Autor Tópico: Instalar sensores laguna 1  (Lida 18782 vezes)

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Feelings change - memories don't
  • Garagem : Laguna1Phase1 1.8 RXE / GolfIV / Mondeo 2.0 TDDI
Re: Instalar sensores laguna 1
« Responder #60 em: 13 de Julho de 2016, 13:01 pm »
O ideal seria no mais saliente mas se o ricardo tiver sempre isso em atenção não vai dar cheirinho de traseira nos outros :tongue:

Na zona logo a seguir à depressão do pára-choques (logo acima da tampa do ganho de reboque) seria o ideal e não dava muito nas vistas. Porém já está e o que interessa é que funcione.

Fiz uma instalação semelhante. Está tudo impecável a nível de instalação eléctrica, mas (há sempre um mas...) tendo instalado os sensores no mesmo sítio do para-choques, (está a 31cm do chão), acontece que quando meto a marcha atrás, os sensores NÃO PARAM de tocar.... Presumo que os sensores estão a detetar o chão. :angry: Que fazer? Montei sem tirar o para-choques fora. Agora tenho aqui um problema.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #61 em: 13 de Julho de 2016, 16:21 pm »
Sobe a suspensão traseira ao carro

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #62 em: 13 de Julho de 2016, 23:30 pm »
Obrigado Farfalho... :grin:
A minha duvida é, se para o ricardocastro a instalação ficou bem, ou seja, os sensores trabalham bem, como é que instalando eu, da mesma forma, ou seja, apliquei os sensores exactamente no mesmo sítio, ( 31cm do chão) estes estão provavelmente a detectar o chão???
Agora, sacar o para-choques, abrir nova furação, tapar os buracos existentes e pintar.........Bonito serviço...
Haverá alguma solução?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #63 em: 14 de Julho de 2016, 08:35 am »
Deve ter a ver com a base dos sensores, ou apontam para baixo ou para cima ou para os lados.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #64 em: 14 de Julho de 2016, 10:41 am »
Boas Roadrunner
Vou aqui tentar dar-te uma ajuda.

Olhando para a foto do user ricardo castro, não tendo eu um laguna I, a montar sensores utilizaria a opção que usa a ford na focus sw em que os centrais estão mais abaixo do que os laterais.

A diferença de funcionamento que verificas pode até ter a ver com os sensores em si, há sensores de posição fixa (normalmente têm marcado um posição "up"), há sensores que são "orientáveis" (olhando para as suas abas vê-se que ela é mais fina dum lado que do outro e esses são para rodar no pára-choques a fim  de ficarem direitos.

Normalmente os sensores devem ser montados de 50 a 60 cm (usei até agora 52 cm) do solo, 31 cm como aqui falado é uma medida muito baixa e certamente o user Ricardo Castro não tem problemas de lhe estar a detetar o solo como tu porque na "estarão orientados para cima" devido à configuraçao do pára-choques (suposição) e montando abaixo dos 50 a 60 cm deve-se montar de forma a orientar para cima, aproveitando se possivel a configuração do pára-choques s eo permitir.

Aconselho mesmo olhar para a montagem que a ford faz na focus sw na versão intermédia já com os farois frontais iguais aos da última versão sem o facelift (engraçado que na foto está uma mas não é aquele modelo de pára-choques)

As medidas para a distância de sensor a sensor por norma são 50cm entre os centrais e 40 cm do central ao lateral.
Em calculo será a largura total da traseira do carro subtraindo 15 cm de cada lado, depois será 0,3 da medida restante entre o 1º sensor e o 2º sensor; 0,4 do 2º sensor ao 3º sensor e novamente 0,3 do 3º sensor ao 4º sensor.

Dando um exemplo prático:
Largura do pára-choques=160 cm donde se retira 15 cm de cada lado, logo 130 cm
0,3 x 130= 39 cm (medida do 1º sensor ao 2º e do 3º sensor ao 4º)
0,4 x 130= 52 cm (medida do 2º sensor ao 3º sensor)

Portanto a medida padrão que falei de 40 cm entre os periféricos aos centrais e 50 cm entre os centrais estão perfeitamente enquadradas, não é por mais 2 ou 3 ou menos 2 ou 3 cm que não funcionarão.

Quanto a ficarem ou não na zona mais "exterior" do pára-choques; até nem devem ficar porque se houver algum toque não estraga logo qualquer sensor e por outro lado normalmente os sensores já estão em apito contínuo aos 40 a 30 cm do obstáculo logo a sua eficiência não está posta em causa.

Por último, estes jogos de sensores costumam trazer gráficos do seu funcionamento bem como as medidas a considerar principalmente na altura deles, claro que se deve consultar isto-

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #65 em: 14 de Julho de 2016, 14:03 pm »
Desde já um muito Obrigado ao scenik e jotaagá, pelas vossas opiniões. (Em especial ao jotaagá pelo seu texto elucidativo).
Agora vamos ao que interessa e vou passar a enumerar as indicações que julgo importantes, assim:

1- Os sensores aplicados são do tipo Universal (china), só com buzzer, comprados na Norauto.
2- Os sensores apenas têm a usual indicação de aplicação, ou seja " UP e a seta", para correcto encaixe no para-choques. Não creio que tenham outro tipo de afinação... :angry:
3- A distancia aplicada entre sensores A,B,C,D é de 40 cm entre si,  tendo os sensores A e D, ficado a cerca de 12/13cm do início da curva do para-choques.
4- Logo que coloco a marcha-atrás, os sensores apitam e não mais param de tocar, mesmo sem nenhum obstáculo.

Depreendo que provavelmente, como já foi dito, os referidos sensores estão a apanhar o solo no seu ângulo de detecção, daí o problema detectado.
Agora pergunto eu:
Será possível resolver a situação invertendo o sentido de aplicação dos sensores? Ou seja, aplicar ao contrário ( Setas UP para baixo?) ou estarei condenado a tirar o para-choques, reparar os furos a aplicar os sensores a uma distancia superior (os tais 50cm, que efectivamente estão assinalados nas instruções). Vai ficar barata a festa vai... :angry: :cry:
Claro que tudo isto foi burrice minha, pois provavelmente fui induzido em erro pela foto colocada no post.
Vou tentar anexar umas fotos do para-choques para se ter uma ideia mais correcta da situação.
Muito Obrigado

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #66 em: 14 de Julho de 2016, 14:13 pm »
Não consigo publicar as fotos..... :shocked:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #67 em: 14 de Julho de 2016, 14:30 pm »
Boas roadrunner
Calma que tudo, exceto a morte, tem solução, ainda que trabalhosa.
vamos tentar menos trabalhosa.
1º Há erro em teres montado equidistantes, as distâncias que indiquei na prática fazendo os tais 40 + 50 + 40 dá "para todos os carros"
2º Atenção que pode haver deficiência dos sensores, já me aconteceu num kit desses em que um dava falsos positivos.
3º Se têm "up" é porque têm posição, que tal experimentar inverter essa seta, ou seja rodando-os e verificar o comportamento?
4º Também podes meter a mão por trás do pára-choques e forçar cada sensor de forma a ficar inclinado para o "ar" (um pouco para cima)

Opinião: Eu pessoalmente pela diferença de 4€ prefiro comprá-los com display (leds e medição métrica), julgo que a visualização ajuda, até porque aparece a distância em metros às décimas (0,4=40cm - 1,2=1,2mt), por norma até agora monto o display na parte superior do retrovisor interior, afinal, sempre que fazemos marcha atrás olhamos espelho e está protegido do sol e o impacto no interior do carro é mínimo.

Situação: Podes sempre desmontar, chegar á norauto e dizer que não funcionam, têm avaria que dão falsos positivos ou não dão indicação e trazer outro conjunto (tenho quase 100% de certeza que a furação duma marca dá para outra).

Esclarecimento: Esses sensores não têm "afinação" a afinação que porventura tenha será a rotação deles de forma a ficarem a apontar paralelamente ao solo.

Espero que te safes.

Cumprimentos

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #68 em: 14 de Julho de 2016, 19:17 pm »
Amigo jotaagá

Já inverti os sensores, e tudo na mesma. Continua a apitar.
Acho que na verdade, é uma questão de altura dos mesmos ao solo. :cry:
Se calhar a única solução é aquela que eu menos queria....tirar para choques, abrir nova furação a 52cm do solo, tapar os buracos antigos, pintar o para-choques e montar no sítio!  :sad:
Vai ficar uma conta bonita, vai, vai! mas não vejo outra solução!
Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

Offline ricardocastro

• Aproveitar o intervalo da vida...
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: ermesinde
  • Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
« Responder #69 em: 15 de Julho de 2016, 02:12 am »
Boas pessoal, tudo tranquilo na minha instalação.fico à distância aconselhada do carro de trás. Eu tive esse problema do buzer ficar com som fixo quando engrenava a marcha-atras por ser leigo na matéria e querer poupar uns trocos.
Ou seja liguei o possitivo na ficha geral/ lado esquerdo do interior da mala, onde realmente chegava o possitivo da marcha-atras, mas esse possitivo está em paralelo com mínimos etc. Daí ter de aprofundar a questão e perceber que o possitivo deve apenas ligar no possitivo da lâmpada de marcha atrás. :happy:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #70 em: 15 de Julho de 2016, 09:53 am »
Boas Roadrunner

E testaste actuar nos sensores e tentar incliná-los para cima?

Alguma coisa os conseguirás inclinar para cima, uma maneira de fazeres isso e pô-los com a mesma inclinação é cortares um bocadinho de fio elétrico, digamos 0,2 cm, portanto cortar 1 cm de fio elétrico, pode ser do que vem no conjunto (mais técnicamente 4 x 0,2 cm de fio elétrico de 0,75, isto é a dimensão do fio + e - que veio no teu kit).
Actuar nos sensores por trás de forma a levantar a zona inferior deles e colocar a fazer de calço o bocadinho de fio e testar em seguida.

Funcionando, ou seja anulando-se o erro de funcionamento, deixas ficar os "calços" e com jeitinho arranjas silicone e espalhas pela zona do sensor que está levantada relativamente ao pára-choques, não só os fixará na posição como até os cola ao pára-choques, limpas o excedente... et voilá, até pode ser que tenhas sorte e muito mais em conta €€€€€.

Depois é só pintar com aquele pinçel de retoques; já sei que será equacionado que a tinta só em certos silicones é que pinta e tal, acaba por pintar, com jeitinho e insistência em várias demãos acaba por ficar bem até porque é só um bocadinho.

Eu, antes de mais algo tentaria isto.

Espero que te safes
Cumprimentos

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #71 em: 16 de Julho de 2016, 17:34 pm »
 Offline ricardocastro enviei pm

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #72 em: 18 de Julho de 2016, 00:33 am »
Efectivamente, o problema reside unicamente da altura dos sensores ao solo.
Daí que, é necessário tirar o para-choques fora, e abrir nova furação. Depois tapar os furos já feitos e pintar. :cry:
Não tem mesmo volta a dar, pois foi azelhice minha.
Vou meter mãos à obra, depois logo vejo o resultado...

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #73 em: 19 de Julho de 2016, 19:05 pm »
Boas
Já tirei o para-choques, fiz nova furação a 53cm do solo. Testei e está impecável!!! Detecta os obstáculos e quando o sinal passa a constante, fica a cerca de 20/30cm.
Agora é só tapar a furação antiga, e pintar.......

Offline ricardocastro

• Aproveitar o intervalo da vida...
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: ermesinde
  • Garagem : Renault Megane Break 1.5 dci
« Responder #74 em: 19 de Julho de 2016, 23:57 pm »
Boa, mostre o resultado final, post aí umas fotos  :happy: