Boas
Eu tenho aqui uma desconfiança em relação a este problema mas gostava de ter mais umas opiniões.
O meu Clio 3 TCE de 2007 perdeu cerca de meia vareta de óleo em 2000km, ele já tinha dado uns avisos mas um consumo destes é inédito.
Hoje pus-me a pesquisar um pouquinho, andei debaixo do carro a ver se havia fugas, retirei o resguardo e nada, tudo sequinho.
Da parte de cima idem aspas nem sinal de óleo.
Tirei o tubo que vai do filtro de ar para o turbo e apenas havia uma pequena humidade de óleo, residual mesmo.
Tirei as velas e verifiquei que têm todas um aspecto normal, sem indÃcios de queima de óleo apenas aquela fuligem cinzenta nos pólos e uma fuligem um pouco mais escura na base mas nada que indique estar a queimar óleo.
Por fim fui ver o escape e notei que a fuligem vinha um pouco húmida... e quanto mais para o interior do escape mais húmida ela era. Pedi que dessem umas acelaradelas enquanto via o escape e não deita qualquer cheiro ou fuma mas... "cospe" oleo com fuligem. O chão por baixo da saÃda do escape ficou todo salpicado e nota-se bem no chão as pingas de fuligem rodeadas por uma maior de óleo com um aspecto quase saÃdo do bidon.
Isto só pode querer dizer que tenho um problema no turbo na turbina dos gases de escape certo? Alguma ideia do que poderá ser?
Cumprimentos