Autor Tópico: Clio 1.2 16V 75Cv falha do motor  (Lida 8239 vezes)

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
Clio 1.2 16V 75Cv falha do motor
« em: 09 de Janeiro de 2017, 22:38 pm »
Boa noite,

Desde já agradeço toda ajuda que me possam dar.
Tenho um clio 1.2 16V 75Cv de 2005, que agora que se encontra a venda resolveu começar a falhar.

Por vezes, e quando tenho o acelerador numa posição constante o motor começa a falhar. Depois de ter feito várias pesquisas, já limpei as fichas do acelerador, limpei a válvula borboleta, mas o problema persiste. As falhas também acontecem quando o cruise control está ligado e a controlar a aceleração do carro (Não sei se este facto ajuda a colocar de parte problemas do sensor da posição do acelerador). Não aparece qualquer indicação no painel de instrumentos. Quando o motor falha, basta levar a posição do acelerador para uma das extremidades para a aceleração ficar normal. Também já me aconteceu por duas vezes, com o carro frio, acelerar um pouco, e logo de seguida fica com o relanti instável, e não respondendo ao acelerador.
em 2010, troquei a bobine e os respectivos cabos, e agora em 2016 levou velas novas.

Neste momento e como tenho "pressa" para vender o carro, já baixei bastante ao preço de venda, pelo que não tenho grande vontade de gastar muito mais dinheiro no mecânico, mas também gostava de vender o carro direitinho como sempre foi até agora.

Agradeço todas as sugestões e ajuda que me possam dar.

cumprimentos

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
Re: Clio 1.2 16V 75Cv falha do motor
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2017, 23:32 pm »
O ideal seria ligar o carro à Clip para tentar perceber se tem algum erro memorizado...

Quando limpaste a borboleta, depois foi feito o "reset" dos parâmetros da mesma com a Clip?
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2017, 23:42 pm »
Poderá ser uma entrada de ar também, algum vedante que já não estás nas melhores condições.

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2017, 14:34 pm »
Obrigado pela ajuda.

Quando limpei a borboleta, fiz-lo em casa por isso não liguei nem ao CLIP nem calibrei a borboleta (nem sabia que era necessário).

Confirmam que são circuitos distintos, o do acelerador e o do cruise control.

O defeito dos cabos das vélas, e da bobine, dá sempre a sinalização no tablier? não poderá ser isso?

NO circuito da entrada de ar, há algum componente mais susceptível a defeitos?

Obrigado e cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2017, 18:13 pm »
Tanto o acelerador como o cruise control, são controlados pelo calculador de injecção, tal como todos os componentes electrónico que são necessários para o motor trabalhar, por isso está tudo interligado.

Normalmente esse tipo de falha, tem origem, nas velas, cabos ou bobines, borboleta, ar a entrar por onde não deve, etc.
Por isso o mais acertado, é ver os erros e a origem deles, verificar se os valores registados pelos sensores estão correctos, e caso não estejam, verificar se é por falha do sensor, ou se é o resultado de um problema que por sua vez irá causar um valor fora do que seria normal.

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2017, 19:36 pm »
Obrigado pela explicação.

Aconselham algum sitio na Maia, Matosinhos para meter o carro na clip?

cumprimentos.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2017, 22:19 pm »
Qualquer concessionário ou agente renault ;)

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2017, 22:40 pm »
Há ali um agente no Amial que deve ter preços mais em conta o garagem auto pereira e pereira....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2017, 18:20 pm »
Obrigado pela sugestão, não a vi a tempo, mas fica registado.

Fui à BOX4 em nogueira.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2017, 21:28 pm por Tony da Buzina »

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2017, 18:25 pm »
Hoje lá consegui colocar o carro na CLIP. De manhã tinha uma série de erros (provavelmente causados pelas Minhas limpezas), foi feito o reset aos erros.

Agora à tarde, após ter voltado a sentir os sintomas de falha de potência, foi ver outra vez, e só dava falha no sensor de oxigénio montante (LAMBDA?). Foi possível ver que o sensor de vez em quando fica pasmado num determinado valor, pelo que me foi explicado o valor em tensão do sensor deve estar sempre a variar.

E agora!? O sensor é caro? Á registo de maus contactos, ou sujidade nos sensores que possam provocar falhas?

cumprimentos

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2017, 10:55 am »
O sensor de oxigénio, sonda lambda, pode ser caro dependendo da carteira.
Ele realmente oscila mas consoante a carga no motor, ao ralenti deve ter um valor e oscilações mínimas na última casa decimal.

Evita as universais e as que tens de soldar/fazer o connector.

Offline Aqualtis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 16 de Janeiro de 2017, 21:23 pm »
Obrigado pelo conselho!

Tive sorte, no sábado desmontei o sensor, nem pareceia estar muito sujo, mas dei-lhe uma boa limpeza na mesma.
Desde aí o carro nunca mais falhou, melhorou um pouco os consumos.

Com os últimos "mimos" que dei ao carrito, ficou muito bem, assim sei que quem ficar com o carro vai ficar bem servido, eu também fico mais descansado.

Obrigado a todos que aqui deram dicas para ajudar.