Autor Tópico: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem  (Lida 13141 vezes)

Offline nino

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Garagem : megane
chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« em: 29 de Junho de 2016, 19:22 pm »
alguem teve problemas com os led de origem que trazem as gt line e fazem de minimos , na inspeçao IPO a minha chumbou???!!! que fazer estou a espera da resposta renault portugal. alguém quer comentar ou opinar sobre a questão agora ando a vermelho :(
obrigado

fica o aviso/alerta do que me aconteceu para os colegas das gt line ou outras com o mesmo sistema eu que já vi na bmw e em  mercedes O SISTEMA IGUAL leds que reduzem de intensidade e fazem de mnimos , ......provavelmente outras marcas ....

ps: quando souber também a resposta da renault portugal eu tento postar .

Ok pessoal obrigado pela ajuda . hoje os incompetentes :evil: incluindo o directo do centro pois também falei com ele, telefonaram-me a pedir desculpa para lá ir fazer a re-inspecção por conta deles (também era o que mais faltava era eu pagar a incompetência deles) pois informaram-se junto ao IMTT e se os farois de DRL se tiverem a referencia 2AA, podem servir de mínimos. no meu caso esse referencia esta por de baixo do farol DRL no modelo saiu em 2012 esta mais visivel estava lá uma que tb chumbaram pela mesma razao. :dance:
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 16:18 pm por nino »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #1 em: 29 de Junho de 2016, 20:56 pm »
podes postar uma foto da tua frente pff??
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 29 de Junho de 2016, 22:39 pm »
E qual foi a justificação para o chumbo da carrinha?

Offline profiesta

• João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Low profile
« Responder #3 em: 29 de Junho de 2016, 23:12 pm »
E já agora a folha de inspeção para ver o que foi anotado..

Offline nino

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 29 de Junho de 2016, 23:28 pm »
não tenho aqui uma foto da minha carrinha coloco uma igual tirada da Net, a justificação do chumbo foi que os mínimos não acendiam (a tira em led em baixo são os mínimos e luzes diurnas) mesmo após eu ir a Renault e de lá telefonarem a dizer que a carrinha era assim de origem eles dizem que os led são luzem diurnas e os mínimos tem de acender (a carrinha e se tiverem uma igual tem lá os mínimos mas estão desactivados de origem , não sei se podem ser activados se têm cabelagem para isso o mecânico da Renault disse que não)

Offline nino

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 29 de Junho de 2016, 23:51 pm »
nao consigo fazer download da imagem ????? mas é a gt line 2012 (ano em que depois saiu o novo modelo) que tem a tira em led em forma de V o mais parece o certo que se colocava nos exames da primaria :) e tem a luz de nevoeiro na ponta dos do V
o luisfdgon no topico  Luzes diurnas LED Megane 3, colocou lá uma foto com duas meganes  a minha é igual a preta.

deixo o link para ser mais rapido

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10569.msg184462#msg184462
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 23:57 pm por nino »

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #6 em: 29 de Junho de 2016, 23:56 pm »
Ou é demasiada ignorância para ser verdade, ou algo está muito estranho aí. É que o que supostamente diz a lei é precisamente o oposto disso. No caso em que as luzes diurnas reduzam de intensidade, não podem ter mínimos à parte,  pois estas fazem essa função. A Mercedes de facto é excepção, pois fez a homologação do modelo com os mínimos à parte.
De certeza que a instalação é de origem?
Se for, quer-me parecer que o inspector comprou um problema é atestado de incompetência. Ou então, algo está mal contado...

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #7 em: 30 de Junho de 2016, 08:28 am »
Pelo amor de Deus: mas esta gente anda toda burra??????!!!!!!

Quando um gajo pensa que já não pode descer mais baixo, há sempre mais um bocadinho de caminho para percorrer... LOOOOOL

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #8 em: 30 de Junho de 2016, 10:16 am »
Essas luzes diurnas não apagam nos personalizáveis?
Se não apagavas as luzes e quando ele disse-se para ligar os mínimos os leds ligavam logo em baixa intensidade.
Mas isso é assim porque já vi montes delas assim.
Esse ignorante vai ter de te dar um papel verde.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #9 em: 30 de Junho de 2016, 10:31 am »
pjrcampos sabes qual é a lei onde isso está escrito. Se conseguires dizer o numero do decreto o nino pode imprimir e ir ao centro de inspecção com a lei e eles tem de aceitar isso.

De qualquer das formas, é estranho a carrinha chumbar por causa disso, quanto muito leva uma anotação.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 30 de Junho de 2016, 10:46 am »
Há qualquer coisa que não está a bater certo: tive ainda agora a olhar para uma frente de um Megáne como o teu...

-Médios OFF: fica as diurnas acesas
-Médios ON: ficam as diurnas acesas a fazer de mínimos...

Agora tenho uma questão: os médios que tu tens, são H4 ou H1? Caso sejam H4, o tipo do centro de inspecções tem razão, porque a mesma lâmpada tem a funçao de fazer de minimos, independentemente de as diurnas ficarem ligadas ou não...

Eu tou a pensar pelo metodo de funcionamento do meu Clio IV, porque as diurnas apenas andam ligadas, quando tenho os minimos ous médios apagados: se ligar os mínimos, que ficam mesmo junto aos piscas, as diurnas apagam, e se ligar os médios, acende os mínimos e os médios...

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #11 em: 30 de Junho de 2016, 11:07 am »
Boas
Cheira-me... a incompetência.
Hummm! e se for assim vai ser engraçado.
É que as IPO não podem obrigar a alterar os sistema de iluminação dos carros montados de origem e que fazem parte do seu fabrico e características.
Já por causa destas coisas é que a peugeot por exemplo não faz alteração aos sistemas de iluminação dos carros depois de comercializados e se calhar a renault também não o fará.
Se o carro sai assim da fábrica de certeza que não é uma IPO em Portugal que vai fazer alterar a sua produção.

Sinceramente não sei se contempla algo sobre isso mas a lei das IPO é o DL 114/2012 de 11 de julho e que aqui deixo o link: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis.
A iluminação de presença à frente está contemplada nos pontos 4.2, 4.2.1 e 4.2.2 do anexo II deste DL e que dizem:

4.2 — Luzes de presença dianteiras e traseiras,
luzes de presença laterais e luzes
delimitadoras do veículo:
4.2.1 — Estado e funcionamento . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) Fonte de luz defeituosa.
                                                                                                                                      b) Lente defeituosa.
                                                                                                                                      c) Luz mal fixada.
4.2.2 — Interruptores . . . . . . . . . . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) O interruptor não funciona em                                       conformidade com os requisitos (a).

Sendo que o (a), no fim do anexo diz:
(a) Os «requisitos» são fixados pelos requisitos de homologação aplicáveis na data da sua emissão, da primeira matrícula ou da primeira entrada em serviço, bem como pelas obrigações ou legislação nacional em matéria de retro montagem no país da matrícula.

Ora na minha opinião, salvaguardando se existiram alterações ao carro, esses mínimos foram homologados aquando da homologação do carro, é que nem falo da 1ª matricula pois nenhum carro em Portugal pode ser matriculado sem estar homologado na UE e cá, aliás no doc único do carro na letra K e K1 estará o nº. de homologação da UE e Nacional.

Aconselho esperar pela resposta da Renault Portuguesa e com ela ir em seguida ao centro IPO em questão, exigir a anulação do erro reportado e denúncia de procedimento ao IMT, afinal outras pessoas poderão ter sido prejudicadas ou vir a sê-lo devido a isso.
Mais que revela completa falta de profissionalismo por parte do centro IPO e do inspetor em questão, é que é um inspetor, não é só pomposamente denominarem-se inspetores mas sim serem-no verdadeiramente.

O que o user Kovinha afirma no comentário acima não faz sentido, as lâmpadas H4 fazem médios e máximos, não fazem mínimos.
Cumprimentos

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2016, 14:19 pm »
Tens razão, fiz confusão... ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 30 de Junho de 2016, 14:56 pm »
O manual de instruções do carro não tem lá informação de como acendem as luzes? isso deve ser o suficiente para verificarem que está conforme a origem. Alem disso o centro de inspecções tem acesso À informação relativa a homologação do veiculo para saber que tipo de componentes trazem de origem.

Offline nino

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 30 de Junho de 2016, 16:19 pm »
agora já ando a verde  :happy: este pais é só  :lamp:

para info  rike 1  a falta dos dois mínimos é categoria 2 dá direito a vermelho. no meu caso era hoquei entrei passado 2 minutos :)

fica também a informação que em dois dias a Renault portugal não me contactou (fiz um pedido telefónico pelo numero 800XXXX ou 808XXXX  já nao sei que eles têm no site)
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 16:27 pm por nino »