Autor Tópico: [ DIY ] Reparar Leds do Farolim Grand Scenic  (Lida 6805 vezes)

Offline PauloValente

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : grandscenic 1.5 dci & Sandero 1.2
[ DIY ] Reparar Leds do Farolim Grand Scenic
« em: 24 de Outubro de 2016, 09:24 am »
Boas a todos.
Possuo um Grand Scenic (1.5dci) de 2008 (já com os seu 230.000km feitos).

Há algum tempo, alguns leds do farolim pifaram...

A coisa foi andando até que as tantas já não tinha leds (e isto demorou se calhar 1 mês).

E começou a minha saga, retirei a ótica (a pensar que podia ser um mau contacto) e percebi que não havia mau contacto. Vi que as lampadas do pisca e etc. estavam todas ali à mão mas os leds estavam numa placa PCB inserida dentro da ótica. Passei à segunda fase, fui à renault. 240€ para o farolim completo !!??!! (suspiro). Eu pensei com os meus botões, se fosse no Dacia (o outro carro) ia ao continente e comprava uma lampada por 1€ (ou por aí).... (outro suspiro).
E eu, curioso nato e já com um cadastro muito grande de coisas abertas e reparadas (e outras destruídas) pensei, perdido por 100, perdido por 1000. Agarrei na ótica e abri um buraco pela traseira para sacar a placa dos leds. Usei para isso um x-acto (daqueles grandes) e muita paciência. Ou seja, fui passando com o x-acto sucessivas vezes até atravessar a totalidade do plastico.
De lá de dentro saiu isto:

E pensei, estou tramado. Isto são micro peças. Pesquisei pelo web e encontrei um foum da bmw e que um proprietário teve um problema semelhante. Tinha lá os passos todos para reparar a placa (a dele que era diferente). Inclusive tinha o tipo de leds e onde os comprou. E aí passei à segunda fase. Pesquisei na net os leds. Existe muita coisa. Mas como já tinha aquele modelo da bmw que era quase igual (estamos a falar de uma peça que tem se calhar 2 mm x 2 mm) arrisquei. O modelo especifico de led era da Osram e no respectivo site indicava que o led era feito para a industria automóvel, especificamente faróis. (O modelo LED Osram Opto, 4 pines, Rojo, 633 nm, 4,65 lm, 2,15 V, 120°, Serie Power TOPLED, PLCC 4, referencia do fabricante LS E6SF-V2BA-1-1)

https://pt.rs-online.com/web/p/led-visibles/6655104/?searchTerm=665-5104&relevancy-data=636F3D3126696E3D4931384E525353746F636B4E756D6265724D504E266C753D656E266D6D3D6D61746368616C6C26706D3D5E283F69292852537C5253207C52532D293F5C647B337D285C73293F5B5C732D2F255C2E2C5D285C73293F5C647B332C347D2426706F3D313426736E3D592673743D52535F53544F434B5F4E554D4245522677633D4E4F4E45267573743D3636352D35313034267374613D3636353531303426

Como podem ver os leds custam 0,25€ cada um. Os mais caro foi os portes. Comprei 25 (que era o mínimo e dá para trocar todos os leds das 2 óticas que são 24, 12 cada uma) e paguei 6€ e picos mais portes. Na Mauser penso que também os encontram.

E depois fui a um Leroy e comprei um ferro de soldar melhor do que o que tinha. Comprei um da Velleman que tem 2 potencias (30w e 60w) e o suporte para o ferro. Custo 20€. Até agora tinha um investimento de 35€ dos quais 20€ foi em ferramentas.

Comecei a dessoldar os leds, tive que usar a potência máxima do ferro (60w).
Não é muito fácil faze-lo. Para além de ser pequeno, têm 4 pernos (ou como se chama isso), dois de cada lado. Acabei por dessoldar de um dos lados e tentar com a ajuda do x-acto levanta-lo.

Depois disso era abana-lo até partir os outros 2 pernos.
A seguir é tentar retirar o máximo de solda que fica na placa assim como o resto dos pernos partidos. Para isso usei um dessoldador que chupa a solda ainda em quente.

Soldar também não era muito mais fácil. Acabei por ter de usar uma pinça. E soldei primeiro os pinos de polo positivo, ou seja, do lado direito. Se olharem bem para o led. Tem 4 pernos, 3 positivos e 1 negativo. E na placa os 3 positivos estão todos interligados. Na prática esta ligada por um + e um -. Os do lado direito, caso a solda os unisse não era grave. Foi por isso que comecei sempre pelo lado direito.
Não tinha dito ainda, com um multímetro testei os leds (tem uma função para isso). E percebi que dos 12 apenas 2 funcionavam. Os leds estão ligados em paralelo e em serie. Ou seja tem os 4 primeiros em paralelo ligados em serie a outro conjunto de 4 leds e depois a outro. Ou seja, quando se funde 1, não há stress. Se forem os 4 paralelos a linha é interrompida. Na imagem inicial percebe-se que tenho 2 da primeira linha, 2 da segunda e 1 na terceira (as linhas são verticais). Tenho também a ideia que quando se fundiram os primeiros leds, os outros estavam a prazo, pois iria passar muito mais corrente por eles.
Aqui testo a primeira linha, e só um acende.

Aqui já tinha trocado os 4 do meio

Também podem, quando já tiverem a ligação feita das series, testar a placa com um pilha de 9 volts.

Aqui já tinha todos colocados.

Acabaram por alguns ficarem um pouco tortos. Mas para mim, para quem nunca tinha soldado nada tão pequeno, achei que não estava muito mal.

Aqui voltei a por a placa na ótica. Dá para ver como fiz o buraco com o x-acto. Acabei por não abrir todo. Deixei uma pequena parte ligada que deu para levantar o suficiente para retirar a placa. Usei supercola para fixar o plástico. Há aquela da loctite (a mais conhecida) mas eu gosto muito daquela menos conhecida do Leroy marca deles e que custa 1€. E é igual ou quase igual. O importante é a composição, cola de cianocrilato.

Para ter a certeza que selava bem a peça, e porque a supercola não preenche buracos. Usei silicone.

Quando montei a ótica reparei que afinal havia ali uma referencia aos leds (tarde demais para mim, mas fica para referencia).

A ótica montada.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [ DIY ] Reparar Leds do Farolim Grand Scenic
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2016, 11:42 am »
excelente DIY :) obrigado pela partilha. Não sabia que essas scenics ja traziam farois em led... assim se poupam uns belos trocos :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2016, 11:54 am »
Muito bom post :)

Offline PauloValente

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2016, 12:37 pm »
Este modelo de carrinha (de Julho de 2008, serão portanto das últimas) tem tudo para gastar bom dinheiro.
Começou nos faróis Xenon (médios), que após um deles ter fundido percebi que eles de barato não têm nada. E de montagem também não ficam atrás. Só por curiosidade, na Nor...to iam desmontar a frente para trocar os médios. Felizmente, e por mera sorte, acabei por não trocar os médios lá (tinha marcado para o final de dia, antes da hora de fecho, eles olharam para o trabalho e disseram que era impossível naquele dia). Fui depois a outra oficina, onde consegui umas lampadas philips (caras como o catano, mesmo com um grande desconto) e onde sabiam que para aceder à ótica era pela cava da roda. (eu até fico doido com estas coisas). Tendo em conta que no meu outro carro, Dacia Sandero a gasolina, devo conseguir apanha um papel do chão, indo pelo motor com todo o espaço livre que há por alí. Na scenic, através daquele mini capot, pouca coisa se faz sem ter de desmontar metade da carrinha.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2016, 13:38 pm »
Bom diy.
Já agora acrescento umas dicas, se a placa for perfurada, ou seja, parte das pernas do led atravessarem a placa (normalmente é o mais comum), basta aquecer a perna na parte de baixo da placa e aos poucos ir puxando para cima como fizeste.
Para colocar é fácil, basta voltares a aquecer o buraco onde estava o led pela parte de baixo e enfiar a perna do led, vais repetindo a operação para as outras pernas, até estar no lugar e nem necessitas de colocar mais estanho nem nada.
Depois, é sempre bom usar acido próprio, para limpar o ferro e as zonas que irão ser soldadas, pois facilita e muito a aderência do estanho.

Para o corte e coze do plastico, podias ter usado o ferro de soldar ;) com paciência até conseguias voltar a fechar o farol completamente. Mas com essa solução já tens meio caminho andado se for necessário voltar a repetir a operação ;)

Os led são colocados dessa forma para que o consumo deles equivale a 12v, pois cada um normalmente é de 3V.

Offline PauloValente

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2016, 15:30 pm »
Neste caso os componentes são SMD, ou seja, não é perfurada (infelizmente, pois seria mais fácil se fosse perfurada). É tudo à face.
No youtube havia pessoas que usam dois ferros de soldar, um de cada lado, de modo a conseguir sacar o led sem ser a partir os pernos, pois assim conseguia derreter os 4 pernos ao mesmo tempo. De todos os aspectos desta reparação do farolim, foi mesmo o dessoldar e soldar a parte mais difícil.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2016, 16:41 pm »
Boas
Bem feito e bom DIY

O problema dos componentes eletrónicos smd não é tanto partir os pernes (no caso presente), e sim a cola porque todos os componentes smd são colados às placas e daí a dificuldade em tirá-los.

Os 60W de ferro foram mais necessários para conseguir descolar os leds (suposição minha), trabalhando em eletrónica o que posso dizer é que normalmente uso um ferro JBC de 26W e não é preciso mais. Usar 60W de potência em placas de componentes smd é um risco pois se se parte uma pista ou uma ilha fica-se pior mas está feito e isso é que importa, eu normalmente para dessoldar uso um chupa soldas que é coisa de 6 a 10€ com a ajuda de um bico metálico que tenho afiado e por vezes uso mesmo um filamento de fio elétrico.

Quando é para colar deve-se sempre usar um pouco de cola, uma qualquer que seja capaz de fixar um pouco o componente e isso diminui a situação de ficarem tortos.

Quanto aos pernes isso trata-se dum led RGB e tem os 3 pinos positivos interligados para fazer a cor desejada, cada pino faz uma cor, a azul, a verde e a vermelha, os 3 interligados a determinada tensão faz a côr âmbar no caso 2,15V, aumentando-se-lha a tensão até aos 3V deverá fazer branco.

A titulo de conhecimento e a quem interessar os outros leds (os que não têm 4 pinos) atualmente são todos amarelos à vista desarmada, na realidade a grande parte deles são azuis, o amarelo é uma camada de material amarelo que lhes pôem por cima por forma a fazer as outras cores, isto porque construir leds para a côr azul é o mais barato. Se olharem a tabela do datasheet do led utilizado verão a gama de cores que normalmente se lê quando se vê leds à venda para carros, entre 5500K a 6000K serão brancos, abaixo de 5500K serão amarelos e acima dos 6000 azuis.
Cumprimentos

Offline PauloValente

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2016, 17:58 pm »
Obrigado pelas dicas. Nunca me lembraria de usar cola, e de facto isso ajudaria bastante.
E também estava com a ideia de que 60w parecia muito, mas aquilo não derretia??!!!
Mais do que o risco de estragar a pista, estava preocupado se não estava a derreter os novos leds. Mas enfim, estão lá e funciona
Foram aproximadamente as 3h a 4h mais rentáveis que tive.

Offline S0usa

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : renault
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2016, 20:17 pm »
 Parabéns pelo excelente trabalho e pela partilha