Autor Tópico: SPOILER TRASEIRO RENAULT-E TUDO O VENTO LEVOU PARTE II FYI  (Lida 5279 vezes)

Offline SONIROCHA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: VILA NOVA DE GAIA
  • Garagem : MEGANE BREAK II 2005
SPOILER TRASEIRO RENAULT-E TUDO O VENTO LEVOU PARTE II FYI
« em: 25 de Fevereiro de 2016, 15:36 pm »
Apresentação da RECLAMAÇÃO efectuada á Renault por causa de um defeito de fábrica:

"Bom dia,

Venho por este meio efectuar RECLAMAÇÃO á Renault, devido ao seguinte caso:

Adquiri em 2009 uma Renault Mégane, matricula aa-aa-aa.

No dia 08/02/2016 o spoiler traseiro da mesma, voou em plena auto- estrada, ainda parei o carro para tentar recuperar o mesmo mas com a passagem dos carros ficou totalmente destruido.
Apresentei a situação á Renault Boavista (concessionário mais próximo), que me aconselhou a expor a situação á vossa linha de apoio, o que fiz, no mesmo instante, informando-me ao mesmo tempo, que existia de facto uma OTS para este problema desde 2013 e que os proprietários teriam sido informados que era um DEFEITO DE FÁBRICA e que se deveriam dirigir a um concessionário Renault para que o spoiler fosse rectificado! EU COMO PROPRITÁRIA NUNCA FUI INFORMADA!!!

Apresentei o caso á vossa linha de apoio que me disse que iriam abrir o processo e que depois me informariam de alguma coisa.

Recebi hoje uma chamada vossa com a dita resposta, em que me informaram que dado que o meu veiculo nunca efectuou as revisões na marca, a RENAULT não assumia o custo da reparação.

Ora isto não tem razão de ser, dado que, se o DEFEITO É DE FÁBRICA, e eu como proprietária nunca fui informada da tal OTS a Renault tem tem a obrigação de reparar a situação. Eu quando compro um carro não sou obrigada a efectuar as revisões na marca e se o defeito é de fábrica, vai ser sempre um defeito da RENAULT!!!

Lamentavelmente a marca só se preocupa em vender carros e não assumir as responsabilidades.
Aguardo nova análise da situação.

Cumpts., "

Resposta da Renault por telefone e por email, á qual me indicaram que era a resposta final:

"Nº de Referência 4-01485069

Exma. Senhora,

Acusamos a receção do vosso e-mail, cujo teor mereceu a nossa melhor atenção.

No seu seguimento, reiteramos a informação que vos foi prestada telefonicamente de que o “spoiler” ou deflector traseiro tem uma funcionalidade de reduzir a turbulência traseira, aumentando a estabilidade do veículo e a redução do seu consumo e ruído de deslocação.

Em autoestrada, a 120 kms/hora, com vento frontal, esse componente sofre pressões de algumas toneladas.

Assim, nas revisões periódicas deve ser verificado o estado das respetivas fixações, por simples verificação de eventuais folgas. Este trabalho não é, normalmente, debitado ao cliente ou apenas incluído na rubrica “pequenos fornecimentos”, caso seja necessário.

No caso vertente, e visto não termos registo de manutenções executadas na Rede Renault, constata-se que tal cuidado de manutenção corrente não foi cumprido, culminando na rutura das fixações.

Dado o exposto, a substituição do aileron da viatura será da responsabilidade do respetivo proprietário.

Com os nossos melhores cumprimentos,"

Contra resposta Reclamação:

"Cara ......,

Tal como respondi telefonicamente á sua colaboradora, esse cuidado de manutenção , como lhe chama ( Assim, nas revisões periódicas deve ser verificado o estado das respetivas fixações, por simples verificação de eventuais folgas) foi efectuado ainda este mês de Janeiro e o spoiler encontrava-se em bom estado sem folgas, sem indicativo nenhum que o mesmo estivesse solto!A revisão poderá não ter sido feita na marca mas é feita periódicamente e nas melhores condições, a Renault não pode afirmar que esse cuidado não é prestado ao veículo.

Dado que não apresentava nenhum sinal de instabilidade voltamos á questão que o DEFEITO É VOSSO, DA MARCA RENAULT e que o mesmo deve ser assumido pela vossa entidade.

Volto a reiterar que nunca fui informada que para que a Renault cumprisse com as suas responsabilidades de pós venda, entre as quais, DEFEITOS DE FÁBRICA, que deveria efectuar as revisões na marca.

Aguardo nova análise.

Cumpts.,"

Resposta da RENAULT:

"Exma. Senhora,

No seguimento do vosso e-mail, informamos que reiteramos as informações prestadas, não podendo aceder ao solicitado por V. Exa.

Com os melhores cumprimentos,"

Comprar Renault?? Com este tipo de serviço pós venda? nunca mais!

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: SPOILER TRASEIRO RENAULT-E TUDO O VENTO LEVOU PARTE II FYI
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2016, 15:43 pm »
No caso vertente, e visto não termos registo de manutenções executadas na Rede Renault, constata-se que tal cuidado de manutenção corrente não foi cumprido, culminando na rutura das fixações.

Dado o exposto, a substituição do aileron da viatura será da responsabilidade do respetivo proprietário.

Não tem historial na marca, claro que não vão pagar para substituir uma peça da qual não sabem o estado. Aqui estou do lado da marca sem sombra de dúvida, mesmo sendo uma peça a qual teve um recall por parte da marca por este devido problema
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro de 2016, 15:57 pm »
Há marcas "premium" cujos carros entram em "combustão espontânea", e a marca "premium" muitas vezes não se responsabiliza. E isso é muito mais grave do que um spoiler que se solta ao fim de 7 anos. Possivelmente essa OTS poderia ter sido indicada numa revisão. Como a viatura nunca lá foi, passou ao lado.
Apesar de perceber a situação, não deve ser esse o factor para escolher outra marca. O que dirão então os inumeros clientes de marcas "premium" (coloco sempre isto entre aspas, pois sempre achei este termo ridiculo e descabido...) que ficaram com os carros carbonizados?
Isto não quer dizer que concorde totalmente com a postura da Renault, mas isso são questões comerciais.
Boa sorte na resolução do problema.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro de 2016, 16:12 pm »
A Renault informa a quem comprou o carro novo se não me engano. Carros com OTS assim que entram na oficina não saem mais enquanto não forem resolvidas.
Uma simples substituição do 3º stop vai comprometer o estado do spoiler pois é preciso remover o mesmo, tendo em conta que não tem trabalhos feitos na renault não é preciso dizer mais nada...

Imagina: O parachoques de trás do meu carro caí, devo ir à Renault reclamar disso? São peças que sofrem desgaste e isso fica à responsabilidade do cliente.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #4 em: 25 de Fevereiro de 2016, 16:20 pm »
Não foi a primeira pessoa a quem aconteceu o mesmo e obteve a mesma resposta, nem há de ser a última... no entanto, se comprou a viatura nova na Renault, concordo na questão de que a Renault tem a obrigação de informar o cliente da referida OTS, tendo em conta que era para reparar um possível defeito numa peça que influência a segurança do veículo, bem como dos outros utentes da via!
Descurar a responsabilidade da reparação, apenas porque o cliente não efectuou as revisões nas oficinas da marca é, no meu entender, uma ilegalidade pelo que não tendo obtido uma resposta favorável por parte da Renault deverá seguir por outra via para conseguir fazer valer os seus direitos! Ainda assim, convém fazer bem as contas e obter ajuda, por exemplo na Deco, para saber se vale ou não a pena seguir a via judicial ou reparar o spoiler por sua conta!

Agora uma dica para evitar futuros problemas: registe-se no MyRenault e assim recebe informação das OTS que saem para a sua viatura!

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro de 2016, 16:30 pm »
Não deixa de ser um problema grave, um problema de segurança pública, visto o spoiler literalmente ter voado...
Atenção que a Renault não se deveria ter posto "totalmente" de parte, sendo que defeitos de fabrico devem ser assumidos pela marca...

Conheço mais 3 casos com o mesmo problema e em nenhum deles a Renault se atravessou para ajudar o cliente... um dos casos foi até relativamente grave, porque o carro foi comprado na Renault de Ilhavo, sempre foi mantido lá, e ao final de pouco mais de 3 anos o dito spoiler também vou em andamento. Resposta da Renault: não nos responsabilizamos por nada!!!

Isto para mim é grave e em nada favorece o cliente...

Mas infelizmente e não só na Renault, o pós venda em Portugal é péssimo, salvo rarissimas excepções.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2016, 22:13 pm »
É uma situação chata mas há 2 notas que quero referir:
-Se o objectivo deste tópico é um desabafo por causa da situação, tudo bem.
 Se terá alguma "utilidade prática"?
 Claramente não, pois o RenaultPT.com é completamente independente da Renault.
-SONIROCHA, lá por seres uma utilizadora insatisfeita, podias ter feito uma apresentação melhor.

De qualquer forma, boa sorte na resolução do caso. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2016, 22:55 pm »
Eu já passei por uma situação idêntica, e o que a renault faz é colocar cola nos apoios do spoiler, se levares um lá todo partido e sem reparação, dão-te um novo ao abrigo da ots, se tiver reparação, eles reparam-no mas se fores lá sem spoiler, vens de lá de mãos a abanar.
A minha ex-mulher passou por isso, e o carro tinha sido sempre ido à marca, mesmo assim ela foi a outra oficina, onde tiraram fotografias e fizeram uma exposição À renault, mas a resposta foi, sem spoiler nada feito.
A solução mais em conta será adquirir um em 2ª mão, pois eles novos tem um preço pouco convidativo.
Depois, é reforçar aquilo como deve de ser.