Autor Tópico: Arranque a frio problemático com motor 0.9 TCe  (Lida 30919 vezes)

Offline adfc

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Captur 0.9 TCe
Arranque a frio problemático com motor 0.9 TCe
« em: 24 de Janeiro de 2016, 03:58 am »
Olá.

Gostaria de obter a vossa opinião técnica, sobre o seguinte problema que está a afectar o meu Captur 0.9 TCe:

Recentemente, tenho verificado que sempre que inicio marcha (especialmente de manhã com o carro a frio), o motor produz uma trepidação mecânica que faz o automóvel deslocar-se durante 1 ou 2 segundos aos "saltinhos" (lamento mas não tenho melhor termo para descrever).

Mal saio da 1ª velocidade e engreno qualquer outra superior, o comportamento do carro normaliza imediatamente.

Isto repete-se durante os primeiros 4 ou 5 arranques e quando o motor começa a aquecer, o carro já fica com o habitual comportamento suave que deveria ter.

De manhã, quando chego ao carro, arranco sempre da mesma maneira:
Ligo o motor e aguardo cerca de 2 minutos antes de iniciar a condução.
ECO Mode=ON
Start&Stop=OFF

Uso sempre preferencialmente gasolina BP Ultimate, ou então GALP 98RON  e tenho uma condução muito calma.
Quando comprei o automóvel em 2013 (comprei-o novo), ele não tinha este comportamento.

Alguém já teve este problema, ou algo semelhante?
O que poderá estar a causar isto?

Obrigado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2016, 04:10 am por adfc »

Xmarine

• Visitante
Re: Arranque a frio problemático com motor 0.9 TCe
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2016, 11:52 am »
Já viste como estão as velas?
A Borboleta está limpa?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2016, 18:06 pm »
também pode ser a bobine de ignição com problemas, mas o 1º passo é verificar o estado das velas e cabos de velas.

Offline knd

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ramada
  • Garagem : Clio IV DCI 90 FAP GtLine
« Responder #3 em: 25 de Janeiro de 2016, 15:13 pm »
"De manhã, quando chego ao carro, arranco sempre da mesma maneira:
Ligo o motor e aguardo cerca de 2 minutos antes de iniciar a condução."
Garagem/ambiente fechado?
Tens alguma necessidade (ArCondicionado, ou outra...sem ironia) de ficar parado com o carro a trabalhar sem iniciares a marcha?

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2016, 08:08 am »
Eu confesso que também não arranco logo que ligo o carro (Clio IV 1.5dCi 90cv), mas 20/30 segs depois arranco, tendo é o cuidado de não puzar por ele enquanto o sinal azul de que o carro ainda não tá na temperatura normal de funcionamento se desligar...

Offline adfc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2016, 22:57 pm »
Olá.

Marquei as minhas perguntas a Bold.

@Xmarine
De facto ainda não vi nada.
Neste automóvel qual será o tempo recomendável para a troca das velas? 10.000Km / 1 ano?
O carro foi à revisão anual da Renault em Dezembro 2015, mas na folha de serviço, não vi lá nada sobre velas.
Deveriam ter sido trocadas?
Obs: Comprei o carro novo em Dezembro de 2013.

E a borboleta? Deve ser limpa de quanto em quanto tempo aprox.?
Uma condução mais lenta pode ajudar à acumulação de impurezas na borboleta?
Essa limpeza é uma operação fácil de realizar por qq mecânico certo?
Se bem me recordo, no meu Nissan (carro anterior), o mecânico limpou-me a borboleta nuns minutos e não me levou nada.

@Caçoilauto
Obrigado pela sugestão dos cabos de velas.
Suponho que os mesmos sejam avaliados durante a troca das velas, não?

@knd
O carro fica estacionado na rua, junto ao meu prédio (sem garagem infelizmente).
Quanto aos 2 minutos, é um tempo aproximado... por vezes é 1 minuto.
Assim o motor começa a aquecer ligeiramente, tenho tempo de arrumar as tralhas dentro do carro, sintonizar uma estação na rádio, etc...
Não deveria fazer este pré-aquecimento?

@Kovinha
Pois eu também faço isso.
E mesmo quado a luz azul se desliga, não costumo exigir muito do motor.
Aliás quando desligo o motor, o R-Link classifica a minha condução (tendo em conta os factores de aceleração, travagem, antecipação, mudanças de caixa, etc...) com uma pontuação de 92/100.
Ou seja, tenho o pé mesmo leve.

Qualquer comentário é bem vindo.
Obrigado.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 23:04 pm por adfc »

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2016, 23:32 pm »
Não me recordo ao certo do tempo de vida das velas. Mas aos 20mil km já não devem estar grande coisa. Basta tirar uma e avaliar o estado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2016, 08:05 am »
No livro  de manutenção costuma trazer lá uma lista das coisas a ver/substituir a cada revisão, pelo menos os mais antigos traziam. Em todo o caso podes ir ao myrenault (increve-te lá no site da renault) e tens acesso lá a uma serie de informação relativamente à manutenção do carro.

Não quer dizer que obrigatoriamente nas revisões verifiquem isso, caso o cliente não se queixe de problemas antes do que a marca preconizou para a substituição dessa peça.
Por exemplo, para o meu clio o que está preconizado para as velas é de 60 em 60 mil km.
Em relação aos cabos das velas é igual ;) se ninguém se queixar, eles só olham para eles se detectarem algum problema.

Offline knd

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ramada
  • Garagem : Clio IV DCI 90 FAP GtLine
« Responder #8 em: 28 de Janeiro de 2016, 17:40 pm »
adfc, o estar 1 ou 2 minutos não te faz praticamente nada ao carro de bom nem mal...apenas estás a gastar gasolina.

A minha opinião de "curioso":

Podes deixar o motor trabalhar uns poucos segundos, para o óleo chegar aonde é preciso e começar a lubrificar (depois de uma noite parado, o óleo anda todo pelo carter....)...e depois há a temperatura do óleo, mas já lá vou.

Um dos "erros" da temperatura ideal, é que se usa normalmente a informação errada para ver se o carro está quente ou não (o símbolo azul da temperatura ou na maior parte dos carros o ponteiro da temperatura corresponde à temperatura da água).
Não é à temperatura da água  que é realmente importante para as condições ideais. O que interessa é a temperatura do óleo, e essa não é em 2 minutos (mesmo de rolamento inicial) que atinge a temperatura ideal (algures à volta dos 90º). Da mesma forma que a água sobe de temperatura mais depressa que o óleo (podemos já ter água a 90º e ter o óleo a 50º ou 60º).

Antigamente tínhamos o problema do tempo frio em que com o motor frio era o eterno pincel meter alguns carros a trabalhar. E aí sim ficávamos com o carro a trabalha uns tempos para o gajo aquecer e não ir abaixo, tudo por causa da temperatura do ar e da gasolina, que fazia que as condições da mistura não fossem ideais, e tivéssemos uma mistura pobre. (botão de ar e nalguns casos patilha ao pé dos carburadores com posição de tempo frio e quente)
Com as centralinas e injecções electrónicas, deixamos de ser nós a controlar minimamente a mistura, e com os parâmetros dos sensores que a centralina lê (gasolina/ar/etc etc...) esta gestão é feita ao cagagésimo de segundo de forma automática.

(Assim por alto:
- Mistura rica - excesso de combustível a mais
- Mistura pobre - combustível a menos)

Resumindo e baralhando, arrancar logo desde que não seja logo para dar uma esfrega enquanto o carro vai aquecendo (óleo essencialmente), pois em andamento o óleo (e não só) aquece mais depressa do que com o carro parado.

PS: Quando referi "erro" em usar a temperatura de água, não é que não se deva ter atenção, pois a água está lá também para arrefecer. Mas para conduções alegres convém andar preocupado com a temperatura do óleo.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 17:45 pm por knd »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2016, 01:02 am »
Amen...

Offline draper

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2016, 18:27 pm »
No livro  de manutenção costuma trazer lá uma lista das coisas a ver/substituir a cada revisão, pelo menos os mais antigos traziam. Em todo o caso podes ir ao myrenault (increve-te lá no site da renault) e tens acesso lá a uma serie de informação relativamente à manutenção do carro.

Não quer dizer que obrigatoriamente nas revisões verifiquem isso, caso o cliente não se queixe de problemas antes do que a marca preconizou para a substituição dessa peça.
Por exemplo, para o meu clio o que está preconizado para as velas é de 60 em 60 mil km.
Em relação aos cabos das velas é igual ;) se ninguém se queixar, eles só olham para eles se detectarem algum problema.
Sim no manual cita 60 mil km, mas como são de Iridium (NGK) aguentam 'na boa' 100 mil km..  :azn:

Offline adfc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2016, 19:14 pm »
Boa tarde.

OK, vou então seguir os vossos conselhos e da próxima vez que for à Renault, vou pedir-lhes que verifiquem a borboleta, velas, cabos de velas ou qualquer outro elemento que influencie o arranque a frio do motor.

Obrigado a todos pelo vosso input e partilha de conhecimento (porque mecânica não é o meu forte).

Cumprimentos.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2017, 22:52 pm »
O meu Clio IV 0.9 tce reagia como dizias aqui consoante os combustíveis, e antes da revisão dos 60 mk (substituição das ditas velas).
À primeira vista estavam impecáveis, mas iam ser mudadas na mesma pq faz parte do plano de manutenção oficial. Dado que o 0.9tce usa bobines individuais, não há cá cabos de vela a substituir, e as bobines estão a funcionar corretamente (teste clip).
Após esta manut, 'saltinhos' só raramente, e com gasolina 'simples' ou low costs, isso já eu pude confirmar, fica com ralenti estranho...
Se usar gasolina premium (evologic - Galp/ neotech - Repsol) isto não acontece, e z verdade é que já tenho 67mk de estrada com este carro, começo a conhecer-lhe as manias ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 05 de Fevereiro de 2017, 00:06 am »
E usas gasolina 95 ou 98?

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2017, 00:15 am »
(Eu uso 95.. Só assim, raramente, é que dou 98 á bicha..)