Autor Tópico: Substituir Base Antena Clio  (Lida 10133 vezes)

Offline Castiel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio RS
Substituir Base Antena Clio
« em: 07 de Maio de 2016, 10:13 am »
Bom dia,
Necessito substituir a base antena do meu Clio, por estar danificada, alguém sabe como retirar o forro do tecto?
Obrigado
« Última modificação: 07 de Maio de 2016, 10:15 am por Castiel »

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Substituir Base Antena Clio
« Responder #1 em: 07 de Maio de 2016, 15:33 pm »
Tirar o forro do tecto não é muito difícil. Tens de tirar todos os acessórios que estão no tecto do carro (puxadores de tecto, plafoniers, palas do sol,...) e tirar os frisos que estão nos pilares (pode envolver tirar a parte de cima dos cintos de segurança fora à frente). Depois abres a mala e tiras o forro pela mala do carro.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Castiel

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2016, 01:09 am »
Boa noite,
Agradeço a resposta e entendo que não deve ser muito difícil tirar o forro.
Consigo tirar tudo o que está fixado por parafusos, o problema é o que está fixado de outra forma em que não se tem ideia onde estão as fixações, aí eu tenho receio de forçar e partir.
Vou ver se encontro uma oficina que trabalhe com Renaults, se o valor não for muito alto prefiro que façam eles o trabalho e, por ventura, até poderei assistir e ver como é retirado o forro, porque a antena não tem nada de complicado.
Cumprimentos

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #3 em: 09 de Maio de 2016, 11:05 am »
Boas
Não conheço o carro em questão mas se tem a antena junto ao oculo traseiro julgo que primeiro deve retirar o seal de borracha da porta da mala e depois afastar com jeito a forra do tecto de forma a conseguir ver com uma lanterna o que o sustem na posição ali.
Possivelmente terá "fita cola" a suster o cabo da antena junto ao tejadilho para a frente mas se não estive para ter esse trabalho de segurar o cabo da antena pois ele acaba por não mexer devido a estar "entalado" entre a forra do tecto e o tejadilho você, em principio, consegue trocar isso a partir da mala utilizando o cabo existente como guia ao cabo novo, se for só trocar a base de antena conseguirá fazer do mesmo local, agora terá de ter cuidado e de não forçar muito claro, é sempre melhor ter o trabalho de tirara peças e não danificar outras do que estar a fazer o serviço pelo menor esforço mas de certeza que retirando a borracha de vedação da mala e afastando um pouco a forra conseguirá ver o que a sustem ali junto à base da antena.
Cumprimentos

Offline Castiel

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2016, 14:15 pm »
Boa tarde,
O carro em causa é um Renault Sport, a antena está colocada no tejadilho junto à mala traseira.
Orçamento feito por concessionário Renault é de cerca de €170,00 incluindo a base de antena. 
Se retirarmos os €30,00 que é custo da base e termos como referência o custo hora de €35,00, será de 4 horas o tempo calculado para este trabalho.
Julgo ser tempo demasiado para este trabalho.
Sem um manual de trabalho será difícil meter-me nesta empreita, pois a coisa pode sair mal.
Obrigado por toda a ajuda prestada.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2016, 18:38 pm »
Mas que clio?? 2 3??

Offline Castiel

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2016, 02:00 am »
Boa noite,
Há uns anos atrás havia revistas que traziam desde a montagem à mecânica tudo ao pormenor, eram praticamente manuais de serviço dos modelos de quase todas as marcas... deixaram de ser editadas.
Respondendo à última questão, não sei se é relevante, mas o Renault é um Clio 2.
Saudações Cordiais

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2016, 08:54 am »
Tens os manuais da Haynes que basicamente são isso. Claro que depende se foi feito um para determinado veículo.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2016, 11:36 am »
O valor deve rondar isso sim, está bem calculado. para fazer as coisas em condições e a forra do tecto nao partir, a mesma tem que ser retirada. isso leva muito tempo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2016, 17:20 pm »
Vamos lá ver uma coisa que já mudei a minha antena..

Se for um fase 1, a antena é acessível pelo plafonier interior..

Se for fase 2, não é preciso tirar o tecto. Basta remover as peças plásticas junto à bagageira que prende o forro e desencaixar dos plasticos laterais. Ele baixa o suficiente para efetuar a operação...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2016, 18:04 pm »
Blurr, e by the book na Renault? eu tambem ja fiz a troca dessa forma num clio 3, mas sempre com receio daquilo partir... na renault não devem arriscar a isso :)

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2016, 22:00 pm »
Apesar de não conhecer o carro sugeri o mesmo ao fim e ao cabo,  noutros tempos coloquei muitas antenas em tejadilho nunca tive de desmontar totalmente nenhum forró. É preciso cuidado? É. Consegue-se fazer? Claro que sim. Hà riscos? Há como em tudo na vida. Mas o que foi escrito foi substituição da base da antena que se for mesmo só isso, desconheço a base e se é possível substituir só a base a meu ver ainda será mais pacífico pois o cabo ao rádio não é retirado. Cumprimentos

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

Offline Castiel

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 12 de Maio de 2016, 10:50 am »
Bom dia,
O carro é, mais especificamente, um Clio II RS fase 3.
Como disse anteriormente, penso que 4 horas para substituir uma base de antena é muito tempo, mesmo retirando o forro do tejadilho, o que não é certo que seja assim, lembrar que o trabalho é feito por pessoas que, penso eu, o fazem amiudamente e com acesso aos manuais da marca, não vão com certeza andar a 'apalpar' como o fazer.
Como é óbvio irei pedir uma segunda opinião e, se for caso, uma terceira.
Eu só não o faço porque, embora já tenha pesquisado, não encontrei nada de concreto de como fazer, sem fotos ou um vídeo, não vou arriscar um trabalho que pode correr mal.
O problema é mesmo o forro, porque a antena não tem qualquer complicação.
Saudações cordiais.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #13 em: 12 de Maio de 2016, 11:02 am »
Bom dia
Mas porque não tentar ao menos olhar para o forro do lado da mala, tirar a borracha de vedação da porta da mala que se tira e recoloca fácil e não dá problema nenhum à posterior e tentar olhar para o forro daquele lado a ver se se vê algo, certamente a borracha da porta da mala faz acabamento ao forro do tejadilho, certo?
Claro que 4 horas é 1,5 a trabalhar e as restantes a "estudar", digo eu e se só for mesmo substituir a base de antena e não ser necessário substituir o cabo de antena daí até ao rádio ainda menos tem leva.
Cumprimentos
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 13:52 pm por GIFS »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 12 de Maio de 2016, 11:12 am »
Eu aconselho a retirar tambem os "fo**-**" traseiros para que se consiga baixar a forra do tecto um pouco mais sem a estragar :)