas das vezes, quando estou numa situação de trânsito, semáforos, etc, em que é preciso jogar mais com os 3 pedais, o carro vai abaixo quando está em baixa rotação. Há umas semanas, ainda antes deste problema, mudei a tampa do distribuidor porque o pequeno carvão que tinha no interior já tinha ido à vida. Mudei também os 5 cabos que ligam à dita tampa. Há uns dias falei com um conhecido que tem uma loja de peças auto, que me disse que, quando se muda a tampa, também se deve mudar o rotor do distribuidor, para o contacto ser feito "em condições". Como não tinha um rotor para vender, aconselhou-me a raspar suavemente com uma faca as zonas do rotor que fazem contacto com a tampa, para desenrascar. Parece que ficou pior, pois no meio da cidade e do trânsito foi abaixo e custou a pegar pelo menos 10 vezes em coisa de 15min. No entanto, depois de estar parado cerca de 2 horas, fez uma viagem de 30kms só com 1 ou 2 engasgos e de resto sem problemas. Já pensei comprar um rotor novo, mas já me disseram que pode ser problema nas velas, no filtro de gasolina, ou até mesmo no platinado do distribuidor...Obviamente já pensei ir a um mecânico, mas se for um problema de resolução simples, prefiro ser eu a resolver, por razões óbvias.

O que poderá ser?

Obrigado.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 04:45 am por The_Doctor »

Xmarine

• Visitante
Re: Renault 19 Chamade "engasga"
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2016, 08:36 am »
Velas...
Carburador...

Sent from my french rubbish car with my german rubish car.

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2016, 14:05 pm »
Filtro de ar sujo,
Carburador entupido,
Ralenti desafinado,
Velas.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #3 em: 05 de Janeiro de 2016, 22:57 pm »
... muda a tampa, também se deve mudar o rotor do distribuidor, para o contacto ser feito "em condições". Como não tinha um rotor para vender, aconselhou-me a raspar suavemente com uma faca as zonas do rotor que fazem contacto com a tampa, para desenrascar. Parece que ficou pior, p ...

Começa por aqui, mudas-te a tampa como tal muda o rotor

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guarda
  • Garagem : Renault Clio II 1.5 dCi
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2016, 15:24 pm »
Troquei as velas, problema resolvido. Agora apenas se sente um pequeno "engasgo" quando acelero a baixa rotação. Vou trocar o rotor, tal como sugeriu o scenick.

Obrigado a todos pela ajuda.