Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
26 de Abril de 2026, 00:28 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
O escândalo do preço das peças!
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: O escândalo do preço das peças! (Lida 5862 vezes)
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Pata na lata
Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
«
em:
22 de Julho de 2016, 17:40 pm »
Serve este post mais como alerta e desabafo pelo que tenho visto ao longo destes anos.
Há um mercado de que ninguém fala e onde se fazem autênticas fortunas: as peças auto!
Hoje mais uma vez fui confrontado com disparidades que me fazem pensar que estou de facto no ramo errado e tinha era de me tornar vendedor de peças de carro.
O que vou mencionar são pequenÃssimos exemplos:
Rótulas de direcção (o par):
Loja A - 20€
Loja B - 36€
Loja C - 50€
Batente de amortecedor
Loja A - 17€
Loja B - 75€ (apenas vendem o kit completo)
Loja C - 100€ (apenas vendem o kit completo)
Braço axial (o par):
Loja A - 20€
Loja B - 32€
Loja C - 45€
De referi que nenhuma das lojas é a Renault e também que os componentes são de qualidade e marcas equivalentes.
Pergunto eu, como é possÃvel haver tanta roubalheira nisto das peças?! Que puto de descaramento por exemplo pedirem pela porcaria de umas rótulas mais do dobro de outro sÃtio. Como? Será que acham que somos somos uns bananas cheios de dinheiro que nos deixamos enganar a toda a hora?
Eu já tive em tempos a ideia de montar uma loja de peças online, mas agora vai mesmo. Com preços que sejam competitivos e de forma a que se possa comprar o produto A, B ou C ao preço justo.
(e se isto é assim nas casas de peças, depois quando vamos a uma oficina, o que custou 10 na casa das peças a nós custa 15 e é sempre a subir... não pode ser)
Registado
MauroTM
Initiale Paris
1.6 TCe
Utilizador: MauroxD
Re: O escândalo do preço das peças!
«
Responder #1 em:
22 de Julho de 2016, 17:45 pm »
Não penso que seja algo anormal visto que é normal isso acontecer a torto e a direito. O pior mesmo é saberes o preço do material e quando vem discriminado consegues ver o quão altamente fomos 'roubados' assim dizendo.
As lojas precisam de ter lucro sim ninguém diz o contrário mas há pessoal/lojas que abusam.
Registado
Renault Clio II 1.2 8v RT 99'
-
https://goo.gl/TEX8Ap
Renault Clio III 1.2 TCe 101cv
-
https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv
-
https://goo.gl/V9gjkN
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #2 em:
22 de Julho de 2016, 18:38 pm »
Tudo perfeitamente normal.
Tem apenas a ver com preço de retalho e margem de lucro pretendida para cada caso.
Temos é que ter algum critério nesse tipo de compras e procurar sempre as melhores condições.
Apenas um exemplo. No tasco onde trabalho, compramos carradas de material de um fabricante japuna de equipamentos de automação (nomes agora não interessam para nada). Por vezes o desconto face ao PVP recomendado, chega a valores próximos dos
80%
.
Outros apenas conseguem descontos até 15/20% e existem ainda os que estão no meio.
Isto aplicado ao exemplo do mingos, explica muita coisa e é transversal a vários sectores de actividade.
Registado
A Sucata consome isto:
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #3 em:
22 de Julho de 2016, 21:10 pm »
Lá vou eu levar na cabeça:
Mas acham que uma peça que custa p/ex. 10,00€ da marca ZZZ pode ter a mesma qualidade de uma exatamente igual mas da marca XXX e que custa 15,00€ ?
Há uns tempos um parceiro aqui do fórum recomendou-me uma marca de pastilhas de travão que ele dizia ser muito boas, com uma boa relação qualidade preço; comprei e constatei que são de facto boas e ao nivel das de origem.
Acontece que essa marca é fornecedora original de uma conceituada marca de automoveis; então mas vocês acreditam que a qualidade da peça que vem para o retalho tem exatamente a mesma massa/qualidade das peças que vão equipar os carros a ser montados na fábrica?
Não querendo fazer mais confusão pergunto ao forum quantas qualidade/referência de uma marca de discos de embraiagem
p/ex. vocês conhecem só para o mesmo carro?
Claro está que tudo o que disse não invalida que realmente se formos de loja em loja temos diferenças brutais para a mesma peça e fabricante. Isto é a velha máxima de que quem não sabe ser caixeiro fecha a loja
Registado
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Pata na lata
«
Responder #4 em:
22 de Julho de 2016, 21:27 pm »
E o mais escandaloso talvez seja o facto de nalguns sÃtios peças de marcas conceituadas serem mais baratas que peças de marca "branca".
Isto nem dá que pensar, é claro como a água. Pura roubalheira.
Eu admito que todos temos de viver e ganhar o nosso, mas daà a vermos diferenças superiores ao dobro do preço vai uma grande distância. Passamos logo do razoável para a chulice.
E as margens nas peças auto, minha nossa, nem vale a pena falar... são brutais. Quando se vendem umas pastilhas a 20 paus, 10 é lucro se não for mais...
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #5 em:
22 de Julho de 2016, 23:22 pm »
Assim como assim querem uma boa malha para se rirem? peça Renault para Renault custa 123.45€ p/ex, se for a mesma peça para um Nissan com motor Renault custa 111.11€ .
Peça Renault para Renault custa 123.45€ p/ex. se for para um Mitsubishi com motor Renault custa 223.45€.
Claro que são excepçoes á regra, mas que existem e mostram a disparidade do preço da mesma peça de marca para marca e em que o fabricante é o mesmo.
A partir destes exemplos podem começar a pensar porque é que ás vezes o carro modelo xpto fez a revisão dos 150 na zona do Porto por 500,00€ (é um exemplo, claro) e o mesmo carro fez a mesma revisão em Coimbra por 400,00€.
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #6 em:
23 de Julho de 2016, 11:43 am »
mingo eu já estou mais do que habituado a essas coisas.
Com a Opel então é uma desgraça... tens o azar de partir ou estragar uma optica no Frontera pedem-te uma fortuna. Então o pessoal faz outra coisa. Compra 2 opticas e a grelha da Opel Campo que custa menos que 1 optica para o frontera. É praticamente plug and play.
Na Opel queres comprar o tensor da correia de acessórios para um Frontera VM, custa-te 1000 euros. Vais à Jeep o mesmo tensor custa 400 euros. E a lista é bem grande.
Há um rolamento da caixa de transferência que só a Opel vende... são perto de 1000€ (SIM eu escrevi bem, Mil Euros) por um rolamento. Tentamos directamente com o fabricante do rolamento pela referência e não podem vender por causa de uns direitos quaisquer.
Claro que demos a volta... através de uma empresa pedimos à empresa de rolamentos para construir um rolamento com as medidas que precisavamos e com as mesmas especificações (que era exactamente igual ao outro) para um suposta maquina que estavamos a construir. Custo por unidade 30€ cada.
Registado
profiesta
João Neves
Initiale Paris
1.6 TCe
Localidade: Wolfsburg
Low profile
«
Responder #7 em:
23 de Julho de 2016, 14:36 pm »
Não vejo escândalo nenhum com o preço das peças! Ao invés de dar de mamar a muita loja fÃsica que anda para aà é gosta de carregar no preço de tudo, compro online. Via eBay, misterauto, etc. e mesmo assim compara os preços.
Assim consigo poupar bastante.
«
Última modificação: 23 de Julho de 2016, 14:36 pm por profiesta
»
Registado
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Pata na lata
«
Responder #8 em:
24 de Julho de 2016, 01:47 am »
Sim, a solução é mesmo comprar peças online.
E quando se comparam preços com as lojas fÃsicas...
Registado
predas
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
«
Responder #9 em:
24 de Julho de 2016, 02:13 am »
Não é só nas peças auto
Na área em que trabalho os descontos do fabricante variam entre os 10 e os 80%... consoante o negócio em questão.
Registado
mingos
Initiale Paris
1.5 DCi
Pata na lata
«
Responder #10 em:
24 de Julho de 2016, 02:43 am »
Essa dos descontso, desculpem mas neste caso não me parece que seja a justificação.
O que há é um lobby que chula o povinho à força toda, isso sim.
Por exemplo, ainda hoje na Roady pedi preço para uns amortecedores Monroe: 135€. Pois bem encontro os mesmÃssimos amortecedores numa casa de peças que de certeza nem 1 milésimo do volume de negócios da Roady movimenta e o preço é de 75€.
Qual é a justificação agora? Será a compra em volume? Não, nem por sombras! Chularia pura!
Registado
MauroTM
Initiale Paris
1.6 TCe
Utilizador: MauroxD
«
Responder #11 em:
24 de Julho de 2016, 09:59 am »
Apesar de ser chularia pura como disseste, a casa de peças nem 1 milésimo do volume de negócios da Roady movimenta, isto é, sendo a Roady mais conhecida e muitas vezes as pessoas não gostam de procurar ou já têm aquela loja como referência compram lá e pronto
Tinha lâmpadas OSRAM para comprar para o meu e o preço nas lojas mais conhecidas estavam por volta dos 50€ quando numa loja de peças, lâmpadas, etc encontrei por 24,99€.
Posso estar errado mas quanto mais popular e conhecida é a loja mas chularia acontece visto que a margem de lucro aumenta significativamente.
Registado
Renault Clio II 1.2 8v RT 99'
-
https://goo.gl/TEX8Ap
Renault Clio III 1.2 TCe 101cv
-
https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv
-
https://goo.gl/V9gjkN
alvaro carvalho
1.6 DCi
Localidade: Sintra
«
Responder #12 em:
24 de Julho de 2016, 13:28 pm »
Eu que nao sou profissional da mecanica, vou a certas lojas como por exempolo a GranMotor e fazem-me sempre entre 40 a 55% de desconto.
Basta eu dizer lhes "nao se esqueça de fazer o desconto". Se nao disser acho que fazem na mesma...
Acabam por ficar ao preço das lojas online espanholas, francesas ou alemãs.
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #13 em:
25 de Julho de 2016, 10:52 am »
Mingos eu não sei qual a tua duvida.
Se fores ao Continente, Pingo-Doce, ... comprar fruta, carne, peixe, .... tambem saà mais caro que ir à frutaria, talho, peixaria, ...
Mas o pessoal não está para se chatear, vai onde lhe é mais fácil e claro que depois paga por isso.
€175 euros por amortecedor... só é enganado quem quer! Com esse preço já se arranjam amortecedores a gás e reparáveis...
Registado
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
I'm not old, I'm vintage!
«
Responder #14 em:
25 de Julho de 2016, 23:54 pm »
Oh mingos, vejo que és um tipo que dá muito valor ao dinheiro... Demasiado até. A cada tópico teu, reparo no factor "tio patinhas"!
O preço das peças auto é como tudo neste mundo, é preciso é saber fazer as escolhas mais acertadas, resumindo-se sempre, ou pelo menos deveria ser, na relação preço/qualidade. Umas vezes melhores e a bom preço num lado, outras vezes noutro.
Eu por exemplo e felizmente tenho uma loja fÃsica da confiança que me faz preços tão bons ou melhores que sites de peças. Com a vantagem que não tenho de perder uma ou duas semanas à espera das peças. As que não têm na hora, por norma é de um dia para o outro.
Depois há as coisas que só na origem e sem alternativa. Aà só nos resta perder amor ao dinheiro.
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica