Autor Tópico: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem  (Lida 13130 vezes)

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #15 em: 30 de Junho de 2016, 16:52 pm »
Nao percebi nada... Podes explicar melhor?

Offline Sls a GPL

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #16 em: 30 de Junho de 2016, 17:19 pm »
Sim, com essa excitação toda não se percebeu nada. Repete lá agora que estás mais calmo  :laugh:


Offline nino

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #17 em: 30 de Junho de 2016, 19:24 pm »
ok aqui fica então mais calmamente

Eu hoje de manha recebi um telefonema do centro IPO onde fiz a inspecção a pedir desculpa pelo sucedido foi uma avaliação errada que eles fizeram (inspector), para que se eu quisesse me dirigir ao centro para fazer a re-inspecção gratuitamente.
Pelo que percebi estava uma megane atrás da minha com o mesmo chumbo  (a dele era o modelo 2012 que tem a tira horizontal de led logo abaixo do farol) como ele me disse que fez a inspecção à tarde hoje o centro deve ter contactado o IMTT por achar estranho(digo eu)  de lá informaram que se o farol LED (diurno DRL como quieserem chamar) se tiver a referencia escrita no farol 2AA. o carro esta aprovado a ter os mínimos nesse farol.
e assim foi aprovação. cheguei ele olhou para o farol led viu a referencia OK ,  papel verde e milhões de desculpas

Offline rike1

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #18 em: 01 de Julho de 2016, 11:08 am »
nino só achei estranho 2 lampadas fundidas dos minimos (que são luzes que não servem absolutamente para nada) dar direito a reprovação na IPO.

Mas pelos visto apenas uma delas é logo uma anotação do tipo 2. É mais uma daquelas coisas parvas...

Offline jotaagá

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #19 em: 01 de Julho de 2016, 11:13 am »
Boas
Ou seja:
Ficou demonstrado o quê?
Incompetência, falta de conhecimento do inspetor estamos a falar dum carro com no mínimo 4 anos de existência.
E assim só de consciencioso, isto porque certamente terás dito ao inspetor que nunca tiveste outros minímos, o que é que ele deveria fazer? Dar o benefício da dúvida e na hora ir tirar a limpo a situação que tem metodos de o fazer, o centro IPO tem metodos de isso fazer. Ao invés disso o que fez? Provocou-te incómodo, problemas e tiveste que lá voltar, ou seja, passeio ao IPO inopinado e sem necessidade.
Pelo menos, ainda que não seja justificaçao, lá te telefonaram e lá fizeram mea culpa.
Cumprimentos
P.S. Modificado só para dizer que luzes mínimos não são luzes que "não servem para nada", as luzes mínimos são as luzes que sinalizam o carro de frente e atrás e devem ser vísiveis a 150 metros e as luzes médios só são obrigatórias de utilizar em cruzamentos, ou seja, pela lei podemos ir na estrada de noite únicamente em mínimos ("ninguém" vai, eu sei mas é a lei), já sei que isto "dará guerra"; porque é que as luzes automáticas não ligam só os mínimos por exemplo e outras situações mas é o que está escrito; só se eu estou muito enganado mas é o que aprendi. Cumprimentos
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 11:22 am por jotaagá »

Offline pjrcampos

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #20 em: 01 de Julho de 2016, 11:45 am »
Lá está. Como eu disse: Pura incompetência do instrutor.
Há pessoas com uma necessidade de protagonismo absolutamente impressionante!... Agora imaginem este tipo de pessoas com uma farda vestida... Enfim...

Offline alvaro carvalho

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #21 em: 01 de Julho de 2016, 15:54 pm »
jotaagá:

O que diz o Codigo acerca dos minimos é:

Estas luzes destinam-se a assinalar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e devem utilizar-se:

- durante o estacionamento fora das localidades;
- enquanto se aguarda a abertura da passagem de nível.
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Offline rike1

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #22 em: 01 de Julho de 2016, 17:03 pm »
Alvaro foste mais rapido do que eu.

Tal como eu disse, os minimos não servem para nada....

Estacionamento fora das localidades (portanto em estradas) não é uma coisa que seja vulgar, à noite então deve ser rarissimo. Mas já vi isso acontecer, mas nenhum deles deixou os minimos ligados!

Já para não dizer que há carros novos que assim que os desligas eles apagam as luzes todas, portanto nessas condições é impossivel estacionar esse veiculo com as luzes de minimos ligadas.

Passagens de nivel no nosso País tambem já não há muitas... de qualquer das formas enquanto se aguarda pela abertura de uma passagem de nivel de noite normalmente faz-se com as luzes de cruzamente e não apenas com minimos.

Por isso volto a dizer... é uma piquinhice da treta essa dos minimos porque de noite ninguem vê os minimos de um carro até porque normalmente estas são abafadas pelas luzes de cruzamento.

De qualquer das formas o problema está resolvido e isso é que interessa.
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 17:34 pm por rike1 »

Offline Apocallypse

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #23 em: 05 de Julho de 2016, 14:59 pm »
Para o jotaagá --> Em relação aos chamados "médios", também se chamam "luzes de cruzamento", ou seja, no código da estrada não está referido que só se utilizam em "cruzamentos", mas sim, são "luzes de cruzamento" devido ao "cruzamento" de viaturas na via pública! Assim sendo, a sua análise está incorrecta!

Para o rike1 --> Em relação aos "mínimos" não servirem para nada e, tal como já foi referido, são utilizados para delimitar o veículo, de forma a que os outros condutores consigam ver a viatura. No caso específico do "estacionamento fora das localidades" serve para isso mesmo, para mostrar que se encontra uma viatura estacionada numa via com pouca visibilidade (normalmente são estradas sem iluminação).
Em viaturas mais antigas basta ligar-se os mínimos na manete, mas nos veículos mais recentes tem de se deixar um "pisca" ligado para que depois, quando trancarem a viatura, fiquem os mínimos da frente e de trás ligados (do lado escolhido) para "avisarem" os outros condutores que está ali um obstáculo. E isto deve-se fazer sempre que uma viatura está mal estacionada, como por exemplo, quando ocupa uma parte da via!

Offline jotaagá

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #24 em: 05 de Julho de 2016, 15:54 pm »
alvaro  carvalho; rike1; apocllypse

Eu logo disse que isto daria guerra que eu já sei o que estas coisas são.

Cruzamento é tudo seja fisico ou estrada ou carros, é tudo, tudo é cruzamento, tão simples quanto o nome, não percebo a "dúvida" admito a confusão, poderia ter escrito de outra forma mas continuo a poder circular na estrada à noite só em minimos só devendo ligar os médios em caso de cruzamento, assim a estrada o permita e eu a conheça.

Portaria n.º 851/94 de 22 de Setembro
Características das Luzes dos Veículos
Noção e espécies de Luzes
1.º - Para efeitos do disposto na presente portaria entende-se:
(...)
g) «Luzes de presença», as luzes que servem para indicar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e da
retaguarda. As luzes de presença da frente tomam a designação de «mínimos»;

Gostava de conhecer o carro que tem únicamente interruptor para ligar luzes médios em que liga também os mínimos, ou seja sem interruptor próprio e exclusivo para iluminação minimos, sinceramente não conheço; fico à espera do exemplo (exclue-se claro os interruptores crepusculares).

Os mínimos servem para sinalizar, exclusivamente para isso, a sua função é sinalizar que é exatamente a mesma função das daylight só que para de noite, conversa de estacionamento fora de localidades e passagens de nível é conversa de "escolinha" e mesmo conversa de largura do veículo, os mínimos não transmitem a real largura dos veículos.

A situação que  rike1 fala de ligar piscas e depois desligar o motor só é válida para sistemas eletricos de carros "alemães" e só liga o mínimo desse lado, é um sistema de proteção ao pisca e não um modo de funcionamento, todos ligam os mínimos sem chave, uns apitam outros é preciso rodar canhão ao contrário e outros ainda os mais modernos é preciso desligar o motor e depois ligar os minimos, e outros ainda é preciso puxar o comutador das luzes (Opel e GM acho eu).

E quando uma viatura está estacionada acho que não é os mínimos que é para serem ligados mas sim os 4 piscas (admito que os minimos possam ser mas o efetivo é os piscas desde que eles existem), assim só de repente porque é que as estradas quando em obras de noite têm piscas laranjas/amarelos? Ou mesmo cruzamentos em que acendem quando "sentem um carro? Porque é mais efetivo que uma luz fixa.

Bem, seja como for espero que esclarecidos, cumprimentos

Offline Apocallypse

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #25 em: 05 de Julho de 2016, 16:14 pm »
De acordo com o código da estrada, utilização das Luzes:

Luzes de Cruzamento (médios)

As luzes de cruzamento (médios) têm de ser obrigatoriamente utilizadas:
Em túneis sinalizados
Em vias de sentido reversível
Do anoitecer (crepúsculo) ao amanhecer (aurora) --> Como vê, não pode circular de noite apenas com mínimos.
Em condições atmosféricas ou ambientais que o obriguem
Os condutores dos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores devem transitar com as luzes de cruzamento mesmo durante o dia, a mesma regra se aplica aos condutores de veículos de mercadorias perigosas e transporte coletivo de crianças.


Em relação a deixar os mínimos ligados, o meu ex-Corsa B (1993)tinha o sistema de ligar um pisca e a luz do mínimo ficava ligada. A questão de se deixar os 4 piscas ligados, devem ser ligados em situações esporádicas, como numa avaria... não são para delimitar a viatura numa situação de "mau estacionamento". Os 4 piscas ligados servem para situações de rápida resolução. Sinalização "amarela/laranja" serve para sinalização temporária, não é sinalização definitiva!
Na UE, pelo menos, não existem viaturas que liguem os médios sem "passar" pelos mínimos (ou que estes fiquem desligados) e eu também não referi isso.
No entanto, nos EUA (e isso eu sei porque tive um ex colega de trabalho que importou um VW Jetta de lá para Portugal), em alguns Estados, como New Jersey, quando ligam as viaturas, os "médios" são ligados automaticamente e não trazem "mínimos". O meu colega teve de levar o Jetta à VW para que fosse feita uma nova instalação de acordo com as regras da UE, ou seja, instalarem o sistema dos "mínimos".
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 16:18 pm por Apocallypse »

Offline jotaagá

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #26 em: 05 de Julho de 2016, 16:47 pm »
Apocallypse
De acordo com o DL 114/94 alterado pela Lei 116/2015 de 28/08
Que é o Código da Estrada, diz no seu Titulo II, capitulo I, secção VIII nos artigos 60º e 61º
Artigo 60.º
Utilização de luzes
1 (...)
2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:
a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos»;
(...)

Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes
1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afetos ao transporte de mercadorias perigosas, sinalizadas com painel laranja, nos termos da respetiva legislação especial, devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.

Ora se você como diz é obrigatório a utilização das luzes de cruzamento entre o anoitecer e o amanhecer não entendo a aplicabilidade da alínea b), se é obrigatório a partir do momento em que anoiteça?
Da mesma forma que não percebo como é que não posso circular em mínimos e existe a alínea a); o que quererá dizer (...)locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m?

Isto quase que parece o sexo dos anjos mas pronto, ok, seja; tem razão!

Sinalização de perigo vs estacionamento parcial na faixa de rodagem
  Artigo 63.º
Sinalização de perigo
1 - Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
2 - (...)
3 - Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;

Sobre a sinalização de perigo julgo que não é necessário dizer mais nada, afinal se um veículo numa zona de fraca iluminação, estacionado parcialmente na faixa de rodagem, por avaria ou não, não representa um perigo?! E claro que é temporário da mesma forma que um estacionamento na faixa de rodagem.

O Corsa A (julgo que seja esse o modelo) é daqueles que ligam os mínimos puxando o comutador de luzes da mesma maneira que ligam o plafon com as portas fechadas empurrando esse comutador.
O VW Jetta dos eua não tinha o comutador com o ressalto mas estava lá de certeza o interruptor de mínimos, o que tinha e têm é um bypass que quando acionam as luzes ligam diretamente todos os sistemas mínimos é médios, à semelhança dos interruptores crepúsculares que temos. Há países na UE (holanda e suécia por exemplo se não estou em erro) em que os carros circulam sempre com luzes ligadas, há inclusive casos de pessoal que compra carros importados e pensam que t~em avaria nas luzes quando têm é a centralina codificada para ligar as luzes juntamente com o motor.

Mas tudo isto, apesar de bom porque da discussão nasce a luz me parece um pouco sexo de anjos porque no fundo dizemos todos o mesmo so que não observamos todos as mesmas condicões.

Cumprimentos

Offline Apocallypse

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #27 em: 05 de Julho de 2016, 18:01 pm »
Não, é mesmo um Corsa B e fazia o que eu referi... e sim, o VW Jetta que o meu colega importou não tinha mesmo instalação de mínimos nem botão, nem nada... simplesmente, em New Jersey, é obrigatório ligar logo os médios quando liga a viatura, logo, só desligam quando se desliga a viatura (portanto, não fazia sentido trazerem mínimos). Não havia bypass nem nada que se pareça, inclusivé, o próprio farol não tinha o sítio onde colocar os mínimos (tiveram de trocá-lo)!

E sim, quanto à questão das luzes de perigo, obviamente que devem ser ligadas apenas em situações temporárias e que representem perigo, não é em situações em que fica toda a noite no mesmo sítio. Por essa razão é que se deve retirar o mais depressa possível a viatura do local onde está, para que não seja um perigo para os outros utentes da via!

Em relação ao uso dos "médios" ou "luzes de cruzamento", são obrigatórias nas situações que referi, de acordo com o Código da Estrada. No entanto, não é proibido circular com as "luzes de cruzamento" durante todo o dia em qualquer tipo de situação. Simplesmente, quando referiu que podia circular apenas com mínimos durante a noite ou a única utilização dos "médios" (aka luzes de cruzamento) em cruzamentos (citação abaixo), eu mostrei-lhe que é proibido, apenas isso!

...
P.S. Modificado só para dizer que luzes mínimos não são luzes que "não servem para nada", as luzes mínimos são as luzes que sinalizam o carro de frente e atrás e devem ser vísiveis a 150 metros e as luzes médios só são obrigatórias de utilizar em cruzamentos, ou seja, pela lei podemos ir na estrada de noite únicamente em mínimos ("ninguém" vai, eu sei mas é a lei), já sei que isto "dará guerra"; porque é que as luzes automáticas não ligam só os mínimos por exemplo e outras situações mas é o que está escrito; só se eu estou muito enganado mas é o que aprendi. Cumprimentos

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #28 em: 05 de Julho de 2016, 21:04 pm »
Boas
Mas os farois nada têm a ver com os comutadores, aliás o que mais se vê é comutadores sem ligações feitas e bypasss montados.
O comutador dum carro sem farois de nevoeiro pode muito bem ser idêntico ao que tem farois, o que muda? Não tem os contactos, nem os ressaltos próprios para fixar o contacto feito e nem o "botão" mas o circuito está lá o local dele, o que fazem as marcas? Trocam o módulo todo porque lhes dá mais dinheiro e menos trabalho, já as ópticas é outra coisa e até se vê, nos peugeots vê-se muito bem no 207 faltar lá um "buraco aberto" no farol, para o que é não sei mas se olhares verás que há ali um sitio que certamente é para uma lâmpada, outra  coisa onde se vê a homogenidade de construção é nas cabelagens que "estão no ar"pelo carro a fora, o que não deve faltar no teu carro será certamente cabelagens elétricas sem utilização, depnde do nível de equipamento
As marcas gastariam mais dinheiro a fazer comutadores diferentes no interior que é do que estou a falar do que fazendo-os desta forma ou ter cabelagens diferentes para montar nos carros.
Mas não posso dizer que é assim a 100%, no jetta do teu amigo podia não se usar nada disso.
O Corsa B que tambem tive funcionam as luzes da mesma forma, só cnfundi o modelo mas lá está, a essência do funcionamento é idêntica.
E quanto ao cruzamento apesar de já o ter dito e ter admitido que poderia escrito o mesmo de outra forma, tudo é cruzamento seja um cruzamento de estrada como eu cruzar-me com outro carro, aliás que o assunto inicial é os minimos não servirem para nada mas servem

Offline Sls a GPL

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Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #29 em: 05 de Julho de 2016, 23:10 pm »
Apesar de já se estar a fugir do assunto do tópico, nos renault é raro encontrar um carro com a cablagem completa ou seja com todos os extras possíveis, quanto muito um ou 2 extra que não estejam colocados.
Nos mais recentes isso ainda é mais notório, um determinado modelo pode ter 3, 4 ou até mais cablagens diferentes.