Autor Tópico: Clio 1.4s energy custa a pegar a frio  (Lida 3763 vezes)

Offline Wumpe

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
Clio 1.4s energy custa a pegar a frio
« em: 02 de Dezembro de 2016, 22:29 pm »
Boas malta o carro é um Clio 1.4s de 93 monoponto
Estou com um problema que é,  sempre que ligo o carro de manhã ou passado umas 3 ou 4 horas desde a última vez que o carro parou, tenho que estar ali uns 10seg a dar à chave e a dar cheirinhos no acelador para o gajo pegar. Pega sempre passado este procedimento, mas depois o carro parece que quer morrer ao relamtim, tenho que lhe dar umas gazadas até  às 3mil rotações e ir descendo gradualmente para ele aquecer suponho eu, isto dura para aí 2minutos a aquecer para o carro não ir abaixo em ponto morto . Outro sintoma é que depois de arrancar sinto uns soluços ou engasgoes ao de leve. Às vezes em andamento e com ele a quente sinto e acho que só acontece em segunda os mesmos soluços, coisa subtil mas sinto que ele demora a desenvolver mais do que normal.
Já tive um problema neste carro que demorava a pegar a frio e a quente não pegava enquanto a temperatura não chegasse a meio.  Entretanto levou motor de arranque novo mas a frio o problema mantém-se, o meu mecânico disseme que era uma agulheta que quando se liga a chave não abre totalmente mas com o acelerador ele ia lá e não valia a pena trocar a peça mas isto é irritante,10seg... O motor de arranque tem força, a bateria parece normal... só de dizer também que este carro à cerca de 3 ou 4 meses levou junta nova, bomba de água, correia, velas e filtros mais óleo . O motor de arranque foi substituído um mês depois.
Outro problema que tenho notado e aparte, é que as mudanças custam um pouco a entrar, parece que sinto a engrenagem, só  acontece com a 1° e 3°, com o carro quente o problema desapecer ou suavizar.
Alguma ideia? Agradecia a vossa ajuda, já gastei uns valentes trocos neste carro.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Clio 1.4s energy custa a pegar a frio
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2016, 19:01 pm »
Bom, parece-me a  idle air control (ou IAC) entupida... Esta colocada no corpo de admissão.  Dá uma limpadela nisso, há tutoriais em vídeo, com spray limpa-carburadores diretamente pela cx do filtro de ar (após o filtro/tirando o filtro) ou diretamente para o corpo de admissão, durante 1/2 minutos,  com o motor a trabalhar aí às 3000 rpm. Já tive de fazer algumas vezes.. fica bom por um tempo, até... voltar a repetir a operação. Eu uso da Motul e custa +- 25€ cada lata mas aquilo traz bastante produto..

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2016, 13:11 pm »
Existe um diy que fala num problema semelhante, verifica se os sintomas são os mesmos.

Offline Henrique Moreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Garagem : nenhum
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2016, 17:45 pm »
o 1.4s não é a carburador duplo?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2016, 21:08 pm »
Se é monoponto, não é de carburador. ;)

Offline Henrique Moreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Garagem : nenhum
« Responder #5 em: 06 de Dezembro de 2016, 14:53 pm »
Pois daí ter feito a pergunta, o clio 1.4S só veio a carburador duplo, o rti é que é injeção, pergunto isto pois o problema pode variar de acordo com o tipo de admissão do combustível, digo eu...
Era só para esclarecer bem o problema.