Autor Tópico: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..  (Lida 20869 vezes)

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
« em: 12 de Maio de 2016, 14:25 pm »
Pessoal esta dúvida não é especificamente para um Renault, mas é genérica por isso pode  ser util para todos..
O meu Nissan Qashqai 1.5 DCI de 110 (10/2010) tem de origem uma bateria marca Nissan com 60Ah 600A.
Tenho que a mudar pois está a dar as ultimas, na Norauto deram-me preço para o modelo do meu carro duma Varta Silver Dynamic 77Ah 780A..

No forum do QQ disseram-me isto que vou transcrever:

O procedimento é fácil.
Deixar uma porta e vidro abertos, para não haver o risco de trancar.
Desmontar - Negativo 1º e depois o Positivo.
Montar - Positivo primeiro e no final o Negativo

Colocar o código do rádio/gps
O vidro eléctrico do condutor fica desprogramado, basta só carregar fixamente no botão até fechar e contar uns 10 segundos para ele memorizar e voilá ! Para quem tem os 4 vidros assim é só repetir o procedimento em todos!

Ter atenção é aos Ah... passar de 60Ah para 77Ah acho um pouco elevado. Irá puxar mais pelo alternador ou até danificar algum componente eléctrico. Nunca se deve aumentar mais que 5 a 7 Ah.

Está isto correcto?

No Forum auto hoje dizem que não...que não tem problema, só fará bem.

Se houver problema escolho uma mais fraca dentro das 3 opções que tenho desta marca

a Varta Black dynamic 70Ah 640A em vez da mais cara.

Neste site há 3 opções para esta viatura:
https://www.autopartslogistic.com

Obrigado a todos que souberem esclarecer esta dúvida..

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2016, 14:52 pm »
Boas

Não vou responder baseado em nenhum dado concreto relativo a esse carro e sim em "dados" gerais.

Em principio a diferença da amperagem hora não traz nenhum problema.

As baterias são elaboradas nuns quantos factores, 2 deles e que estão diretamente ligados são os ampere/hora e a amperagem total.

As baterias de eletrólito liquido água e ácido sulfurico em meio de chumbo e zinco são projectadas na base das 10 horas.
Uma bateria normal, destas quando é carregada deve ser carregada durante 10 horas a 1/10 da sua carga máxima constante e não as 24 ou 48 horas que normalmente "o pessoal" fala, geralmente este discurso tem a ver com a inexistência de carregador que possibilite a situação de 1/10 de carga x 10 horas.

Se reparar a descrição dessa bateria da norauto que é de 77Ah, tem 780A máximos, lá está 77A por hora dá os "redondos" 780A ao fim de 10 horas.

Quanto ao alternador a bateria não irá "exigir" assim muito maior disponibilidade de capacidade de carga ao alternador, o que irá "exigir" é maior tempo de carga.

Há diferenças de alternadores versus baterias que equipam os carros do mesmo modelo e motorizações e/ou equipamentos?

Há mas não são assim limitantes a esse ponto, no entanto julgo que aumentar a corrente relativamente ao que existe de origem um valor simpático seria 10Ah ou 100A máximos.

Há no entanto situações mais sérias a levar em conta como é o caso de o carro ter ou não stop/start em que a bateria tem de obedecer a certos critérios relacionados com serem "heavy duty" ou seja estarem sujeitas a "descargas" seguidas próximas umas das outras, onde a sua corrente a frio é muito importante, a denominação EN das baterias (EN680 por exemplo)

Posso-lhe dizer que essas características de bateria estão dentro das atribuiveis para o seu carro.
Eu não teria problema em comprar essa bateria para o meu carro sendo ele idêntico ao seu, preocupe-se no caso de ter stop/start em respeitar o valor "EN" no mínimo, se o aumentar não deverá daí vir grande mal ao mundo, teoricamente essa bateria será de EN780.

Espero ter ajudado
Cumprimentos

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2016, 15:14 pm »
Excelente explicação, tira muitas dúvidas e acaba com alguns mitos.
Boa partilha.

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 12 de Maio de 2016, 15:18 pm »
o carro não tem start and stop, nem a bateria que exemplifiquei (Varta silver dynamic 77ah 780a)é para start and stop
Pronto...neste caso vou então seguir em frente com esta bateria.
Já agora vai ficar por 138 euros na Norauto (já com desconto da velha e montagem)
Naquele site esta por 98€ mas acho que não vou arriscar a muda-la eu.
Obrigado

Offline wulfric

• Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Paço-de-Arcos
  • Batráquios.
  • Garagem : A4 B5 1.9
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2016, 16:06 pm »
Eu optava por adquirir pelos 98€ e montar. Tive exactamente o mesmo problema recentemente, mandei vir uma Varta, montei eu por iniciativa própria, e poupei uns 50€ face à Norauto.

PS: se gostas do teu carro não o leves à Norauto  :laugh:
Sonhei-te em cores que nem existem.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2016, 17:03 pm »
Trocar a bateria é fácil. Poderá ser um pouco demoroso em comparação com os carros antigos (antes de 2000) mas sempre se aprende e poupam-se uns trocos para se investir noutra coisa.

Quem realmente não tiver jeito para bricolage é outra questão. Ninguém é obrigado a saber fazer.
Desligar negativo e depois positivo. Ligar na ordem inversa.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 12 de Maio de 2016, 18:07 pm »
E a seguir meter codigo do radio e reprogramar vidros e etc....

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #7 em: 12 de Maio de 2016, 18:47 pm »
Se tiver a mão uma pequena bateria de 12V, por exemplo de uma ups de um computador.
Antes de desligar a Bat. do carro, ligue a outra em paralelo, de forma a poder retirar a primeira.
Depois da nova Bat. estar ligada, retire a bat. provisória.
Não precisa de reprogramar nada nem perde o código do rádio. :wink:

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #8 em: 12 de Maio de 2016, 19:03 pm »
Coisa muito simples mudar uma bateria. Mas, há sempre que ligue os polos ao contrário e "frite o carro" como eu fiz a um AX. :D
« Última modificação: 12 de Maio de 2016, 19:10 pm por mingos »

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #9 em: 12 de Maio de 2016, 19:50 pm »
Na norauto utilizam algo assim....não sei se é uma bateria paralela ou uma pen que liga ao cinzeiro...
Mas o problema do código do radio é facil....é so po-lo outra vez...os vidros é que não sei se é igual ao meu megane...manter o botão do vidro premido durante 10s.
Nao sei..vou olhar para aquilo e ver se me arrisco...se vir que tal coloco aqui fotos da actual.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #10 em: 12 de Maio de 2016, 20:04 pm »
Ah belo 19, só tinha de pôr o código e tinha-o escrito. Agora nem isso.
Old school, ma friends

Inverter é giro. Soube de alguém que ligava a chapa do carro à bateria e tinha o carro electrificado

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #11 em: 13 de Maio de 2016, 01:36 am »
 :laugh:
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 16:22 pm por GIFS »

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #12 em: 13 de Maio de 2016, 10:09 am »
Boas substituir a bateria é dos processos mais simples num carro.

Dá mais trabalho nos carros atuais "o corte e costura" que é retirar a caixa de tamponamento e aceesórios qu elá estejam ligados que outra coisa.

Porque é que se deve desligar primeiro o borne de massa (-)?

Porque o borne de massa está ligado diretamente à chapa do carro e ao motor e por aí ser o pólo da bateria mais "disponivel no carro, por mais nada em especial; na realidade desligar 1º o + ou o - dá as mesmas; a verdade é que desligando 1 borne deixa de ser possivel no carro (a não ser que seja diretamente ao borne desligado na bateria) fazer qualquer curto porque o circuito não se fecha.

O resto são contingências do carro, se o rádio tem código tem de se pôr, calibrar os vidros é fazê-los ir abaixo e acima de forma "manual" ou seja sem os automáticos, se for necessário sincronizar os comandos do carro também estará certamente disponivel o procedimento no livro de instruções.

Claro que s eo carro não tiver rádio de código, vidros elétricos ou outra qualquer coisa que necessite "reinicialização" estas questões não se colocam.

Na norauto quanto a mim como em todo o lado há lá bons e... menos bons; é como em tudo na vida!

Essa bateria por acaso até está indicada para carros, esse carro, com stop&start e está bem mais barata nos sites sem entrar em linha de conta com portes que isso não vi.

Mas se calhar uma prospecção a lojas fisica de baterias que não só norautos, precisions, midas e stations seria frutifero, digo eu!

Cumprimentos

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #13 em: 13 de Maio de 2016, 11:34 am »
desde que as baterias sejam de 12v, não há qualquer problema em montar baterias com maiores potências. Desde que caibam no local, não devem é ser de menor potência do que as de origem.

Quanto ao alternador, é indiferente a capacidade da bateria, desde que o alternador esteja bom (debite cerca de 14v) uma bateria de 12v (qualquer que seja a bateria em condições) carrega. Claro que demora mais tempo a carregar completamente e claro que tambem demora mais tempo a descarregar.

Quanto ao ligar o primeiro o positivo ou negativo, isso tem haver o tipo de corrente. As minhas aulas de electricidade já foram há muito tempo (há mais de 15 ano) por isso já não sei justificar muito bem. Mas umas das coisas que retive é que há 2 tipos de corrente electrica. Alternada e Continua. Os automoveis (ao contrário da rede electrica nacional) são de corrente continua e como tal tem de se ter muita atenção aos polos.

Depois ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a corrente electrica não se faz no sentido convencional (de positivo para negativo) mas sim no sentido real (do negativo para o positivo).

É por isso que se deve ligar primeiro o borne positivo (para ter a certeza que não há qualquer passagem de corrente fornecida pela bateria) e por fim o borne negativo.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 13 de Maio de 2016, 16:33 pm »
lol ouve-se com cada uma  :laugh: :laugh:

Porque é que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo??

Por uma questão de segurança! Sim, pois assim evitam-se curto-circuitos.
Ao desligar primeiro o negativo (massa) mesmo que por descuido toquem com a chaves na chapa do carro não acontece absolutamente nada. Se fizerem o mesmo no borno positivo com o borno negativo ligado À massa, vão provocar um curto-circuito, e se a bateria não estiver nas melhores condições com uma descarga dessas, pode provocar a explosão da mesma ou danos graves na bateria.
Por isso é que se deve desligar primeiro o negativo. Depois de desligado da bateria, já podem desapertar o outro borne à vontade sem risco de curto circuito.

Ao montar a bateria, começa-se por ligar o positivo, e no fim o negativo, exactamente pela mesma razão, reduzir o risco de provocar um curto-circuito quando se está a apertar os bornos da bateria.

É tão simples quanto isto ;)