Ora bem, tal como tinha dito cá vai a descrição do funcionamento do AC a pedal da Renault.Ao ligar o motor, se o selector da saÃda de ar estiver para o vidro, ele liga.Se ao desligar o motor ele estiver ligado, quando se faz novo arranque ele liga independentemente da posição do selector da saÃda de ar.Sempre que se roda o selector de saÃda de ar para uma das posições em que dirige ar para o pára-brisas, ele liga.Sempre que se liga a recirculação de ar, ele liga.Estas são as condições que fazem com que o AC ligue de forma"automática", de resto e da minha experiência só carregando no botão. A minha Sucata (Megane III) tem este funcionamento e mesmo havendo algumas coisas que não me parecem bem, são mais feitÃo do que defeito do sistema. Já andei num Clio IV com sistema idêntico e ainda num Dacia Sandero. Nestes 2 casos não notei qualquer diferença quando comparado com a minha Sucata.De forma resumida, isso parece-me fornicado.
O que eu penso que está a acontecer é:Se estiver selecionada uma opção de ventilação (imagem abaixo assinalada a vermelho), o sistema de ventilação começa a funcionar quando ligas a viatura! No entanto, será apenas a chauffage a funcionar e para confirmar isso, basta virares a roda do lado esquerdo para a parte vermelha (ar quente) após a viatura aquecer, porque o AC só faz ar frio... mas corrijam-me se estiver enganado! Se assim for, o AC só estará efetivamente ligado, quando o ligas manualmente carregando no botão e a luz ficar acesa!Para que esteja tudo desligado, tens de rodar para o "Off", porque o sistema de chauffage/AC é manual!