Autor Tópico: Renault Espace tranca mas não destranca as portas todas (apenas uma destranca)  (Lida 3991 vezes)

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Boas povo

Na minha Espace (modelo IV de 2003) a única porta que destranca é a do passageiro da frente. As outras não destrancam. A mala também destranca. Trancar trancam todas, mas destrancar apenas a mala e a do passageiro destrancam.

Desmontei a porta do condutor e reparei que o motor actua tanto a trancar como a destrancar, o problema é que parece ter força a trancar mas depois a destrancar não tem potência. Mexe, mas não tem força suficiente para destrancar. Ou seja, electricidade tem, não tem é força.

Devo concluir que os motor foi à vida? Ou será alguma porcaria relacionada com a bateria, ou até com os comandos? Curiosamente tenho o mesmíssimo problema na tranca do combustível, destranca, mas trancar está quieto, mexe o motor mas não com a força necessária.

Antes de andar a comprar fechos novos, ou apenas os motores, queria saber qual o problema e se possível arranjar eu, pois num electricista sei que para 3 fechos menos de 500€ não chegam e na sucata arranjo-os a 40€ cada com mão de obra grátis.

Outra ideia será desmontar a porta do passageiro e meter o motor na porta do condutor. Se funcionar o problema é do motor. Que acham?

Obrigado desde já.
« Última modificação: 14 de Março de 2016, 17:22 pm por mingos »

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Re: Renault Espace tranca mas não destranca as portas todas (apenas uma destranca)
« Responder #1 em: 14 de Março de 2016, 17:55 pm »
Desmontas a fechadura e limpas tudo com um bom spray de limpeza e lubrifica depois, a pistola também

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Renault Espace tranca mas não destranca as portas todas (apenas uma destranca)
« Responder #2 em: 14 de Março de 2016, 18:19 pm »
Acho que as trancas da Espace são iguais à da Laguna, e assim sendo, é comum partir-se uma peça de plástico no interior da tranca que influencia o fecho.

Vê o seguinte tópico, onde descrevo o problema e possíveis soluções:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=19526.0

(Basicamente, se fores aventureiro, trocas a peça partida no interior da fechadura, mas é uma gaita se aquilo não fica como deve ser).

Abraço
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
« Responder #3 em: 14 de Março de 2016, 19:23 pm »
Obrigado pelos comentários.

Lubrificar já eu fiz e nada. Abri a fechadura toda e nada feito. Não é por aí. Além disso os motores tentam abrir as portas (isso ouve-se) o problema é que não têm força para. E mesmo desmontados da fechaduras e com o motor solto (podia precsar de lubrificação) não vão lá. Trancar é logo.

Quanto ao segundo user que me respondeu, o meu problema não é esse, sei do que fala mas não é nada disso.

As 3 portas trancam mas não destrancam, não há barulhos estranhos pelo meio. Simplesmente não destrancam. Apenas uma destranca.

« Última modificação: 14 de Março de 2016, 21:33 pm por mingos »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 14 de Março de 2016, 21:07 pm »
No meu clio, acontece-me o mesmo, na porta do passageiro traseiro do lado esquerdo, o fecho funciona mas não tem força nem para trancar nem para destrancar.
Como teste verifica com o outro motor na outra porta, mas o mais certo é ser os motores já sem força.
No meu já tinha acontecido uma vez, e nessa altura troquei o motor, agora estou À espera de disponibilidade €€ para fazer a troca de motor. ;)

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Pata na lata
    • Leads Inside
« Responder #5 em: 14 de Março de 2016, 22:01 pm »
Eu também penso que é mesmo dos motores, pois se trancam e depois tentam fechar mas é como se não tivessem força... ainda mexem, mas parecem estar perros. A fechar não.

Acho normal num carro com 150k km, é muito abrir e fechar portas, só queria ver se alguém tinha tido o mesmo problema.

E se for motores, com 40€ mudo os 4 (até o da mala mudo para prevenir). Ao contrário de comprar fechos novos por 130+iva cada um ou comprar nas sucatas por 50€ cada para avariar de novo um dia destes.