Boas
Cheira-me... a incompetência.
Hummm! e se for assim vai ser engraçado.
É que as IPO não podem obrigar a alterar os sistema de iluminação dos carros montados de origem e que fazem parte do seu fabrico e caracterÃsticas.
Já por causa destas coisas é que a peugeot por exemplo não faz alteração aos sistemas de iluminação dos carros depois de comercializados e se calhar a renault também não o fará.
Se o carro sai assim da fábrica de certeza que não é uma IPO em Portugal que vai fazer alterar a sua produção.
Sinceramente não sei se contempla algo sobre isso mas a lei das IPO é o DL 114/2012 de 11 de julho e que aqui deixo o link:
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis.A iluminação de presença à frente está contemplada nos pontos 4.2, 4.2.1 e 4.2.2 do anexo II deste DL e que dizem:
4.2 — Luzes de presença dianteiras e traseiras,
luzes de presença laterais e luzes
delimitadoras do veÃculo:
4.2.1 — Estado e funcionamento . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) Fonte de luz defeituosa.
b) Lente defeituosa.
c) Luz mal fixada.
4.2.2 — Interruptores . . . . . . . . . . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) O interruptor não funciona em conformidade com os requisitos (a).
Sendo que o (a), no fim do anexo diz:
(a) Os «requisitos» são fixados pelos requisitos de homologação aplicáveis na data da sua emissão, da primeira matrÃcula ou da primeira entrada em serviço, bem como pelas obrigações ou legislação nacional em matéria de retro montagem no paÃs da matrÃcula.
Ora na minha opinião, salvaguardando se existiram alterações ao carro, esses mÃnimos foram homologados aquando da homologação do carro, é que nem falo da 1ª matricula pois nenhum carro em Portugal pode ser matriculado sem estar homologado na UE e cá, aliás no doc único do carro na letra K e K1 estará o nº. de homologação da UE e Nacional.
Aconselho esperar pela resposta da Renault Portuguesa e com ela ir em seguida ao centro IPO em questão, exigir a anulação do erro reportado e denúncia de procedimento ao IMT, afinal outras pessoas poderão ter sido prejudicadas ou vir a sê-lo devido a isso.
Mais que revela completa falta de profissionalismo por parte do centro IPO e do inspetor em questão, é que é um inspetor, não é só pomposamente denominarem-se inspetores mas sim serem-no verdadeiramente.
O que o user Kovinha afirma no comentário acima não faz sentido, as lâmpadas H4 fazem médios e máximos, não fazem mÃnimos.
Cumprimentos