Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 64426 vezes)

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #195 em: 21 de Agosto de 2017, 10:20 am »
Em Janeiro recebi a minha Megane ST 1.2Tce 130CV Cx Aut.

Viagem inaugural de 200Km em Autoestrada à volta de 140Km/h mais voltas de 20/30Km em MODO ECONOMICO: consumo 1º deposito 7.1l/100Km
2º deposito 7.0l/100Km
Com condução suave à volta de 90/100Km/h para fazer teste de consumo: 5.5l/100km no computador, percurso de 50km

Modo Eco: as mudanças entram às 2000/2500rpm, com pé suave
Modo Sport :  as mudanças entram às 4000/4500rpm, e neste modo "não existe pé suave, só pé pesado", logo consumo dispara, não há milagres

Então a máquina tem se portado bem?

Como andam os consumos nesta fase?

Estou cada vez mais próximo da decisão pela ST 1.2 TCE EDC, mas há muito pouco feedback.

Felizmente já consegui experimentar um, mas com caixa manual. Não parece ter 130 cv, mas para o que se pretende para este carro parece chegar bem. Condução relaxada e conforto a cima da média.

Cumprimentos.

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #196 em: 22 de Outubro de 2017, 10:45 am »
Bom dia a todos.

Peço desde já desculpa o duplo post, mas vinha novamente tentar recolher feedback.

Irei ao que tudo indica, na semana que vem avançar com o negócio, mas gostava de saber um pouco mais sobre os consumos do motor 1.2 TCE combinado com a caixa EDC.

Mais ninguém tem esta motorização que possa deixar feedback?

Atenciosamente grato por qualquer ajuda que me possam dar.

Cumprimentos

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #197 em: 23 de Outubro de 2017, 13:18 pm »
Em portugal à poucas pessoas a escolherem carros a gasolina, por isso é difícil haver quem possa dar uma opinião.
Pela experiência que tenho com carros com caixa manual e automática, consegue-se melhores consumos e menos desgaste de travões, com carros de caixa manual.
A caixa automática inevitavelmente dá-se mais uso ao pedal de acelerador e ao do travão.

Esta é a minha opinião, e sublinho já que sou um tipo anti-caixa automática  :laugh: :laugh: :laugh:

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #198 em: 23 de Outubro de 2017, 13:45 pm »
Também eu era completamente anti caixas auto. Aliás, quando comecei a estudar este carro irritava-me o facto de não colocarem como opcional na versão Bose, mas sim por defeito.

Aliado a isto, a minha primeira experiência com caixa automática foi num Peugeot 308 e a caixa era horrível, muito lenta. Não fiquei muito impressionado, mas até gostei do conforto que proporcionava.

Uns dias depois voltei a conduzir outro carro automático, desta vez um Stelvio, mais uma vez achei a caixa fraca, até fiquei com a sensação de que prejudicava mais o desempenho do carro. Mas embora não convencido, despertou-me o interesse, porque no fundo aquilo parecia promissor.

Foi então que fui à Renault e pedi para testar um carro com caixa EDC de 7, foi uma Scenic que lá tinham a diesel. E adorei! Talvez o facto de ser dupla embraiagem... Naquele momento disse, logo que o meu próximo carro tinha que ser auto. E ou muito me engano vou ficar convertido...

Imagino como serão as DSG que são a referência no que diz respeito a caixas automáticas...

« Última modificação: 23 de Outubro de 2017, 21:10 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #199 em: 23 de Outubro de 2017, 21:15 pm »
Eu já andei no clio 4 rs que tem caixa auto e continuo a não gostar, independentemente do conforto, que sou da mesma opinião, no que toca ao conforto e À comodidade, pois não dá trabalho nenhum carregar no acelerador e no travão.
Mas não é a mesma coisa que conduzir, e dá muito mais pica conduzir um carro com caixa manual, e consegues tirar melhor partido se quiseres poupar nos consumos e no desgaste dos travões

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #200 em: 23 de Outubro de 2017, 23:14 pm »
Está feita a encomenda.

Renault Megane ST 1.2 TCE Bose Edition

Com os seguintes extras:
Tecto panorâmico;
Faróis full led;
Pneu suplente.

O vendedor apontou para entrega a 30 de Novembro, não estará a ser muito optimista?

Quer-me parecer que sim...

Como foi com vocês?

Cumprimentos

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #201 em: 24 de Outubro de 2017, 19:26 pm »
Se calhar a que tenham no grupo alguma em stock é bem possível. Os Sanderos a GPL são dos que têm maior tempo de espera geralmente.

Offline herculano

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #202 em: 31 de Outubro de 2017, 14:41 pm »
O extra/ pneu suplente é que é demais :)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #203 em: 31 de Outubro de 2017, 14:42 pm »
É triste mas é verdade... XD

« Última modificação: 31 de Outubro de 2017, 17:11 pm por Lipe »

Offline robalomoinho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: loures
  • Garagem : picasso, pretendo um megane
« Responder #204 em: 30 de Novembro de 2017, 17:21 pm »
Está feita a encomenda.

Renault Megane ST 1.2 TCE Bose Edition

Com os seguintes extras:
Tecto panorâmico;
Faróis full led;
Pneu suplente.

O vendedor apontou para entrega a 30 de Novembro, não estará a ser muito optimista?

Quer-me parecer que sim...

Como foi com vocês?

Cumprimentos

Depois faz um DB da máquina

Offline claxav

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : 2005 Scenic 1.5 dCI
« Responder #205 em: 23 de Março de 2018, 21:38 pm »
Pra muito boa noite.

Cheguei aqui numa pesquisa sobre o consumo dos motores 1.2 tce.

Comprei um Dacia Lodgy 1.2 tce, em outubro do ano passado e conta com cerca de 3000 kms.
Ja sabia que os consumos iam ser mais altos que o normal, mas nunva tinha pensado que fosse tao alto. O melhor consumo medio que consegui com eco ou sem eco foi de 9,5 sendo o normal 11 lts/100.

Andei assim até à pouco tempo, bayeram me no carro e no meio de todas as confusoes com as companhias de seguro andei com 4 carros alugados, todos eles com motor 1.2tce. Andei com 3 captur e 1 clio. Os consumos foram diferentes em todos eles. Andei sempre nos mesmos percursos e sempre com o mesmo tipo de condução, yodos eles conduzi pelo menos durante uma semana.

Para meu espanto o consumo do primeiro captur foi baixo 6.7, o segundo carro foi um clio e os consumos foram de 9 lts/100, os restantes 2 captur foi muito semelhante e andaram à volta dos 8 lts aos 100.

Hoje fui buscar o meu à oficina e vim pelo caminho atento ao consumo instantâneo e nao acho normal ir em quarta a 80 km/h a MANTER a velocidade em recta plana e o carro ir a gastar 15 lts aos 100.

Desta experiencia fiquei com a ideia que afinal toda esta tecnologia da Renault sai cá para fora sem qualquer controlo de qualidade, resta apenas a sorte aa quem os compra.

Nota: na empresa onde trabalho utilisamos  vw polos 1.2 tdi, existem vários e por vezes vao rodando. Os consumos nao tem nada a ver com os mencionados mas todos eles consomem sensivelmente o mesmo.

Offline zedmamed

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #206 em: 23 de Março de 2018, 21:59 pm »
Por aqui também anda uma Mégane IV ST 1.2 TCE EDC com 3000km e os consumos são semelhantes aos que relatas.

Sinceramente tendo em conta os percursos que faço o tamanho e peso do carro, bem como os 130cv e 205 Nm, estão precisamente enquadrados com o que é expectável.

Sinceramente a única coisa que me chateia é um som proveniente (segundo me disseram na Renault) proveniente da admissão que surge numa determinada faixa de rotacao quando se acelera com alguma carga, uma espécie de ressonância, pelo que encontrei na net poderá ter a ver com uma válvula do turbo que está mal "desenhada" e faz esse ruído muito chato...

Mais ninguém se queixa do mesmo sintoma?

Na Renault dizem ser normal, mas não estou totalmente convencido...

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

« Última modificação: 24 de Março de 2018, 00:03 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #207 em: 24 de Março de 2018, 00:01 am »
Não me admira fazer esses consumos, 80km/h e em 4a é mesmo para andar a gastar.
Sempre que possível usar a 5a sem acelerar e usar mais vezes a caixa nas reduções.

As relações de caixa influenciam muito os consumos, por isso notaste diferença em relação ao captur

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #208 em: 26 de Março de 2018, 19:17 pm »
De certeza que os capturs e o clio não eram o 0.9Tce? No entanto não sei bem dizer sobre consumos porque não tenho experiência com carros deste motor, mas tendo em conta que o scenic cá de casa com o antigo 1.4 16v faz consumos de 8 acho isso um pouco alto.
O problema disto são as caixas de velocidades, são bastante longas só trazendo economia em auto estrada, em cidade obrigam a andar em mudanças mais baixas.

Offline optimusprime18

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Não
« Responder #209 em: 24 de Julho de 2018, 10:42 am »
Boa tarde,

cheguei a este post pesquisando pelos consumos 1.2 tce,

acabei de efectuar negocio e adquiri uma viatura megane 1.2 130cv tce bose edition com chegada prevista para final do mes de agosto.

Li aqui algures que a renault não disponibilizava a versao bose edition com caixa manual, não sei se a renault mudou de opiniao, mas eu adquiri uma bose a gasolina com caixa manual.

Porque a caixa manual? Comprei a carrinha pelo conforto e espaço para no futuro se a família aumentar, e pagar o menos de imposto possível, e em conversa com o vendedor a versão EDC poliu 122g passando ao imposto acima de IUC, enquanto caixa manual ficou nos 119g pagando quase o mesmo que o clio 0.9 tce.

Será que fiz uma boa compra?

Estou é com receio dos consumos, já sabia que quase nunca se consegue os consumos anunciados pela marca (5.5l/100) estava a contar com 6/6.5l, para reduzir a factura do combustível.
Não optei por um diesel porque não faço mais de 12mil kms/ano, neste momento tenho um megane 1.4 fase 2 de 2002 que ate agora não me desapontou mas bebe demasiado (7.5/8l/100)