Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
26 de Abril de 2026, 01:27 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
Duvidas e sensor de massa de ar! (megane coupe)
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Duvidas e sensor de massa de ar! (megane coupe) (Lida 5673 vezes)
zertian
1.0 SCe
Localidade: Leiria
Garagem : Renault megane
«
em:
16 de Maio de 2016, 23:28 pm »
Boa noite, tenho um megane coupe de 96 (1.6e 90hp injecção eletronica)
Há uns tempos o sensor de massa de ar estava me a dar problemas o relantim oscilava entre as 800 e as 1200 e se necessario ao tirar a mudança para parar num semaforo o relantim ao descer, descia de uma vez e o carro ia a baixo ( olha que azelha xD )
Entao para resolver o problema de uma vez procurei nas sucatas mais proximas um sensor de massa de ar... depois de ja ter ido a 4 sucatas na 5ª um rapaz vendeu.me um sensor de massa de ar por 5 euros, o que achei demasiado barato, embora ele nao soubesse de que renault era.. Ja ha uns 4 meses que ando com este sensor e resolveu o problema do relantim...
Há uma semana para ca, aqui numa oficina de um amigo veio um clio 1.2 batido, e fiquei com o sensor de massa de ar que é igual ao meu... Este sensor da para o megane(é igual) apesar de estar num 1.2 e o meu ser 1.6? Nao vai afectar nada? E, é possivel experimentar sem dar cabe do motor?
O sensor que tenho no carro pode ser de um motor qualquer megane/clio e esta a funcionar bem (acho eu) e queria experimentar este que levei para ver se noto alguma melhoria no comportamento. Sem estragar nada...
O carro conta com:
Velas bosh 4 polos
Filtro de ar Kn (braçadeira, dentro da caixa de origem), com linha de ar para o parachoques
Centralina reprograma com corte as 7.000 ( Se deixo o carro cortar entra em modo "safe" e manda o carro abaixo, estou a procura de uma nova reprogramação )
Panela final e ponteira em inox (I.E Power) Sem catalizador
Bomba de pressao de gasolina com uma pancada.
Gostava de opinioes e se ha alguma coisa/peça que se possa fazer/meter para ajudar/dar melhor desempenho!
Obrigado!
Registado
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Pata na lata
Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Duvidas e sensor de massa de ar! (megane coupe)
«
Responder #1 em:
16 de Maio de 2016, 23:47 pm »
O camarada anda à procura de mais potência.
O sensor que deves usar é o que for recomendado pela marca. Se há sensores a funcionar em vários modelos? Há, claro.
A pergunta que deixo no ar é esta, se o teu carro funciona bem com esse sensor, para quê mudar? Se estás à espera de mais potência, se calhar não te adianta, não com um MAF de um clio 1.2...
(digo isto tendo como convicção que mudar o MAF pode nem adiantar nada em termos de potência, mas nem vou discutir isso)
Registado
zertian
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
16 de Maio de 2016, 23:59 pm »
O carro ate puxa bem, eu comprei o sensor numa sucata sem saber se é de um 1.6, mas ficou com o relantim certo..
Acho que devido a pancada na bomba de pressao, e/ou por causa da reprogramação na centralina o carro em baixas (1000 ate 2000) se acelero a fundo da uns soluços, mto ar pouca gota ou mta gota pouco ar... Isto principalmente em 3ª ou 4ª e a subir, se for em 1ª ele vai rapido sem soluçar.
Queria saber se nao havia problema em experimentar este sensor para ver se funciona melhor que o que comprei, nao devido a mais potencia mas sim para ficar mais certinho.
O carro tem 2 "relantins" ou anda as 1.200 rpm e parece que esta acelerado mas com um relantim certo e "forte" (sem oscilar)
ou de vez enquando anda as 800 e parece "fraquinho" com um pouco de oscilaçao mas na aceleração nao se nota diferença.
Tudo pode ser problema da repogramaçao, ou ate mesmo o sensor do relantim a dar o berro...
Registado
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Pata na lata
Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
«
Responder #3 em:
17 de Maio de 2016, 00:13 am »
Era capaz de jurar que a reprogramação é a causa.
Um sensor do relantim marado, o que normalmente provoca é um relantim incerto. Acelera e desacelera sozinho.
Registado
zertian
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
17 de Maio de 2016, 00:27 am »
Vou ver se peço uma nova repogramação ou senao compro o chip e meto o mapa de origem
http://www.ebay.co.uk/itm/Chip-Tuning-Box-RENAULT-Megane-Coupe-Cabrio-1-6-66-kW-90-HP-1996-1999-CS2-/181931411368?fits=Model%3AMegane%7CCars+Type%3A1.6&hash=item2a5bf507a8:g:5dQAAOSwkZhWRfRE
Nao sabes se ha problemas em experimentar o sensor do clio? Eu acho que nao, claro que preferia uma resposta para me dar mais confiança, caso o sensor nao seja apropriado o carro simplesmente nao vai andar bem e mais nada? É so trocar para o outro..
E obrigado mingos por responderes!
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #5 em:
17 de Maio de 2016, 00:30 am »
Podes experimentar, se a ficha for igual, o medidor de massa de ar, mede a massa de ar, e mede da mesma forma, quer esteja num 1.2, quer esteja num 3.0, a única coisa que ele vai fazer é registar um valor correspondente à massa de ar que está a medir.
Quanto muito o que pode variar é a escala de medição e ai para funcionar bem é necessário que essa escala corresponda à escala que o calculador de injecção está pré definido.
Se a escala for diferente, o calculador vai fazer os cálculos mediante os valores que recebe. Como a informação é errada o funcionamento do motor não vai ser o correcto. Tão simples quanto isto
Registado
zertian
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
17 de Maio de 2016, 00:45 am »
Já entendi... O sensor é igual ao que tinha o carro quando o comprei e igual ao que tem neste momento, a centralina reprograma muda a entrada de ar certo? Ja que mete mais gasolina para dar um pouco mais de potencia tambem muda a entrada de ar para fazer a combustao certa...
Pelo que disses-te eu percebi que : se a repogramaçao esta mal feita qualquer sensor vai ter o mesmo desempenho.. certo?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #7 em:
17 de Maio de 2016, 01:12 am »
Não é bem isso.
O sensor mede a massa de ar e envia para o calculador o valor correspondente.
O calculador tendo em conta esse valor vai fazer a mistura correspondente.
Se tiveres um sensor avariado ou cuja escala seja diferente do de origem, o que vai acontecer é enviar valores fora da realidade levando o calculador a fazer a mistura em erro.
Claro que o facto da reprogramação não ser das melhores, mesmo a receber os valores reais influencia o resultado final.
Visto que tens mais que um sensor, podes fazer um teste com esse do 1.2, e se o comportamento for igual, À partida estará bom, e nesse caso opta por usar o sensor que esteja em melhores condições (fabricação mais recente por exemplo).
Depois é rever a reprogramação a ver se resolve esse problema. No entanto há que ver se não há mais nada que possa causar esses problemas que notaste.
Registado
zertian
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
17 de Maio de 2016, 01:24 am »
É que uma pessoa nao sabe de tudo e é sempre bom poder ter alguem com conhecimentos superiores para ajudar, e agradeço aos 2 pelas respostas.
Vou experimentar o sensor este fim de semana para ver se realmente faz alguma diferença, a repro realmente quando a meti notei um desenvolvimento melhor em 3ª e em 4ª, ao ser um 8valvulas ele perde em mudanças altas, e notei que ele desenvolvia melhor mesmo a fazer as rotundas em 4ª/5ª nao se precisa de reduzir para ele fazer.
Na brincadeira com um amigo que tinha um honda crx 150hp(vtec) em 200 metros ele ficava a 1 carro e meio a minha frente no qual fiquei admirado estar o meu a desenvolver tao bem. Claro, isto a puxar só 1ª e 2ª ( no meu a 2ª a dar 105km (6900rpm) ) obviamente que depois disso ele fugia, mas para um arranque estava muito bom!
Eu recentemente limpei a borboleta de admissao de ar + o filtro.
Vou ver como ele se porta, e depois meto o resultado! Obrigado pessoal!
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»