Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 15:27 pm
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
DICAS SOBRE INJECTORES
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: DICAS SOBRE INJECTORES (Lida 18103 vezes)
laguna1994
1.2 TCe
Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
DICAS SOBRE INJECTORES
«
em:
30 de Outubro de 2009, 18:17 pm »
PORQUE É PRECISO LIMPAR OS INJETORES?
Os eletroinjetores, também conhecidos como bicos, são pequenos componentes de acionamento elétrico responsáveis pela dosagem do combustível. E, apesar de pequenos, são de grande importância para o correto funcionamento do motor.
Mas para que o motor funcione realmente bem, é preciso que o combustível seja injetado no formato de minúsculas gotículas. Isso exige que os orifícios na extremidade do injetor sejam muito pequenos. Tão pequenos que uma simples sujeira, da espessura de um fio de cabelo, pode obstruí-los.
Essas impurezas entopem, total ou parcialmente, os injetores prejudicando a vazão do combustível para o motor. Isso acarreta aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.
Mas afinal, de onde vêm as impurezas? A resposta é: do próprio combustível !! Isso mesmo, o maior inimigo do injetor é o combustível que você usa no seu carro. Não. Não estamos falando de combustível adulterado. Estamos na verdade nos referindo a um resíduo existente na composição da gasolina nacional conhecido como Goma é o principal responsável pelo problema.
A Goma é resultante de deficiências no processo de destilação da Gasolina, e quando exposto às altas temperaturas no interior do motor transforma-se em Borra, que é aquela incrustação escura que você observa na extremidade do injetor.
Observe que a Goma está presente tanto na Gasolina Comum, quanto na Aditivada. Portanto, o correto é realizar, de forma preventiva, a limpeza dos injetores por ultra-som a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Não podendo esquecer também do cuidado com a qualidade da Gasolina utilizada, além de substituir o filtro de combustível regularmente.
Registado
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!
laguna1994
1.2 TCe
Re: DICAS SOBRE INJECTORES
«
Responder #1 em:
30 de Outubro de 2009, 18:18 pm »
QUAL A LIMPEZA DE INJETORES INDICADA?
Muita gente afirma que existem três tipos de limpeza de injetores...na verdade, existe apenas uma.. as outras devem ser consideradas como descarbonizantes.
Existe uma limpeza química feita com um produto pressurizado que é ligado ao motor, substituindo o combustível. O carro fica alguns minutos queimando esse produto. O solvente existente nessa limpeza retira as incrustações de carbono dos injetores lançando diretamente no motor. O nome desse serviço não é limpeza de bicos, mas sim, limpeza química pressurizada ou descarbonização pressurizada.
A desvantagem é que toda impureza retirada dos injetores é lançada diretamente no motor, além do solvente retirar incrustações e borras das paredes dos cilindros e cabeça do pistão lançando no diretamente no catalisador e sensor de oxigênio, danificando-os.
Apesar de rápido e prático não recomendo esse tipo de serviço. Além do que, caso haja um problema em um dos injetores não podemos identificar, pois os mesmos estão montados no motor.Há também a "limpeza de bicos" com produtos no tanque. Esse tipo de limpeza possui solventes e detergentes que começam a agir ainda no tanque de combustível, removendo os resíduos de suas paredes internas. O problema é que a sujeira será aspirada pela bomba de combustível, e lançada para o filtro de combustível, obstruíndo-o.
E assim como a descarbonização pressurizada todas as impurezas são lançadas no motor, afetando o sensor de oxigênio e catalisador.
Já na limpeza por ultra-som os injetores são retirados do carro e montados em buretas de vidro utilizando um solvente. Essa situação simula o funcionamento dos injetores no veículo permitindo uma análise do leque formado pela injeção de combustível e a vazão, em mililitros, de cada injetor. Esse teste permite ainda verificar se há gotejamento dos injetores. Após essa análise, os injetores são instalados em uma cuba onde ficam pulsando, estando parcialmente cobertos por um detergente. No fundo da cuba um cristal piezo-elétrico que gera uma certa frequência de vibração, produzindo um ultra-som que quebra os resíduos de carbono no interior dos injetores.
A vantagem desse serviço é que além de limpar realmente, lança os resíduos no interior da cuba e não no motor. Esse eu recomendo.
Registado
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!
laguna1994
1.2 TCe
«
Responder #2 em:
30 de Outubro de 2009, 18:28 pm »
PORQUE É PRECISO FAZER A LIMPEZA DOS INJETORES?
Participo de alguns Fóruns sobre mecânica na internet e as questões levantadas foram as mais diversas: “Injetores não precisam ser limpos”, “ os injetores são auto limpantes”...Aproveito esse Post para esclarecer algumas dúvidas.
O primeiro ponto a ser esclarecido é se os injetores sujam ou não. Algumas pessoas não acreditam na necessidade de realizar uma limpeza por afirmarem que os injetores não acumulam sujeira. Mas, afirmo, por experiência própria, que qualquer injetor está sujeito a obstrução causada por detritos e impurezas.
Isso ocorre porque a gasolina é composta por partes leves e pesadas. Ao se desligar o carro, a maior temperatura do motor é atingida, já que a bomba d´água não está mais funcionando, muito menos a bomba de óleo. Uma pequena quantidade de combustível fica alojada entre a sede do injetor e a agulha. Em função da temperatura elevada, a parte leve da gasolina evapora restando a parte pesada, que é composta pela Goma. Ou seja, cada vez que você desliga o carro, uma pequena quantidade de resíduo está se acumulando no interior do injetor.
Se você ainda tem dúvidas, faça a seguinte experiência: em uma oficina especializada solicite o serviço de limpeza dos injetores utilizando ultra-som. Antes da limpeza propriamente dita, os injetores são retirados do motor e instalados em buretas de vidro que permitem a verificação da vazão, estanqueidade e direcionamento do jato. Desse modo é possível aferir a diferença no volume de líquido entre cada um dos injetores.
Em seguida os injetores são imersos em uma cuba ultra sônica, estando parcialmente imersos em um solvente específico, durante aproximadamente 20 minutos. Ao final da limpeza a verificação nas buretas pode ser repetida e o ganho em vazão e o melhor direcionamento do jato tornas-e visível !
Registado
pako
1.0 SCe
«
Responder #3 em:
31 de Outubro de 2009, 13:40 pm »
caro amigo laguna1994...
dizes que a melhor maneira de se limpar injectores é a utilização do metodo de ultra-sons, nunca ouvi falar sobre isso, nem tenho conhecimento de pessoas que já o tenham feito...
mas eu até estou curioso e estou a pensar em limpar os da minha carrinha,
existe alguma oficina que tenha esse tipo de limpeza, tipo bosh ou outra? e já agora preços para essa operação...
obrigado abraços
Registado
laguna II 1.9 dci break 120cv
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #4 em:
31 de Outubro de 2009, 14:14 pm »
a audi faz isso ( ultrasons ) nos injectores de motores PD
Registado
splash
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
06 de Outubro de 2013, 20:27 pm »
Conhecem alguma oficina de confiança que faça a limpeza por ultra-som na zona de Braga?
Sabem se a bosh ou a feuvert fazem?
E preços?
Carro: renault megane II fase II break 1.5dci 86cv
Obrigado
Registado
MaNeL
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Viana do Castelo
Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
«
Responder #6 em:
23 de Outubro de 2018, 22:14 pm »
não encontrei um tópico com exatamente o tema que eu quero mas este assemelha-se...
estava a pensar fazer uma limpeza aos injectores por ultrassons à minha laguna (2.0 dci 150cv) por excesso de kms, percursos cursos e porque num diagnostico que me fizeram numa oficina dizia que tinha um injector marado e outro a caminhar para lá. segundo eles problemas na compensação. relembro que nunca deu erro de injeção, apenas muito ocasinalmente custa a pegar e parece que final a trabalhar a 3 cilindros uns 2/3segs. as velas são das rápidas mas só ao final de muitos quilometros é que foram correctamente programadas... quando custa a pegar faz um pouco de fumo branco.
a minha surpresa foi quando estive a ver no dialogys sobre os injectores o que refere precisamente na parte que concerne à limpeza do injector:
que tem a dizer sobre isto?
Registado
Clio mk3 dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6300.0
----- Laguna Break mk2 ph2 2.0dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15075.0
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #7 em:
24 de Outubro de 2018, 16:09 pm »
Podes é mandar trocar os bicos dos injetores, se a avaria nao for eletrica podes. Gastas á volta de 350€ , o senão é se depois de levar bicos novos a bomba injetora se aguenta a debitar o que eles pedem.
Registado
MaNeL
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Viana do Castelo
Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
«
Responder #8 em:
24 de Outubro de 2018, 19:17 pm »
se ela não aguentasse já teria que dar erros agora não?
e sim, trocar os bicos seria solução se mesmo com limpeza ficasse igual...
a limpeza por ultra sons aqui na zona fica em 20€ + iva + desmontar e montar... mas se não é recomendado...
desmontar e montar neste motor parece fácil (acho que só nas traffic etc é que dá raia...)
«
Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 19:20 pm por MaNeL
»
Registado
Clio mk3 dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6300.0
----- Laguna Break mk2 ph2 2.0dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15075.0
Imprimir
Páginas: [
1
]