Autor Tópico: Clio II Phase II - 1.2 16v - Dúvidas sobre velas e sensor de velocidade  (Lida 4188 vezes)

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Garagem : Clio
Olá pessoal.
Venho então aqui colocar duas dúvidas que estou a ter no pós-compra de um Clio II de 2002.

Primeira dúvida: São o raio das velas. Já sei que tem de ser com uma chave especial pois o bocal é muito fino e fundo. Tenho umas chaves de caixa de 14mm que chegam lá abaixo, no entanto não encaixam na vela. Isto porque em cima da vela está uma borracha.
Que borracha é aquela? É suposto tirar aquilo antes de tentar retirar a vela ou não?
Faltam-me apenas ver as velas, já vi que as bobines estão todas a funcionar.
EDIT: Já agora quais são as velas que vêm de origem?

Segunda dúvida: Então é assim, comprei aquele aparelho barato do ebay para ler os erros, o ELM327. Emparelhei aqui com o telemóvel e tal, e está tudo a bombar.
No entanto dá-me sempre o erro P0500, que é o sensor de velocidade pelo que andei a pesquisar na altura. Já sei que é muito frequente nos Renaults este sensor partir lá uns contactos e deixar de funcionar. Até vi no Youtube uns tipos a arranjarem.
Porém, no velocímetro o conta kms está a marcar bem e a funcionar bem.
No telemóvel é que mal nós carregamos no acelerador aquilo em vez de ler a velocidade a que vai, aumenta-a e muito. Por exemplo chego aos 40 de conta kms e no telemóvel vai a dizer-me que vai a 255 km/h. :happy:
Já reparei também que o carro às vezes não liga por causa do aparelho. Só o usei duas vezes e não conto usar muitas mais com ele em andamento pois tenho medo que aquilo ainda me lixe a centralina.

Pergunta - Será que aquilo está avariado e pode dar informações incorrectas à centralina e ter influência na injecção ou não do combustível?
Quero dizer que o carro parece-me funcionar 100% bem. Só no arranque é que lhe falta ali qualquer coisa em termos de força, mas nunca tive um Clio nem nunca guiei um carro com este motor, dizem-me ser normal (daí eu também querer ver as velas).

É tudo, muito obrigado a todos!  :azn:
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 23:49 pm por A_S »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio II Phase II - 1.2 16v - Dúvidas sobre velas e sensor de velocidade
« Responder #1 em: 16 de Março de 2016, 01:50 am »
Nas velas, ficou lá a borracha do cachimbo. ;)
Tens que ver se a tiras primeiro, usa um arame para ver se a consegues soltar da vela, é um belo berbicacho, aviso-te já  :laugh:

Quanto À questão da velocidade, tens que experimentar noutro carro para ver se é do aparelho ou do carro.

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 16 de Março de 2016, 15:55 pm »
Ui, que seca. Todos os cachimbos vieram sem a borracha, estando todas nas velas. Então lá vou eu ter que arranjar um arame e ir à pesca da borracha. :assobio:

Muito obrigado!

EDIT:

Já está! Arame + chave de parafusos comprida e fininha. Não estava a dar, mas depois fez-se luz e usei o produto que serve para (quase) tudo. WD-40. :dance:
Um pouco em cada borracha da vela e voilá, saiu logo rapidamente com o arame. Mas não pus as borrachas de volta. Os cachimbos parecem-me que ficaram bem presos, na verdade o do cilindro 3 não encaixava bem porque a borracha estava um pouco danificada o que fazia com que não chegasse bem lá abaixo.
Julgo que as funções daquelas borrachas têm a ver com o isolamento, mas por enquanto saltaram fora. Pelo menos até eu ver as velas. Não me consegui safar com a ferramenta, vou mesmo ter de comprar umas chaves específicas.
« Última modificação: 16 de Março de 2016, 23:04 pm por A_S »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 17 de Março de 2016, 10:00 am »
se as borrachas dos cachimbos foram á vida, eu recomendava a troca do conjunto...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 17 de Março de 2016, 19:27 pm »
Quando trocar as velas, caso sejam precisas, vou pôr de novo as borrachas. Ficam é como estavam, sem estarem presas aos cachimbos. Custa-me mandar quase 30€ à vida por causa do raio das borrachas. :angry:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 17 de Março de 2016, 19:58 pm »
Essas borrachas ficam encaixadas no cachimbo, se colocares as borrachas no sitio, em principio não voltam a sair. já me aconteceu isso uma vez, depois de encaixar bem a borracha, não voltou a sair.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 17 de Março de 2016, 21:29 pm »
Ui, que seca. Todos os cachimbos vieram sem a borracha, estando todas nas velas. Então lá vou eu ter que arranjar um arame e ir à pesca da borracha. :assobio:

Muito obrigado!

EDIT:

................................................
 Pelo menos até eu ver as velas. Não me consegui safar com a ferramenta, vou mesmo ter de comprar umas chaves específicas.

Cuidado com o desapertar dessas velas, pelo que relatas quer-me parecer que elas estão calcinadas e sujeitas a partir ao desapertar.

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 17 de Março de 2016, 23:17 pm »
Essas borrachas ficam encaixadas no cachimbo, se colocares as borrachas no sitio, em principio não voltam a sair. já me aconteceu isso uma vez, depois de encaixar bem a borracha, não voltou a sair.

Realmente não experimentei pô-las de novo nos cachimbos. Retirei-as e guardei-as num saco. Obrigado!

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 17 de Março de 2016, 23:19 pm »
Cuidado com o desapertar dessas velas, pelo que relatas quer-me parecer que elas estão calcinadas e sujeitas a partir ao desapertar.

Pois, pelo que me parece, sendo o carro de 2002 e tendo 111 mil km cá para mim ainda são as originais. Era bom que não. Obrigado pelo conselho. :azn: