Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 14:46 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Ar condicionado liga automaticamente
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
3
[
4
]
5
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Ar condicionado liga automaticamente (Lida 26559 vezes)
almostinho
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Garagem : Clio ST IV
Re: Ar condicionado liga automaticamente
«
Responder #45 em:
26 de Setembro de 2016, 11:01 am »
Foi por isso mesmo que me chamou à atenção.
O carro estava a fazer consumos entre os 7,5 /9,0...
Quando percebi que tinha sempre o AC ligado ( sem ter a indicação visual que estava ligado ) e comecei a desligar o AC, ou seja, comecei a ter de ligar o botão do AC e depois desligar, o carro passou a ter consumos entre os 5.6 / 6.0.
Esta situação do excesso de consumos foi também indicada no email enviado à Renault Portugal.
PP
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #46 em:
26 de Setembro de 2016, 11:49 am »
E já experimentaste como já tinha dito anteriormente, desligar a sofagem antes de desligares o carro. depois ligas o carro com a sofagem desligada. Já com o carro ligado ligas a sofagem, para ver se essa situação fica igual, ou se fizeres esse procedimento a luz já funciona correctamente.
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #47 em:
26 de Setembro de 2016, 11:55 am »
De momento ando sempre com a sofagem sempre desligada, assim não me esqueço e não tenho surpresas nos consumos.
Eu tenho ideia que já experimentei o que disseste e acho que o AC não liga se a sofagem estiver inicialmente desligada e depois ligar. Mas isso não é o que me queixo.
Mas isso também é "enganar" o sistema...ou a anomalia...porque de facto há uma situação que me parece claramente uma anomalia que é a que eu já reportei.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #48 em:
26 de Setembro de 2016, 13:34 pm »
Se for um erro na construção do modulo, não há nada a fazer se não utilizar o mesmo da forma em como foi pensado para funcionar.
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #49 em:
26 de Setembro de 2016, 14:10 pm »
E com isso achas que é uma anomalia ou é "erro na construção do modulo, não há nada a fazer se não utilizar o mesmo da forma em como foi pensado para funcionar" ou seja, uma caracterÃstica?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #50 em:
26 de Setembro de 2016, 22:18 pm »
Se fosse só um carro a ter esse problema, ai sim podia-se considerar uma avaria ou um defeito de fabrico. Visto que não deve ser o único, pode-se considerar uma "caracterÃstica". Digamos que esse modulo está a precisar de uma actualização, pois tem um erro na concepção.
Por exemplo, alguns manuais de veÃculos ou maquinas recomendam, ou melhor impõem que se desligue o ac e a ventilação antes de desligar o motor. Alem de ajudar a poupar algum desgaste ou problema que possa existir com o arranque do motor, é mais energia que fica disponÃvel para o arranque do motor, quanto menos componentes consumirem a energia da bateria no momento do arranque tanto melhor.
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #51 em:
27 de Setembro de 2016, 10:54 am »
Camarinha, aceito a tua opinião.
Mas, o facto de estar evidenciado em várias viaturas ou mesmo em vários modelos não iliba o fabricante de ter um problema e que deve encontrar uma solução. ( Tem o caso da VW que poderia dizer que tinha uma caracterÃstica nas suas viaturas onde se descobriu a anomalia / caracterÃstica )
Quando comprei o carro não me disseram nada sobre esta "caracterÃstica" e no manual também não está nada referenciado sobre esta caracterÃstica.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #52 em:
27 de Setembro de 2016, 13:44 pm »
Como isso não causa nenhum mau funcionamento no sistema de ac, também não vão se preocupar a resolver isso, quanto muito, na próxima actualização do componente resolvem essa questão.
No manual pode não vir essa indicação, mas se calhar diz lá para desligar o ac e ventilação antes de desligar o carro, ou ligar o carro com o ac e ventilação desligados, por exemplo.
Não é defeito.... é feitio
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Localidade: quinta do conde
Captur dci110
«
Responder #53 em:
27 de Setembro de 2016, 14:31 pm »
Boas
Tenho lido este tópico e nunca mais escrevi nada mas acho que o almostinho o que tem mais é razão.
Trata-se duma
falsa
informação, trata-se de informar u utilizador de algo que não acontece, no caso informa (engana) o utilizador (condutor e... proprietário) que não tem o AC ligado e tem. Está a enganá-lo, está a provocar-lhe dano p+ois o AC ligado provoca maiores consumos e até pode provocar alterações do estado de saúde.
Isto é tudo muito bonito, somos todos muito porreiros e tal mas a verdade é que os carros são coisas caras e exige-se (deve-se exigir) que cumpram com aquilo a que se propêm, propôem-se a transportar as pessoas com temperatura de ar climatizado; muito bem; que informem que o ar está a ser climatizado, não é estar a informar que está a ser forçado quando está a ser climatizado.
Ainda que se venha por força das circunstâncias a tornar-se "num defeito" isso tem de ser comunicado antecipadamente ao consumidor, não é informá-lo depois de comprar o bem, porque o bem apesar de poder ser devolvido por força da lei devido a má descrição dele feita, não deixa de ser um trabalho a que o consumidor virá a estar sujeito bem como a todo um conjunto de procedimentos.
O que a Renault mais tem de fazer é anular o defeito.
Isto a maneira como eu vejo a situação.
Como eu já disse á uns posts meu atrás mais um pouco tenho o carro a indicar que tem as portas trancadas e afinal estão destrancadas... ou vice-versa; afnal esta situação também poderá ser considerada um defeito, certo?
Eu apertaria com eles!
Cumprimentos
Registado
almostinho
1.0 SCe
«
Responder #54 em:
27 de Setembro de 2016, 14:53 pm »
Jotaaga...eu não conseguia descrever melhor
Obrigado
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #55 em:
27 de Setembro de 2016, 17:34 pm »
Mas isso foi o que dissemos desde o principio
que não estava bem e que devia reclamar com a marca.
Tudo o resto foi a explicação para o facto da renault ter dito que aquilo era uma caracterÃstica e não fazer nada quanto a isso.
O almostinho como consumidor tem todo o direito de fazer uma reclamação formal, pois aquilo não está a funcionar como devia de ser. Agora se isso vai adiantar de alguma coisa, só o tempo dirá.
Registado
brunofig
Initiale Paris
1.0 SCe
Clio 1.2 16v
«
Responder #56 em:
27 de Setembro de 2016, 18:35 pm »
Eu não li o tópico por completo, nem sei se alguém respondeu a duvida do tópico, mas...
Nos Capturs / Clio IV, sempre que tenha a posição de desembaciar vidros posta e a ventilação ligada, ele automaticamente liga o AC (mesmo sem ter lá a indicação). Salvo erro no manual de instruções vem lá mencionado esta caracterÃstica, para ajudar a desembaciar mais facilmente.
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #57 em:
27 de Setembro de 2016, 18:55 pm »
Boas brunofig
Isso é verdade pelo menos no que toca ao captur mas só no climatizador com AC automático.
A versão aqui em causa é AC manual.
Boas Camarinha
Claro que sim que é de fazer reclamação formal.
O que a reclamação terá como de resultado final, depende da argumentação do almostinho e até onde ele for, pela minha experiência nunca dão nada até a coisa chegar a um ponto em que algo tem de dar (brejeiramente o rabito apertado ao vendedor) porque os direitos do consumidor existem e até a cuecas dizem respeito.
Cumprimentos
Registado
brunofig
Initiale Paris
1.0 SCe
Clio 1.2 16v
«
Responder #58 em:
27 de Setembro de 2016, 20:26 pm »
Eu estou a falar no AC manual.
Mesmo com o AC manual, ele sempre que está na posição "desembaciador" ele liga automaticamente. Experimentem ligar a sofagem na posição do desembaciador a ver se não ouvem o click do compressor e depois façam a experiência por exemplo com a posição "cara", ele ai já não usa o AC e nem ouvem o click.
«
Última modificação: 28 de Setembro de 2016, 00:11 am por Camarinha de Alenquer
»
Registado
jotaagá
1.5 DCi
Captur dci110
«
Responder #59 em:
27 de Setembro de 2016, 21:43 pm »
Boas brunofig se fores ver a foto que o Almostinho pôs mais atrás verás que na posição desembaciador parabrisas a comutação da temperatura está para o quente. Nos ac automáticos isso não se passa, por isso disse o que disse. Cumprimentos
Enviado do meu K013 através de Tapatalk
Registado
Imprimir
Páginas:
1
2
3
[
4
]
5
Ir para o topo