Autor Tópico: Bateria - Cuidados  (Lida 35079 vezes)

Offline And007

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Loures
Re: Bateria - Cuidados
« Responder #15 em: 05 de Dezembro de 2016, 09:37 am »
No meu caso também aparece essa mensagem CB 'Start Stop a controlar.... -> Mandar verificar  veiculo.

Fui à Renault e disseram que a bateria estava com pouca carga, voltaram a carregar mas já acendeu novamente a luz, o meu dilema é que ele tanto acende como se desliga depois sozinha e tudo fica a funcionar normalmente. para mim não é normal, será da bateria, do modulo, o que será?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #16 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:24 am »
A bateria não gera carga por si própria, por isso precisa de ser carregada. Se fazem muito uso do S&S, gastam mais carga da bateria, se depois o tempo em que o carro trabalha entre cada ligar/desligar do motor for curto, a bateria não consegue carregar o suficiente para compensar o que gastou para ligar o motor.
O acumular desta falta de compensação de carga, vai chegar a um ponto em que a bateria está gasta e precisa de ser carregada.
Isto irá fazer com que a vida útil da bateria reduza.

Na minha opinião, se andam em percursos onde o desligar e ligar do motor é mais frequente que o tempo em que o motor está a trabalhar é melhor desactivar o S&S.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2016, 12:13 pm por Tony da Buzina »

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #17 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:32 am »
Boas

Não tenho a certeza do que afirmo mas parece-me que isso de ser necessário "dizer" ao CB que a bateria é nova é "treta".

Não faz sentido o CB do carro ter um sistema de duração temporal da bateria e por aí começar a dar mensagens de erro só porque o carro atingiu 4 anos de vida ( isso acontece nas impressoras, eu sei mas é quando atingido um determinado nº de imressões, julgo que aos carros isso ainda não chegou).

O carro não tem uma bateria "dedicada" ao S&S; o que pode acontecer é que sendo o sistema de S&S através de alternador reversível (tipo os PSA) (desconheço por completo se na renault é assim ou não), poder-se deteriorar os condensadores de auxílio ao alternador mas esses condensadores duram muito tempo, não me parece que seja por aí.
O carro tem a sua bateria, as baterias para carros com S&S são diferentes unicamente na capacidade de disponibilizarem corrente de forma um pouco diferente das outras.

Sugiro uma leitura do tópico; http://www.renaultpt.com/index.php?topic=20079.0.

Claro que as baterias com o tempo perdem a capacidade de armazenamento de carga
Claro que uma utilização "descuidada" da bateria a leva a ter um tempo de vida mais curto
A bateria, em frio, medida pode, sendo medida, ter 12,5V de tensão mas isso não significa que a sua corrente disponível seja a ideal para o S&S funcionar em condições e por aí (aí, sim) a ECU ou CB (como quiserem) estar configurada para através do sensor de carga da bateria (peça anexa ao borne negativo da bateria), dar um mensagem de erro no CB ao condutor que pode ser essa o que pelo descrito até é, pois se a bateria como disse o user "And007" (não é bond? É And? Eh eh), na renault carregaram a bateria e o carro "calou-se", passou um tempo e o carro voltou a "falar", o que s epassa é que a bateria voltou a ficar com a sua carga em baixo, mas o user chega ao carro dá à chave  e está tudo a bombar de normal, significa que para o S&S a bateria está fraca mas para o S&S funcar normalmente está "fraca" mas sem S&S também se vive e muita gente até prefere anular mesmo o S&S, veja-se o que diz o user "Kovinha", se for um semaforo de vez enquando, agora uma série deles ou um pára/arranque, epá...!

Portanto e porque isto já vai longo, deixa  bateria andar, ainda não precisas de gastar esse dinheiro, desliga o S&S no botão e se quiseres desligá-lo de forma mais definitiva, dizem os british, os italianos e o panhois que pondo um braçadeira a segurar o interruptor do capot na posição como se o capot esteja aberto o S&S fica "anulado permanentemente.

Cumprimentos

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #18 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:37 am »
No meu caso também aparece essa mensagem CB 'Start Stop a controlar.... -> Mandar verificar  veiculo.

Fui à Renault e disseram que a bateria estava com pouca carga, voltaram a carregar mas já acendeu novamente a luz, o meu dilema é que ele tanto acende como se desliga depois sozinha e tudo fica a funcionar normalmente. para mim não é normal, será da bateria, do modulo, o que será?
É exatamente esse o comportamento do meu veiculo,  And007!
Estou decidido a trocar de bateria. Na 5a feira fiz um passeio de 100km, de dia (luzes veículo e AC desligados, sofagem no mínimo), e bateria estava nos 11.3v. Fiz teste ao alternador com o aparelho, deu ok, e a bateria demorou 2 horas até atingir carga completa!
Desde 5a. Feira que a 'chave e aviso' não aparece, mas penso que deve voltar a acender hj ou amanhã..
Vou comprar uma bateria AGM de 70ah da Bosch (acho que é a S5).
Tenho depois de ver como se comporta, e peço a Deus que não seja algo mais complicado, dado que bateria vai ficar pelos 140€..
Resta saber tb se é preciso, como me foi inicado, ligar o carro á maquina para registar que a bateria foi mudada.
É neste ponto que me baseio na obsolescência programada, como disse o carro pega bem, sem stress algum, apesar de já se ter descarregado algumas 3 vezes - luzes acesas toda a noite..
Deve ter alguma programação na centralina para ser substituída  (no manual refere isso mesmo - deve ser trocada aos 60 MK ou 4 anos..)

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #19 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:49 am »
Obrigado jotaagá pelo teu comentário ;)
Já tinha seguido o assunto do teu link.

Acredito mesmo que  a ECU tenha essa configuração pré programada.. trabalho com muitos equipamentos electrónicos onde é possivel programar um alerta atingidos determinados parâmetros, que no meu trabalho será por horas de serviço ou meses desde fabrico..
Mesmo desligando o SS no botão aparece-me na mesma a info de verificar veiculo no CB! E nos meus percursos é raro o SS ter sido chamado a intervir..

Obrigado pelo esclarecimento, em parte confirma o que já suspeitava.. acrescento mais info após experiência da bateria nova.

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #20 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:56 am »
@CarM
Boas
Há baterias idênticas em carga e qualidade mais baratas.
Dizes que a bateria demorou 2 horas a carregar completamente????
As baterias quando colocadas à carga num carregador devem ser carregadas a 1/10 da sua capaciade (70 Ah = 7 A) e durante 10 horas

Pois foi precisamente esses esquecimentos de luzes acesas, rádios a bombar "tempos esquecidos" com motor desligado e outras possíveis situações que deterioram o tempo de vida das baterias mais do que a sua duração natural.

O livro do carro indicar 60000 kms ou 4 anos é "marketing" se a bateria está boa porquê mudar? E de certeza que não há nenhuma "jogada de bastidores" para a esses kms ou esse tempo a bateria "morrer" e ter de se pôr uma nova.

Penso eu de que...!

@ CarM
Conheço essas configurações também, por isso enunciei a situação, o erro não te aparece porque o erro tem de ser apagado.
Quando foste à Renault, eles só carregaram a bateria ou apagaram o erro mediante software ou procedimento nos botões do condutor para o CB? É que às tantas, da mesma forma que há um procedimento via esses botões do CB para apagar o aviso de revisão, também pode haver um procediemnto para apagar essa mensagem de erro.

Cumprimentos

Cumprimentos

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #21 em: 05 de Dezembro de 2016, 21:06 pm »
O erro desaparece naturalmente, e assim reaparece. Quando desligo a bateria para a recarregar o erro é "apagado".
O meu carregador é eletrónico, não me permite ajustar Amp, quando atinge os 13v mantém os mesmos até o desligar (modo manutenção). No modo de carga tem 2 leds, um diz charging outro diz charged.
Quanto a baterias mais baratas, a verdade que onde me 'abasteço' de material só vendem baterias Bosch e fazem um desconto bastante simpático,  fica a metade do pvp (53%)
No entanto... devo me manter pelas caracteristicas atuais (VRLA - AGM) ou outra bateria com ah idênticos tambem serve?? A diferença é imensa :(

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 01:48 am por Tony da Buzina »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2016, 01:50 am »
As baterias para carros com S&S são diferentes das normais, por isso, mais caras.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #23 em: 06 de Dezembro de 2016, 09:04 am »
É isso. S&S é o certificado de aforro do futuro.. Poupamos (supostamente..) no consumo, para depois aplicar essas poupanças na loja das peças na compra de uma bateria que chega a ser 1/3 mais cara que uma bateria comum com a mesma Ah..

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #24 em: 06 de Dezembro de 2016, 09:22 am »
Eu prefiro gastar mais 0.2/0.3L aos 100 do que depois ter de dar cento e tal € por uma bateria... Sa***a a poupança do combustível :P

Para além de muito mais cara, tem uma duração da treta!!!!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #25 em: 06 de Dezembro de 2016, 10:20 am »
Lá está, têm muito a ver com a solicitação de carga À bateria. Se colocarem uma bateria normal num carro com S&S, ao fim de pouco tempo andam a empurrar o carro para ele pegar  :laugh: Alias, nem precisa ser S&S, basta fazerem uma condução semelhante num carro normal  :wink:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #26 em: 06 de Dezembro de 2016, 12:17 pm »
Boas
Vou tentar "trazer alguma luz à questão" e aos vários intervenientes.
@CarM
Não vais levar a mal mas esse carregador "eletrónico" que tens, eu sei que é dificil arranjar um à "antiga Portuguesa", deita-o fora.
Desculpa a franqueza mas estou mesmo a ser-te franco, isso não presta, pura e simples; desenrasca? Sim, desenrasca! É mesmo para o "deitares fora"? Nâo mas assim que possas poe-no de parte.
Nenhum carregador de baterias desses carrega uma bateria em condições e nenhum carregador digno desse nome mede a carga da bateria pela tensão.
O que os carregadores medem e carregam com base nisso é a corrente que lhes falta, se por acaso já algum dia reparaste nos carregadores das casas de baterias eles numa determinada hora têm um valor e passadas umas horas têm um valor inferior, ou seja, a bateria deixou de puxar aquela determinada quantidade de corrente e passou a puxar uma corrente inferior, falta-lhe menos corrente ou então têm cores vermelha, amarela e verde, sendo que a vermelha é "total" falta de carga e a verde o inverso claro (o meu, construído por mim bomba assim)
Esses 13V não querem dizer nada de muito especifico, queres a demonstração prática? Quanto mediste de tensão na tua bateria? O carro não pega bem? Em teoria uma bateria tem de tensão máxima 13,2V; 2,2V por elemento, são 6 elementos; como disse um dia o Guterres... é fazer as contas. (Nunca encontrei nenhuma bateria a dar de medida 13,2V, nem acabadas de formar e carregadas de seguida, ou seja, 0 kms mesmo)
Bateria para o teu carro! Sendo um Clio (julgo eu) com AC, o que deve trazer de origem é 60 Ah e carga máxima de 600A; é por aqui que te deves guiar, já por isso eu falei numa outra resposta em 70Ah que julgo ser um valor ao qual podes ir (70Ah e 700A), normalmente a corrente a máxima duma bateria é 10x mais que a corrente horária, o que vai dar a uma outra conversa minha de 10 horas a bateria a carregar a 1/10 da sua carga horária, está tudo ligado.
Claro que estes tempos vão dar sempre à corrente em falta na bateria e no teu caso a corrente em falta é pouca, tanto que o carro pega bem, certo!
E bosch, tudor, autosil e outras marcas, até mesmo as linhas brancas das marcas (sparks e outras) são todas baterias boas, muitas vezes é uma questão de "sorte", conselho de compra (agora é que vão ser elas), compra com manutenção, uma bateria com manutenção, a cada 2 ou 3 meses vemos-lhe a água, acrescentamos se for necessário e a duração delas chega a ser o dobro, sendo cuidadas claro.
O S&S tem as suas virtudes, tem os seus defeitos, como tudo tem de haver uma utilização assertiva da possibilidade, em vias de semáforos seguidos e sequenciais, em pára arranque isso é para desligar.

@Kovinha
Não posso deixar de concordar com o que dizes mas também não posso deixar de discordar (nim não é?), são opções, o preço das baterias tem na maior parte das vezes em não sabermos o que queremos comprar, 1º- não se deve comprar baterias nos supermercados, incluindo norauto, precision, midas, etc; não se sabe há quanto tempo está aquela bateria em armazém (a não ser que tenham o tempo de armazém e data de fabrico, aí...!), da mesma forma que comprá-la via net vai dar às mesmas ou pior ainda, o melhor é comprá-las nas lojas gerais de baterias e chegar lá e dizer quero esta bateria ou aquela bateria ou com estas caracteristicas; não é chegar quero uma bateria para o clio, tem ac e S&S e o vendedor pensa lá para ele; ah tem isso tudo?! Ok, então tenho aqui esta xpto que isto é mesmo o top e tal; ah mas essa cara e tal, não tem mais barata? Tenho aqui esta que tambem é uma boa bateria e arriscas-te a trazer a maior rasqueirce que ele lá tem a vender e muitas vezes o que é barato..., sabes o resto.

@ Tony da Buzina
Palavra que não entendo o que dizes;
"Se colocar uma bateria normal num carro com S&S, ao fim de pouco tempo ando a empurrar o carro para ele pegar"
As baterias para carros com S&S são baterias normais, só são heavy duty (daí terem a denominaçao EN que é o que significa, heavy duty), precisamente para poderem disponibilizar corrente de forma franca e num curto espaço de tempo quando necessário. Sugiro ler sobre sistemas S&S, o da PSA (desconheço se o da Renault já é assim) por exemplo nem utiliza o motor de arranque para  S&S, é o alternador e logo aí o exigido à bateria é bastante menos (atenção que há carros que utilizam o motor de arranque e aí o exigido à bateria é muito); isto por um lado.
Por outro lado, sendo que o sistema S&S está sempre a monitorizar a bateria (basta ver o caso do CarM e daí ele ter o aviso no CB), ele logo vai detetar que a bateria não está a poder debitar a corrente necessária e aí anula-se, portanto ficar a "empurrar o carro", não é que não possa acontecer mas talvez seja um "exagero exagerado", se é que em faço entender.
A parte de nem precisar de ser S&S e bastar fazer uma condução semelhante num carro normal; não percebo o que queres dizer com tal, desculpa, não me faz sentido.

Cumprimentos, espero ter em algo... ajudado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #27 em: 06 de Dezembro de 2016, 13:02 pm »
 :laugh: A tua resposta é mesmo lol :laugh:

Só demonstra a falta de português....

Vejamos...

"As baterias para carros com S&S são baterias normais, só são heavy duty" Em que é que ficamos? são normais (comuns) ou são heavy duty? Se é uma coisa, não é outra.

Sabes o que é uma Hipérbole ? Acho que todos perceberam isso ;) Num carro com S&S se a bateria estiver fraca o carro não desliga, se o ac estiver ligado, o carro não desliga, e por ai fora.
Mas quando se pára o carro para irmos À nossa vida, a mesma não se auto-recarrega, por isso, se na próxima viagem tiver o mesmo desempenho de carga, o nível de descarga irá sempre aumentar, o que irá fazer com que a vida útil da bateria diminua. Ou não???

"A parte de nem precisar de ser S&S e bastar fazer uma condução semelhante num carro normal; não percebo o que queres dizer com tal, desculpa, não me faz sentido." Então passo a explicar, pega num carro normal, e vai para a cidade em hora de ponta conduzir, e sempre que tenhas que estar parado mais de 5 segundos, desliga o carro. Depois diz-me se chegas ao destino  :laugh:

Seja por motor de arranque, alternador, ou outra coisa qualquer que consuma corrente eléctrica, se o numero de solicitações seja superior À capacidade de carregamento, a bateria vai sempre ficar mais descarregada, e ai não há milagres, ou a bateria também carrega enquanto o carro está desligado??  :laugh: :laugh:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 13:05 pm por Tony da Buzina »

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #28 em: 06 de Dezembro de 2016, 13:49 pm »
@jotaagá

Gosto dos teus posts, confesso.
Eu bem sei que aquela cagada  em 3 tempos a que chamo erróneamente carregador não vale nada.. Não o comprei para um efeito pleno, mas para o desenrasque mesmo! (Se bem que foi bem caro e podia ter comprado um Carregador á séria por mais uns tostões..)
Antes, os meus grandes amigos dos desempananços eram 2 cabos de 5mts×12mm  com pinças como deve ser 'à homem' que tiraram muita gente da estrada -> curiosamente, nunca ne serviram para nada, pessoalmente.. construídos por brincadeira e tempo..
Então aquilo serve para aquilo que motivou a sua compra, e já ressuscitou umas quantas baterias mortas (uma delas tenha 1,5v!!).
Não sendo a minha área profissional, nem espero ter stresses destes muitas vezes na vida, não penso ter um Carregador a curto prazo, mas isto nunca se sabe.. Também não esperava dar uma 'fortuna' por uma bateria agora, vá-se lá ver a ironia das coisas..

Adiante. O meu problema com a ECU é que aquilo alterna com 2 erros e sempre com a bateria abaixo dos 12v:
1." start stop a controlar ->verificar arranque subida ->verificar controle estabilidade->verificar controle anti patinagem -> verificar travões , e fica com 2 sinais acesos: chave de ferramenta e controle anti patinagem. (Neste aviso, penso que a ECU esgota o léxico com que foi programada..)
2. "Start stop a controlar -> mandar verificar veículo. Só fica a chave de ferramentas acesa.

Falta a m3rda do aviso : verificar bateria.. Mas isso é pequenino para os eng. da Renault, é sempre bom complicar a coisa..
 Estas anomalia não são, portanto, permanentementes. Como a chuva, por estes dias  vai e volta, conforme a voltagem da dita.
Dica: durante a função "start stop a controlar" é embraiar logo, passa-lhe logo a tendinite, fica tudo 5*.
Bateria já comprada, ainda não instalada. Foi 'feita' hoje, ácido posto na hora. É uma bosch s4E08 e saiu com um desconto bem simpático, já que é animal para custar pvp 173€!!! Nem todas as marcas têm baterias para SS (são especiais, não há  volta a dar) e onde comprei só vendiam Bosch com essa particularidade.

As razões da troca são algumas: ando farto de ver, nestes últimos 15 dias, o CB a dar luzes e avisos (ainda falta para o Natal!!), o €€ que se paga para ligar o Clio ao Clip ou sistema de leituras de erros da ECU, e os maus tratos que este desgraçado acumulador levou ao longo de 3 anos e meio.. Já teve a sua dose de descargas por luzes acesas e esteve parada, por 2x, cerca de 2/3 meses na rua, 1 delas no inverno.. portanto, apesar de pôr o carro a trabalhar sem espinhas, longe irão os seus dias de Varta..err.. Glória, e assim como sua capacidade de aceitar carga nas melhores condições.

Já ando na *net á procura de como desativar assim mais em definitivo o SS.
Curiosamente, e nem de propósito, encontrei outros DIY para o clio, ativar no painel rádio o modo eco com info. temp. nesse ecrã, algo que já tinha visto e quero.

Quem souber como desativar conscientemente o bendito SS, que se chegue à frente se faz favor.. no feriado vou manter o interruptor do capot em aberto, para ver no que dá.. obg a todos.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #29 em: 06 de Dezembro de 2016, 15:03 pm »
Boas
@ Tony da buzina

Olha, não querendo entrar em qualquer tipo de esgrimanço argumentativo mantenho tudo aquilo que disse, o teu Português não é de todo, naquele teu comentário, esclarecido o suficiente para se perceber de forma "pacifica" o que queres dizer e daí o meu "não entender".

Baterias "heavy duty" são baterias perfeitamente normais e muito antigas de existência até se queres que te diga, ainda não havia carros com o sistema stop e start que é assim o nome correto e não start e stop, já havia baterias heavy duty.

E não é a questão da bateria ser ou não heavy duty que faz dela uma bateria "anormal", nem vou mais dizer seja o que for sobre isto, até agora tive na minha vida 13 carros e sempre que lhes comprei baterias, foram sempre heavy duty!

Os carros ainda que o S&S não entre em funcionamento, o alternador está a carregá-la (excluindo avaria do alternador)

Uma bateria dum carro que esteja em condições normais, após 10 a 15 minutos em funcionamento normal (ralenti) do arranque do motor regressou ao nível de corrente existente ao momento do arranque, se numa viagem de 10 minutos a bateria não recuperoou totalmente mas passados 30 minutos faz uma viagem de 25 minutos, acabou de recuperar que lhe faltava e recuperou o que gastou no ultimo arranque.

A vida útil duma bateria diminui até pelo tempo em armazém, quanto mais por outros factores; isso foi por mim bem estabelecido até na sugestão de preferência ao local de compra .

E sobre andar num carro sem S&S a simular S&S (coisa que não faz o mínimo sentido mesmo os mais atentos ao consumo e confesso-me como tal em carros sem S&S só o fazia em filas... paradas até esquecer), vai dar outra vez aos sistemas de S&S. Como posso eu simular por exemplo o sistema dos PSA? Que até pelos vistos (não tenho confirmação por parte da Renault) até já é copiado por outras marcas (bmw por exemplo).

Sabes acaso de quanto é o valor dos condensadores de arranque ao alternador dum sistema destes? 5V! São 5V, não 12V e são os condensadores os responsáveis por darem o arranque ao alternador e o resto é a reversabilidade dele próprio a trabalhar, gastará bateria? certamente que sim! Qual será o nível de corrente de bateria exigido? Bastante menos também comparativamente à utilização da bateria nos sistemas S&S através do motor de arranque, o alternador rodando "auto-alimenta-se", a "necessidade" da bateria vai dar à situação de a bateria sendo um circuito tanque tem muito mais capacidade absorvente da corrente gerada pelo alternador, retirando-lha assim.

A capacidade de carregamento duma bateria vai dar sempre ao seu eletrólito (água + ácido sulfurico), daqui eu ter "aconselhado" bateria com manutenção, porque nos aquecimentos devido à corrente e às cargas há a tendência do eletrólito evaporar e o que mais evapora é a água ( o que é que eu disse sobre 2 ou 3 meses de intervalo ver o nível e repor?)

Não vejo onde exista assim de forma tão explicita a minha "falta de Português"

Mas pronto, siga, julgo termos ficado esclarecidos, eu pelo menos espero que sim.

@ CarM
Já te dei uma solução para desativares permanentemente o S&S (atenção baseado no que dizem os francius (os 1ºs a dizer tal), os panhois e os italianos) que é meteres uma braçadeira de plástico, daquelas "rec rec" ou "de serrilha", como preferires a manter o microswitch do fecho do capot na posição de aberto, é uma chave de bocas 13mm, 2 parafusos, sacas o fecho e está lá agarrado o microswitch (a braçadeira mantm o microswitch premido na posição de capot aberto)´.

Agora atenção, esse microswitch tem ação direta no alarme do carro, se o tiver; portanto se tens alarme de origem no teu renault e se ligas o alarme ele vai dar sinal de capot aberto da mesma forma que se o teu CB (acho que não dá, pelo menos no meu captur não dá que já testei) der mensagem de capot aberto, irás ter essa mensagem.

De resto Cumprimentos a todos