Autor Tópico: Luz ABS Clio 1.5 dci  (Lida 7993 vezes)

Offline onurb85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: barcelos
  • Garagem : Clio 1.5 dci
Luz ABS Clio 1.5 dci
« em: 24 de Abril de 2016, 23:42 pm »
Boa noite,

Recentemente comprei o meu primeiro carro, um clio 1.5 dci expression de 2002 mas desde quinta que anda com a luz do ABS ligada e hoje ligou também a luz de "serv" (será a luz que indica que está na hora da revisão?)..

Quanto à luz do ABS ainda pensei que tinha ficado sem ABS mas hoje fiz o teste com uma travagem a fundo a cerca de 70km/h e o ABS está a actuar..

A luz de serv se for a indicação que está na hora da revisão não vejo motivo para se ter ligado pois foi feita uma revisão logo no dia a seguir a sair do stand..

Alguma ideia do que possa estar a fazer estas luzes ligar?

Já agora o carro quando o ligo a frio, por exemplo de manhã ou depois de várias horas parado, dá uns pequenos soluços mas sem que as rotações se alterem (mantêm-se estáveis na casa das 900rpm), se apertar a embraiagem e engatar uma mudança ele deixa de soluçar.. Depois de aquecer um bocado trabalha de forma estável e serena.. Será normal?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luz ABS Clio 1.5 dci
« Responder #1 em: 25 de Abril de 2016, 12:36 pm »
Isso do abs pode ser por vários motivos. Leva isso ao stand para te resolverem o problema, pois ainda deve estar na garantia.
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 12:36 pm por GIFS »

Offline onurb85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 25 de Abril de 2016, 18:43 pm »
Pois, garantia se calhar não tenho.. Com o intusias-mo de ir comprar o meu primeiro boguinhas esqueci-me completamente de falar de garantias, não sei como é que funcionam as garantias de carros usados mas nas visitas às stands houve algumas que me pediam de 400€ até 750€ encima do valor do carro para me dar garantia de 1 ano..

Será que o mau estado do óleo poderá ter alguma coisa a ver?

Quando fiz a revisão não me lembrei de falar ao mecânico para me mudar o óleo dos travões e está bastante escuro, cálculo que esteja em bastante mau estado.. O que é certo é que mesmo com a luz ligada o ABS está a funcionar bem, muito melhor que no punto evo do meu pai em que o ABS estar lá ou não estar é quase a mesma coisa..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2016, 19:13 pm »
Pois, isso até pode ser uma roda que não trava por exemplo, o ideal é fazer uma verificação geral aos travões e substituir o fluido dos travões, e assim já ficas com a garantia que fica tudo ok em relação À travagem.

Offline onurb85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 25 de Abril de 2016, 19:25 pm »
Será que é possível ir à Renault pedir para o ligar a máquina para fazer um diagnóstico, mesmo que depois não seja reparado lá?

De qualquer maneira amanhã vou a stand fazer um bocado de barulho, pode ser que eles se cheguem a frente..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 25 de Abril de 2016, 20:28 pm »
claro que podes, tal como eles depois podem cobrar o diagnóstico ;)

Offline onurb85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 25 de Abril de 2016, 23:02 pm »
Admirava-me era se não cobracem  :grin:

Ficará caro?

Tenho um amigo electricista quem máquina de diagnósticos (não sei que nome se dá a essas máquinas) e se calhar até nem me cobrava nada mas li algures (penso que até foi aqui no fórum) que às máquinas "universais" não detectam tão bem os problemas como às das marcas..

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2016, 09:37 am »
a CLIP da renault é a melhor forma de diagnostico... consegues ir mesmo até ao problema, enquanto que as universais normalmente dão-te um codigo "generico", aproximado do problema :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline cliodci2005

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Garagem : Clio Dci 1.5 65cv A3 1.9 TDI 130cv
« Responder #8 em: 26 de Abril de 2016, 11:24 am »
troca a bataria do carro e tens o problema resolvido ;)

Offline onurb85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 26 de Abril de 2016, 12:33 pm »
a CLIP da renault é a melhor forma de diagnostico... consegues ir mesmo até ao problema, enquanto que as universais normalmente dão-te um codigo "generico", aproximado do problema :)

Também já tinha lido algures que as máquinas universais não são tão " perfeccionista" como as da marca.. Logo vou passar na stand para fazer um bocado de barulho e ver se pelo menos se chegam a frente para pagar o diagnóstico na Renault..

troca a bataria do carro e tens o problema resolvido ;)

Será a bateria a causa do problema? O carro pega bem, excepto ontem a noite que pensei que tinha dado o berro.. Fui tomar café e o carro pegou bem e foi todo o caminho bem, cheguei ao café parei o carro e fui tomar o cafezinho, cerca de meia hora depois vou para pegar no carro e ele pegou mas foi logo a baixo, tentei segunda vez e voltou a pegar mas voltou a ir logo a baixo, a terceira tentativa pegou e ficou a trabalhar normalmente.. Das 2 vezes em que foi a baixo o quadrante ficava com as luzes acesas como normalmente estão quando se vai ligar o carro..

Entretanto hoje fui para o trabalho nele e tanto de manhã a frio como na hora do almoço pegou bem e andou sempre bem, com a particularidade que ao vir para casa as duas luzes (ABS e serv) se apagaram e não tornaram a ligar..

Este carro veio com um extra... Uma dor de cabeça  :angry:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2016, 13:17 pm »
Por exemplo, se tiveres uma roda a andar mais que outra, ao fim de algum tempo a luz acende, porque no numero de voltas em cada roda é diferente. Por exemplo, tens uma roda que não trava bem, quando vais travar, o facto da outra roda travar melhor, pode originar um erro, pois uma está a rodar mais que outra.
Para alem do diagnóstico, fazer uma revisão geral aos travões é essencial.

Offline NotThisMind

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.5 dci
« Responder #11 em: 26 de Abril de 2016, 20:27 pm »
Só para tentar dar um pouco de luz, tenho um clio II 1.5 dci de 2004 que liga as duas mesmas luzes, sempre.
Tive uns tempos (só tenho o carro á uns dois anos) que não ligava, mas depois ligou outra vez e agora nunca desliga basicamente, meto no ON, ligam todas, desligam todas incluindo a do SERV/airbag, passado 2 segundos, ligam essas 2 e não desligam.

Já fiz a revisão total, troquei pneus etc (não directamente por causa disso) mas a luz não desliga, honestamente não tou preocupado porque o carro era do meu irmão dantes e ele anda bem sem problemas, agora como tu 'acabas-te' de o comprar, secalhar ver se tens garantia dava-te mais descanço.
Mas penso que têm a ver com uma roda 'andar' mais que a outra como o user disse acima, digo isto porque eu tive uns tempos a dar-lhe "descanço" a conduzir, quando voltei ao normal que não é perto de street racer mas estico-lhe um bocado, ele ligou e nunca mais desligou, isto já vai á mais de um ano, não estou preocupado, nem sei se tenho airbag se não...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2016, 01:53 am »
A luz do airbag, é um problema mais do que conhecido, e há um tópico sobre isso, que explica como resolver definitivamente ;)

Offline NotThisMind

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.5 dci
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2016, 13:00 pm »
@GIFS , que tópico? Vou sair agora, se puderes postar aí agradecia... senão eu depois procuro :D

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 27 de Abril de 2016, 13:03 pm »
Dá uso à pesquisa  :laugh: procura por "luz airbag" e vais ver que encontras  :wink: