Autor Tópico: Ar condicionado liga automaticamente  (Lida 26567 vezes)

Offline almostinho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio ST IV
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #30 em: 22 de Setembro de 2016, 15:26 pm »
Apocallypse, não percebi muito bem a tua questão mas a foto exemplifica o problema.

Não me "preocupa" se o AC liga quando ligo o carro, preocupa me que o AC liga e a luz do AC indica OFF.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #31 em: 23 de Setembro de 2016, 09:49 am »
O que eu penso que está a acontecer é:
Se estiver selecionada uma opção de ventilação (imagem abaixo assinalada a vermelho), o sistema de ventilação começa a funcionar quando ligas a viatura! No entanto, será apenas a chauffage a funcionar e para confirmar isso, basta virares a roda do lado esquerdo para a parte vermelha (ar quente) após a viatura aquecer, porque o AC só faz ar frio... mas corrijam-me se estiver enganado! Se assim for, o AC só estará efetivamente ligado, quando o ligas manualmente carregando no botão e a luz ficar acesa!
Para que esteja tudo desligado, tens de rodar para o "Off", porque o sistema de chauffage/AC é manual!

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #32 em: 23 de Setembro de 2016, 10:55 am »
Boas

Almostinho; pelo que disseste uns posts atrás (não o cito porque a admin pede sempre para evitarmos isso), observaste uns quantos carros como o teu, com o mesmo sistema de climatizador e verificaste idêntica situação à do teu.

A ser assim, deixa de ser um defeito, e torna-se num feitio.

Está mal na mesma, quanto a mim se o AC está ligado e existe um sinalizador que indique o AC ligado, esse indicador tem de indicar o estado em que se encontra o AC, mais daqui  a pouco temos o indicador de médios aceso e os médios desligados ou vice-versa. Qual o fabricante que diz que esta situação é "normal" ou "uma característica"? Ao fim e ao cabo é a mesma coisa, tem-se uma situação ligada sem a existência de sinalização dessa situação ligada (se calhar estará aqui uma boa base de comparação para reclamar, não?)

A meu ver o que se passa, e volto a dizer que certamente o comando do sistema de climatização é todo eletrónico e até inserido em circuito multiplexado, é que o processamento do sinal eletrónico tem um erro na sua concepção, tem um bug que lhe provoca que cada vez que é acionado o climatizador, independentemente do AC ligado ou não, do fluxo de climatização estar ou não em função de desembaciamento, liga o AC e não o sinaliza nessa situação; este a meu ver é que é o erro é o AC ser ligado por defeito e o sinalizador não depender do AC a funcionar e possivelmente só do acionamento do botão do AC.

O que o apocallypse diz sobre rodares o comutador de temperatura; mesmo com AC ligado o ar sairá quente pois a passagem do ar exterior pela conduta quente do circuito de refrigeração conseguirá vencer o frio do AC e nos climatronic os carros chegam inclusive a ter resistências para aquecerem o ar enquanto a temperatura do circuito de refrigeraçao do motor ainda não tem liquido quente.

Houve aqui umas incorrecções escritas sobre o ar para o pára-brisas e o desembaciamento dele, enquanto nos climatronic esse desembaciamento liga o AC automaticamente e ar frio nos manuais não o liga e sugere temperatura quente para o desembaciamento, basta olhar para os comutadores do foto que puseste (no entanto a utilização de AC para desembaciamento é mais eficiente devido à ausência de humidade do ar saido do AC mas nos AC manuais não liga automáticamente o AC), mas nada disto é profícuo ao teu problema; eu como já o sugeri, fazia uma cartinha, enunciava todas as situações, demonstrava a incoerência, a falta de sentido e de lógica das situações e mandava para a renault.

Os carros atualmente são construídos para andarem permanentemente de climatização ligada, por exemplo no meu captur o stop e start funciona bem mais vezes com o AC ligado do que sem AC ligado o que parece um contra senso.

Cumprimentos

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #33 em: 23 de Setembro de 2016, 11:33 am »
Eu devo andar a escrever numa qualquer língua estrangeira.
Para começar, o staff apenas recomenda que não seja citada a mensagem imediatamente anterior. Para retomar uma assunto abordado alguns posts atrás, não há qualquer problema em usar uma citação, que até serve para melhor contextualizar o que se está "discutir".
Quanto às incorrecções sobre o funcionamento deste sistema, uns posts atrás descrevi a forma como o AC liga de forma automática sem ser necessário carregar no botão. Resultam do que está explicado no manual do Megane III e da minha experiência pessoal.
Relembro que este sistema é usado em vários modelos.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline almostinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #34 em: 23 de Setembro de 2016, 12:11 pm »
Rui,

Vamos então por partes.

O que tentas fazer é "contornar" um problema.

Aceito e agradeço as tuas sugestões, foram bem aceites por mim.

Obviamente se eu nunca colocar o selector de saída do ar na posição x,y ou w o problema deixa de acontecer, mas de facto ele acontece quando está noutra selecção e é aqui que eu continuo a não perceber...e usando as tuas palavras " Eu devo andar a escrever numa qualquer língua estrangeira"

Se eu ligar o carro com o selector de saída na posição xpto o AC liga mas o sinalizador luminoso está em OFF ...
É normal? Se eu ligar o carro e os máximos ligarem automaticamente mas não tenho indicação visível que estão os máximos estão ligados, seria normal?

Seria normal eu ligar o carro e os quatro piscas activarem e o sinalizador dos 4 piscas / piscas estarem em OFF?

A questão é esta... O AC liga mas o sinalizador está OFF indica que o AC está desligado, não pode ser normal e já consultei o manual de instruções que veio incluído quando adquiri o carro e em nenhuma parte está mencionado que este é um comportamento normal.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #35 em: 23 de Setembro de 2016, 12:44 pm »
Ora bem, tal como tinha dito cá vai a descrição do funcionamento do AC a pedal da Renault.

Ao ligar o motor, se o selector da saída de ar estiver para o vidro, ele liga.
Se ao desligar o motor ele estiver ligado, quando se faz novo arranque ele liga independentemente da posição do selector da saída de ar.
Sempre que se roda o selector de saída de ar para uma das posições em que dirige ar para o pára-brisas, ele liga.
Sempre que se liga a recirculação de ar, ele liga.

Estas são as condições que fazem com que o AC ligue de forma"automática", de resto e da minha experiência só carregando no botão. A minha Sucata (Megane III) tem este funcionamento e mesmo havendo algumas coisas que não me parecem bem, são mais feitío do que defeito do sistema. Já andei num Clio IV com sistema idêntico e ainda num Dacia Sandero. Nestes 2 casos não notei qualquer diferença quando comparado com a minha Sucata.

De forma resumida, isso parece-me fornicado.

Basicamente é isto. Estas são as condições para o ac ligar de forma automática. A conclusão está no último parágrafo. Isso tá fornicado.
Aperta com os gajos que isso tem 1 problema sexual e se o AC liga e não indica que está ligado, nunca pode ser considerado feitio mas sim defeito. Feitio só o que descrevi acima.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #36 em: 23 de Setembro de 2016, 13:52 pm »
Bem!
Não vamos fazer disto uma discussão"anormal" sem necessidade nenhum porque o que pode estar aqui pode ser simplesmente más interpretações.
Não nos vamos esquecer que estamos a ler e a escrever, coisas muito diferentes de diálogo presencial.

@RUI
Na tua explicação do AC a pedal renault escreveste: Ao ligar o motor, se o selector da saída de ar estiver para o vidro, ele liga
(esta é uma das "minhas consideradas incorreções"); não conhecendo o megane III mas olhando para imagens dele com climatronic tem exatamente o mesmo botão que tem o meu no captur (diferença é megane ser bi-zona), esse botão é especifico para desembaciamento do pára-brisas; mas tens um botão que manda ar para o pára-brisas e podes ter todo o fluxo de ar para aí dirigido; deixo uma minha questão, nesta circunstância que falo, ar para o pára-brisas sem o botão de desembaciamento acionado o AC é ligado automáticamente?

Da mesma forma que escreveste:Sempre que se roda o selector de saída de ar para uma das posições em que dirige ar para o pára-brisas, ele liga.
Sempre que se liga a recirculação de ar, ele liga.

É mesmo assim? No meu climatizador não funcionam assim e se são assim no teu caso (não vou dizer que não), parecem-me maus funcionamentos, afinal que tal eu no inverno de sofagem ligada para o pára-brisas na situação de evitar embaciamento do mesmo (não estou a falar em desembaciamento, o vidro não está embaciado, só ter ar para lá dirigido que ajuda a evitar embaciamentos) e passo em local que tem pó no ar; o que faço? Seleciono a recirculação de ar para manter o ar no pára-brisas! Liga-me o AC? Não me parece "normal". No meu captur eu tenho 3 seleções de direção de fluxo de ar, cima (pára-brisas) central (peito) e baixo (pés), se tiver o fluxo de ar dirigido para o pára-brisas o AC não se me liga e se se ligasse automáticamente não me parece um bom funcionamento, então eu para ter "ar" no pára-brisas só de AC?

Agora no que respeita à situação do almostinho, o assunto do tópico; até pode ser que seja como eu disse no meu último post "feitio" mas não está bem e até poderia aqui tecer esta ou aquela teoria do porquê de não estar bem e a quê se dever tal, coisa que não vale a pena mas o que leva uma situação destas acontecer e repetir-se naquele modelo de climatizador (ao que parece) foi má equação dos argumentos de funcionamento do sistema, porque estas coisas hoje em dia são mesmo como eu digo, são todas eletrónicas e comandadas por um processador a quem foram transmitidos uns quantos argumentos de funcionamento e o problema está nesses argumentos, no caso especifico e na minha opinião são 2 situações;

É o AC ligar automáticamente, independentemente da úlitma seleção/modo de funcionamento do climatizador à entrada em funcionamento do motor do carro
E o indicador de AC ON depender da comutação feita no botão ON/OFF dele em vez de depender do AC estar ou não a funciona e a prova disso está em que o AC está ligado e não há indicação mas carrega-se no botão, a indicação aparece, o AC mantem-se ligado (quando podia entender ser comando para desligar, afinal está on e botão liga e desliga, se ligado, desligaria, não?)

Só como de esclarecimentos e para evitar "guerras"

O meu climatizadro também tem uma manha, tem o motor climatizador no zero e até aos 90Km/H manda ar para os pés, dou 1/8 da velocidade da sofagem, dirigo-a para cima ou para o centro e deixa de haver ar nos pés, passo dos 90 km/h não tenho climatizador a funcionar e o ar nos pés desaparece; que tal esta, hein?

Cumprimentos

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #37 em: 23 de Setembro de 2016, 14:02 pm »
Agora pergunto eu, onde é que eu falei em climatronic?
Onde é que falei em AC  bizona?
O que sempre falei foi sobre o sistema que o autor do tópico refere, que por acaso é igual ao do Megane III.
Eu tenho um Megane III com sistema idêntico, portanto sei do que estou a falar.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #38 em: 23 de Setembro de 2016, 15:53 pm »
E já experimentaram desligar a sofagem e o ac antes de desligarem o carro? para depois quando o voltarem a ligar a ver se o problema se mantém?

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #39 em: 23 de Setembro de 2016, 15:55 pm »
@RUI
Tudo bem.

Não deixa no entanto de ser um contra-senso porque segundo as fotos que ele postou do sistema dele o desembaciamento do pára-brisas é feito no quente e não de forma automática em modo AC, penso que não deveria acionar o AC. Se o teu AC é idêntico ao dele então terá o simbolo de desembaciamento no comutador de temperatura no quente, julgo eu, se é igual.
Mas pronto, ok; eu como disse não conheço o megane.

E seja como for continua-se a ter um sistema que tem determinado componente a funcionar e não o indica e para o desligar é necessário ligá-lo (quando está ligado) para ser possivel desligá-lo.

Isto no caso do dele, mediante aquilo que ele escreveu.
E eu admiti até "ser feitio" mas é um "feitio" com defeito porque não faz nenhum sentido.

Cumprimentos

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #40 em: 23 de Setembro de 2016, 17:26 pm »
O que eu penso que está a acontecer é:
Se estiver selecionada uma opção de ventilação (imagem abaixo assinalada a vermelho), o sistema de ventilação começa a funcionar quando ligas a viatura! No entanto, será apenas a chauffage a funcionar e para confirmar isso, basta virares a roda do lado esquerdo para a parte vermelha (ar quente) após a viatura aquecer, porque o AC só faz ar frio... mas corrijam-me se estiver enganado! Se assim for, o AC só estará efetivamente ligado, quando o ligas manualmente carregando no botão e a luz ficar acesa!
Para que esteja tudo desligado, tens de rodar para o "Off", porque o sistema de chauffage/AC é manual!

De todas estas últimas respostas esta é que me parece mais perspicaz... Será que o AC está mesmo ligado ou será simplesmente o ventilador a mandar ar frio porque o circuito ainda está frio?
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #41 em: 23 de Setembro de 2016, 17:44 pm »
Isso é um botão de impulso e a luz acende consoante o estado, se o calculador do ac, ou quem tem essa função, pode (atenção, é uma teoria) enviar o estado após receber informação do impulso (ligado ou desligado), se o ac liga de forma autónoma sem ter recebido o impulso dado pelo botão, o calculador do ac pode não enviar o estado para o botão, porque quando o inicia  já tem o ac ligado.
E nesse caso é uma falha do gajo que desenhou o calculador por não ter pensado nessa forma de funcionamento.

Agora o que é preciso saber, é se é caso único, ou se são todos assim.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #42 em: 23 de Setembro de 2016, 19:08 pm »
Almostinho... uma pergunta.

Como sabes que na situação de baixo o AC está ligado? Porque faz frio? Sentes o compressor do AC a atracar quando o carro liga? Qual a razão que te faz dizer que o AC está ligado?

Como sabes que na situação de baixo o AC está ligado? Porque faz frio? Sentes o compressor do AC a atracar quando o carro liga? Qual a razão que te faz dizer que o AC está ligado?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 19:09 pm por luisnogueira »

Offline almostinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #43 em: 26 de Setembro de 2016, 09:58 am »
O AC está ligado porque sinto o compressor a ligar.Sinceramente automóveis não é a minha área, por isso tento apenas perceber o básico.
Com o todo o sistema desligado ligo o AC e sinto o compressor a ligar, desligo o AC e sinto a desligar, ouve se bem o barulho.

A situação que apresento aqui e já apresentei à Renault é que o AC liga e o botão está off, ate porque quando carrego no botão para o AC ligar já não sinto o compressor ligado, porque obviamente já está ligado.

Isto tudo foi verificado e comprovado numa oficina da Renault.

O que me informaram tanto na oficina como por email à minha queixa foi que "É uma característica e está presente em viaturas deste modelo".

Vim aqui com o intuito de encontrar alguém que me possa confirmar se tem o mesmo modelo que eu e que o AC liga quando se liga o carro e o sinalizador está a indicar que está OFF.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #44 em: 26 de Setembro de 2016, 10:49 am »
Se efectivamente o compressor atraca, não será apenas a ventilação ligada mas realmente o AC a funcionar... o que é realmente estranho!
No entanto, o facto da luz não ligar só pode querer dizer uma coisa: o circuito eléctrico só passa corrente para acender a luz, quando o botão é pressionado.
Se é efectivamente o caso, não faz mesmo sentido ter um "AC manual" que funciona "automaticamente" sem qualquer tipo de aviso!

Sentes diferença na potência e nos consumos entre: "AC automaticamente ligado" e "AC desligado depois de pressionares o botão duas vezes"?