Autor Tópico: Clio 2002 dci problema ao arrancar em primeira e outros defeitos...  (Lida 5512 vezes)

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : renault clio 65cv dci 2002
Bons dias a todos,

Sou novo aqui pelo fórum, embora tenha consultado os posts para tirar algumas dúvidas achei que era altura de me registar e tirar eu as minhas dúvidas.
Tenho um renault clio dci 1.5 de 2002, que conta com cerca de 168000km, é o meu primeiro carro e não tenho muita experiência em mecânica.
Aos cerca de 145000km mudei a embraiagem, porque notava que ela já começava a patinar um bocado e também levado pela opinião de quem mostrava mais experiência que eu.
Mudei a embraiagem mas desde que foi mudada noto que o carro não melhorou, ou seja, primeiro parece que o ponto de embraiagem nunca é no mesmo sitio, tanto pega um pouco mais acima como pega mais abaixo, nos primeiros 2 meses, o pedal ficou mais macio mas agora com 20k km em cima voltou ao normal ou seja mais rija. Fui ao mecânico que a trocou e meteu spray lubrificante no cabo que dizia que poderia ser falta de lubrificação e diz que a embraiagem ficou bem montada e que não notava nada de anormal...
Notei também que após a troca, o carro ficou a chiar, inicialmente pensei que teria a ver com a embraiagem, mas depois de alguns testes, verifiquei que ele chia já embraiado e quando dou toques no acelerador (ou seja no movimento em que tiro o pé da embraiagem e começo a acelerar)...
Nestes últimos dias\semanas noto que ao arrancar, meto a primeira e o carro começa a tremer todo como se fosse o motor a abanar, tenho que carregar na embraiagem outra vez e tentar arrancar... Isto tem acontecido agora mais nos dias frios... Após aquecer um pouco ele já não tem este sintoma..

Alguém me pode dar umas dicas ou solução sobre estes problemas? Tenho algum receio que este trepidar dê cabo de algum componente.... e parta algum componente ou crie folgas....

Obrigado a todos :)
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 10:31 am por snakesoul »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2002 dci problema ao arrancar em primeira e outros defeitos...
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2016, 11:15 am »
Em relação ao trepidar, verifica o estado dos apoios do motor, principalmente o central.
Por baixo do carro, se puseres a mão no carter e abanares para a frente e para trás sem muita resistência, é porque o apoio central do motor, já teve melhores dias.

Quanto à embraiagem e o problema que relatas pode ter mesmo a ver com o ser nova e o volante do motor ter algum desgaste.

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2016, 11:28 am »
Boas sls,

Obrigado pelo feedback, esse apoio de motor levou o a pouco tempo, aliás já é o segundo que ponho no espaço de ano e quase meio :sad:... Mas hoje quando chegar ao carro já faço esse teste que indicaste... Tento abanar o cárter certo?
Esse é o meu receio, e que parta o apoio como a trepidação...
Relativamente à embraiagem, mas eu não tinha qualquer problema antes de a mudar... Embora ele já patinasse um bocado, principalmente em subidas não tinha outros problemas..
Lembrei me agora, quando faço a passagem de 1a para segunda às vezes sinto que há algo a rodar dentro da caixa? Ou seja a 2a não entra bem, tenho de esperar que baixe um pouco a rotação pra conseguir mudar de mudança... E isto não ultrapassando as 2000 rotações de primeira pra segunda...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2016, 13:24 pm »
É provável que isso seja sinais de que a embraiagem não desembraia na sua totalidade.
Se os outros dois apoios do motor também já só lá estejam a enfeitar é natural que o apoio central sofra com isso.
Sim basta empurrares o carter para a frente e para trás, se fizer barulho tipo pancada, ou estar demasiado oscilante é sinal de que os apoios já só servem para enfeitar.

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2016, 13:38 pm »
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda sls.
E qual o motivo pra embraiagem não o fazer correctamente? O kit e relativamente novo, com cerca de 8 meses e 20.000km e tenho algum cuidado pra não esforçar a embraiagem (conduzir com o pé em cima do pedal, etc)..
Será que foi mal montado?
Há pouco esqueci me de referir que por vezes parece que tem poço de ar, ou seja,  ao ir tirando o pé da embraiagem em vez de ser progressivo por assim dizer, de um momento pro outro a embraiagem pega.. (peço desculpa pelos termos mas não sei os correctos)..
Será disso que me rebenta com os apoios?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2016, 13:45 pm »
Sim e não, os apoios servem para absorver as vibrações do motor e tem o seu desgaste normal, mas se andares com uma condução À maluca, desgastam-se mais depressa.
Pode ser varias coisas, como mal montada,defeito de fabrico, problemas com o cabo da embraiagem, etc.
Se soltares o cabo da forquilha da embraiagem, verifica se ele corre bem dentro da bicha ou se fica preso.

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2016, 13:59 pm »
Nao me considero um condutor que ande a maluca, tenho uma condução relativamente calma, sem arranques a maluca ou acelerações desnecessários... O gasóleo não está assim tão barato assim como todos os componentes do carro e custa me a ganhar o dinheiro para me meter em aventuras desnecessárias e que saem caras  :embarrassed:
Pois mas se tiver defeito ou mal montada, como provar? O mecânico que a montou não nota nada de anormal, mas também deu só uma volta com o carro...
Este carro já me tem dado tt dor de cabeça que estou a pensar em vender...

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2016, 17:47 pm »
Bons dias a todos,

Sou novo aqui pelo fórum, embora tenha consultado os posts para tirar algumas dúvidas achei que era altura de me registar e tirar eu as minhas dúvidas.
Tenho um renault clio dci 1.5 de 2002, que conta com cerca de 168000km, é o meu primeiro carro e não tenho muita experiência em mecânica.
Aos cerca de 145000km mudei a embraiagem, porque notava que ela já começava a patinar um bocado e também levado pela opinião de quem mostrava mais experiência que eu.
Mudei a embraiagem mas desde que foi mudada noto que o carro não melhorou, ou seja, primeiro parece que o ponto de embraiagem nunca é no mesmo sitio, tanto pega um pouco mais acima como pega mais abaixo, nos primeiros 2 meses, o pedal ficou mais macio mas agora com 20k km em cima voltou ao normal ou seja mais rija. Fui ao mecânico que a trocou e meteu spray lubrificante no cabo que dizia que poderia ser falta de lubrificação e diz que a embraiagem ficou bem montada e que não notava nada de anormal...
Notei também que após a troca, o carro ficou a chiar, inicialmente pensei que teria a ver com a embraiagem, mas depois de alguns testes, verifiquei que ele chia já embraiado e quando dou toques no acelerador (ou seja no movimento em que tiro o pé da embraiagem e começo a acelerar)...
Nestes últimos dias\semanas noto que ao arrancar, meto a primeira e o carro começa a tremer todo como se fosse o motor a abanar, tenho que carregar na embraiagem outra vez e tentar arrancar... Isto tem acontecido agora mais nos dias frios... Após aquecer um pouco ele já não tem este sintoma..

Alguém me pode dar umas dicas ou solução sobre estes problemas? Tenho algum receio que este trepidar dê cabo de algum componente.... e parta algum componente ou crie folgas....

Obrigado a todos :)

O meu megane também esta com esse chiar...so o faz a frio...e so quando acelero com a embraiagem em baixo, também o noto ao meter uma velocidade mas quando aquece desaparece...alias ja tinha colocado aqui um post sobre o que seria...(a minha embraiagem também ja me patinou uma vez)..sera da embraiagem mesmo? o mecanico também falou do servo freio...

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2016, 17:48 pm »
esqueci-me de dizer que o meu Megane lçevou recentemente um apoio novo da caixa de velocidades..pode ser que o teu trepidar seja disso.

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2016, 18:39 pm »
O meu chia seja a quente ou frio, agora como tem estado mais humidade, não se nota tanto, mas ele está lá.
Outra coisa que notei agora ao regressar a casa,  é que em ponto morto e der umas acelerações a manete mexe/oscila...
Pois o meu servo freio pelo que percebi também não está grande coisa... Ao tirar o pé do travão, aquilo faz um assobio que irrita...
Para primeiro carro... Não está a ser uma boa experiência...    :shocked:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2016, 23:11 pm »
Pelo contrario, esta a ser uma bela escola ;)
Queres um conselho? Leva o carro a um mecânico de confiança para te fazer um diagnóstico completo ao carro.
Se precisares de um mecanico de confiança, tens a caçoilauto, um parceiro do forum, ve no quadro das parcerias

Offline snakesoul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 20 de Janeiro de 2016, 11:07 am »
Boas sls, sim tem sido uma boa escola, pena é o material "escolar" acabar por sair algo caro..
Mas pronto quem tem carro já sabe que eles precisam de mimo e atenção.
Vou considerar a ida ao cacoilauto  :smiley:
Aproveito para te desejar os parabéns  :dance:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 11:25 am por snakesoul »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 20 de Janeiro de 2016, 12:50 pm »
as peças para os renault até nem são das mais caras  :laugh: :laugh:
Obrigado ;)