Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 62061 vezes)

Offline fma_dias

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Megane IV ST Intens 1.2 130 cv
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #150 em: 02 de Março de 2017, 01:19 am »
Boas, como disse na minha apresentação desde o inicio do mês que tb adquiri uma megas 4 TCE Intens 1.2 130 cv. Até agora com cerca de 1000 Km os consumos mistos rondam os 8 L. Em estrada nacional e AE os consumos são bem agradáveis para o veiculo em questão. Já em cidade nota-se um aumento significativo das médias. Pelo que noto mesmo em cidade em 5ª (sempre que possível) faz baixar o consumo significativamente. Não estou desiludido mesmo tendo vindo de um diesel 1.6 109 cv (Ford focus). A carrinha é muito suave de se conduzir, e até tem prestações bem agradáveis, tinha algum receio.

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #151 em: 02 de Março de 2017, 12:18 pm »
Também eu estou a ponderar a compra de uma Mégane ST 1.2 TCE 130cv com caixa EDC.

Contudo, a outra opção em cima da mesa é a Pug 308 SW 1.2 THP 130cv.

Relativamente a este último só ouço maravilhas do motor, em como é muito disponível logo desde baixos regimes.

No que diz respeito ao Renault, o que leio é que é meio pastelão principalmente em baixas, chegando mesmo a ler que não se percebe onde estão os 130cv.

Tenho experiência com o 0.9 montado num Captur e é um motor que não me satisfaz minimamente, muito por culpa da rapidez com que a rotação sobe...

O que me deixa com algum receio com o 1.2 TCE.

Venho de um 1.2 TSI que se mexe maravilhosamente bem e com a subida de segmento queria também ganhar mais motor e não ficar na mesma ou pior.

Gostava de experimentar um, mas como devem imaginar em Portugal é quase impossível, os carros de teste são todos diesel.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk

« Última modificação: 02 de Março de 2017, 12:52 pm por Tony da Buzina »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #152 em: 02 de Março de 2017, 13:01 pm »
Os motores a gasolina são mais rotativos que os diesel, por isso é natural que só a uma rotação mais elevada é que se note mais força.
Já vi por ai muito comentário de pessoas a querer que um carro a gasolina tenha o mesmo desempenho a baixas rotações tal e qual como um diesel. O que é praticamente impossível, pois a rotação em andamento normal de um diesel é pouco mais que a rotação ao relantim de um carro a gasolina.

Contudo, uma boa conjugação de caixa e aceleração adequada, consegue-se ter bom andamento quer em baixas rotações que em altas rotações.
A meu ver, uma caixa automática nunca é boa escolha principalmente para um carro a gasolina, a não ser que não estejamos preocupados com os consumos. Mas isto é a minha maneira de pensar que não gosto de caixas automáticas.

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #153 em: 02 de Março de 2017, 14:05 pm »
Sim de facto o uso de caixa automática também é algo que me preocupa, no que diz respeito a consumos e também não sou grande apreciador das mesmas.

Contudo a única versão que considero é a Bose e a mesma na ST impõe a caixa automática nesta motorizacao.

Da tua experiência nunca sentes falta de potência numa aceleração mais vigorosa ou ultrapassagem apertada? Sentes necessidade de recorrer à caixa de forma constante ou nem por isso?

Dos vídeos que tenho visto noto que o carro a partir dos 150 kmh a alma vai-se embora subindo a velocidade de forma algo lenta. Não é que eu vá andar muitas vezes a esses regimes mas é uma curiosidade minha.

Offline Tiago_Rocha

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Só me apetece é... ganir!!
  • Garagem : Opel Crossland X 1.6 D 99cvs & Citroen ZX 1.4i
« Responder #154 em: 02 de Março de 2017, 17:07 pm »
Olá,

Estive a ler o tópico todo, com mais interesse nas respostas em relação aos consumos, fiquei bastante aliviado  :happy:  :happy: tendo em conta os consumos que a minha 1.4 TCe 130cv faz em cidade com uma condução normalíssima, sem pressas nem "molengão", ronda sempre os 9\10 litros, com CRIL, 2ªcircular e IC19 (sem transito) no meio desce para os 8\8.5 litros.

Agora falando mais a serio, percebo essa preocupação dos consumos também ficaria em bastante preocupado. Onaikul, diz-me só uma coisas...tinhas o start-stop activo?
Rocha

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #155 em: 02 de Março de 2017, 17:19 pm »
150 km/h  :huh: :huh: :huh: fazes ideia andar muitas vezes no autódromo? Vocês querem comprar um carro familiar ou desportivo?
Num carro familiar quer-se um bom andamento a velocidades mais baixas ;)

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #156 em: 02 de Março de 2017, 21:39 pm »
Um carro mesmo bom em baixas é o Zoe :laugh: :laugh:

Nunca experimentei em Megane mas já andei em Dusters 1.2 e mexem-se bem.

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #157 em: 03 de Março de 2017, 17:16 pm »
150 km/h  :huh: :huh: :huh: fazes ideia andar muitas vezes no autódromo? Vocês querem comprar um carro familiar ou desportivo?
Num carro familiar quer-se um bom andamento a velocidades mais baixas ;)
Se toda a gente que andasse a cima de 120kmh só o fizesse no autódromo as nossas estradas seriam bem diferentes.

Eu não digo que vá andar sempre nesses regimes, mas o meu atual carro sobe de velocidade ate aos 190kmh como se tivesse a ser empurrado e não quero comprar um carro de 30k€ que se vê aflito para chegar aos 150.

O intuito da minha pergunta era ter termo de comparação uma vez que não consigo por as mãos num nem por nada.

Eu também ligo mais à celeridade com que o carro responde ao pisar do acelerador do que propriamente à velocidade de ponta.

Também não procuro um desportivo só não quero um pastelão porque gosto de conduzir e também o faço como um dos meus prazeres da vida.

Peço desculpa se ofendi alguém, não era de todo a minha intensão.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #158 em: 03 de Março de 2017, 17:22 pm »
Verdade seja dita que com a segurança que os carros têm hoje em dia, ir a 150km/h não é nada de mais...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #159 em: 03 de Março de 2017, 23:28 pm »
Sim, claro que não faz mal nenhum, mas com um estado falido como o nosso, e com verbas avultadas no orçamento de estado com receitas das infracções, é meio caminho andado para quem gosta de passar dos 120, seja convidado a cumprir com o orçamento de estado.
Cada um é livre de andar à velocidade que quer. O que quis dizer foi que é preferível termos um motor que corresponda as necessidades do dia a dia, que normalmente é em andamentos abaixo dos 120 do que andamentos acima disso

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
« Responder #160 em: 06 de Março de 2017, 19:11 pm »
Boas, os consumos na minha continuam patéticos, os últimos 200kms praticamente só cidade, quase 11. Continuo a achar um abuso. Start/stop activo. Infelizmente não tenho tido tempo nenhum, não pude ainda ir chatear a Renault com o assunto.

Uma coisa que reparei, para além da fumarada que continuo a achar um abuso, foi que o tubo de escape, na parte inferior, está muito escuro, tipo com fuligem. Em relação a isso, até reparei porque noutro dia tive de rapidamente meter o carro na garagem do escritório para carregar uma caixa no porta bagagens, e enquanto metia a caixa senti 3 coisas:
- o fumo que saía do tubo vinha com uma força desgraçada
- o fumo era muito quente (pelo termo de comparação, já várias vezes tive a perna naquela zona noutros carros, e nunca senti tão quente)
- a garagem naqueles 50 ou 60 segundos ficou com um cheiro intenso a escape

Enfim, continua a saga. O carro é porreiro, mas este tipo de coisas deixa-me muito desiludido.

Quanto a andamento, ainda não fiz AE com ele, só pontualmente e com trânsito, mas do pouco que fiz até aos 140 sobe bem e sem ser preciso puxar por ele (esta desgraça de consumos fez de mim um verdadeiro fofinho a usar o acelerador). Aliás, não me queixo minimamente do carro em termos de resposta (claro que não espero magia com 130cv). Eventualmente o que falam acima de pouca resposta a baixas rotações também sinta, mas penso que tem a ver exactamente com as especificidades do carro. Por aí não me chateio. Já os consumos...

PS - Para quem ache que eu sou um maluquinho dos consumos, essa é uma condição que para mim vale pouco mais que zero na escolha de um carro. O que não me faz sentido é gastar 10 ou 11 litros, já conduzindo com cuidado, num carrinho quase de brincar. Acho que já referi aqui, o accord da minha mulher com 160 cv e 2.0, um motor do tempo em que ainda se podia queimar gasolina forte e feio, a brincar com ele e fazendo cidade, gasta-me 10. Um carro com 14 anos, sem manutenção nenhuma e gasta isto a esganar o bicho. Enfim.

Offline fma_dias

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Megane IV ST Intens 1.2 130 cv
« Responder #161 em: 06 de Março de 2017, 20:01 pm »
Boas, possivelmente algo não estará bem!!! A minha ST está neste momento com7.9. Quase só cidade.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #162 em: 06 de Março de 2017, 21:31 pm »
onaikul, se tiveres possibilidade passa por uma oficina que tenha teste de gases, ou até mesmo na renault para ver se os valores estão dentro dos normais.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #163 em: 06 de Março de 2017, 21:44 pm »
Fumo a frio e com o tempo mais frio é normal, mas depois de andar um bocado o fumo desaparece...

Se o teu mesmo depois de quente continua a fazer fumo, algo não está bem...

Ficar um cheiro intenso a escape também não é de todo normal, na minha opinião...

Eu no teu lugar metia o carro na Renault e eles que vissem pois algo não está bem... esses consumos não são de todo normais, assim como as coisas que referiste também não me parece que sejam normais num carro desses.

Consumos desses faz um Mégane III RS...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #164 em: 06 de Março de 2017, 22:06 pm »
Boas, os consumos na minha continuam patéticos, os últimos 200kms praticamente só cidade, quase 11. Continuo a achar um abuso. Start/stop activo. Infelizmente não tenho tido tempo nenhum, não pude ainda ir chatear a Renault com o assunto.

Uma coisa que reparei, para além da fumarada que continuo a achar um abuso, foi que o tubo de escape, na parte inferior, está muito escuro, tipo com fuligem. Em relação a isso, até reparei porque noutro dia tive de rapidamente meter o carro na garagem do escritório para carregar uma caixa no porta bagagens, e enquanto metia a caixa senti 3 coisas:
- o fumo que saía do tubo vinha com uma força desgraçada
- o fumo era muito quente (pelo termo de comparação, já várias vezes tive a perna naquela zona noutros carros, e nunca senti tão quente)
- a garagem naqueles 50 ou 60 segundos ficou com um cheiro intenso a escape

Enfim, continua a saga. O carro é porreiro, mas este tipo de coisas deixa-me muito desiludido.

Quanto a andamento, ainda não fiz AE com ele, só pontualmente e com trânsito, mas do pouco que fiz até aos 140 sobe bem e sem ser preciso puxar por ele (esta desgraça de consumos fez de mim um verdadeiro fofinho a usar o acelerador). Aliás, não me queixo minimamente do carro em termos de resposta (claro que não espero magia com 130cv). Eventualmente o que falam acima de pouca resposta a baixas rotações também sinta, mas penso que tem a ver exactamente com as especificidades do carro. Por aí não me chateio. Já os consumos...

PS - Para quem ache que eu sou um maluquinho dos consumos, essa é uma condição que para mim vale pouco mais que zero na escolha de um carro. O que não me faz sentido é gastar 10 ou 11 litros, já conduzindo com cuidado, num carrinho quase de brincar. Acho que já referi aqui, o accord da minha mulher com 160 cv e 2.0, um motor do tempo em que ainda se podia queimar gasolina forte e feio, a brincar com ele e fazendo cidade, gasta-me 10. Um carro com 14 anos, sem manutenção nenhuma e gasta isto a esganar o bicho. Enfim.
Caixa manual ou EDC?