Autor Tópico: fuga de gases de escape  (Lida 6936 vezes)

Offline oliver

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Mensagens: 14
  • Garagem : megane 2 DCI 85
fuga de gases de escape
« em: 26 de Junho de 2017, 23:21 pm »
boa noite, abri  o tópico em busca de opiniões / sugestões,

tenho um Dci 85Cv, a tempos notei uma fuga de gases de escape, levei a oficina.
na mesma facearam o coletor de escape , mas disseram que não tina empeno mas que ficara mais fiável.
uma junta nova, e na junta meteram uma pasta de cobre  :huh:  :huh:  :huh: 2º eles aguenta+ de 1000º,
a junta do turbo meteram a mesma disseram que estava boa.
O que é certo passado uns tempos tem fuga, assobia que é uma coisa já chateia de se ouvir.
Ainda não vi por onde é a fuga, mas como sou cismado, resolvi pesquisar até que ponto a dita pasta de cobre ajuda na vedação, pelas pesquisas que fiz essa dita pasta é usada em injetores, velas, sistema de travagem mas em lado nenhum li que fazia vedação. como presumo que aqui haja pessoal que trabalha em mecânica, poderá conseguir ajudar-me, pois na minha ideia essa pasta de cobre saiu e a fuga voltou.

desculpem se estiver a fugir as regras

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: fuga de gases de escape
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2017, 00:14 am »
A fuga não será no flexível? Essa da massa também desconhecia :laugh:

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: fuga de gases de escape
« Responder #2 em: 27 de Junho de 2017, 01:48 am »
Será mesmo do escape? Não será o turbo a assobiar?

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: fuga de gases de escape
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2017, 09:41 am »
A fuga não será no flexível? Essa da massa também desconhecia
O dci85 não tem flexível, foste tirar essa ideia de onde?

Isso é capaz de ser o tubo que vai dos colectores à egr, o meu quando cedeu parecia que tinha o escape roto.
Cuidado que isso está a mandar gazes quentes pro compartimento do motor.

Novo na Renault ainda é caro +-150, já vem com a parte de arrefecimento a água da egr
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: fuga de gases de escape
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2017, 10:53 am »
Pedro, tem sempre um elemento de absorção de vibrações, seja o flexível  em pinha em malha de aço ou flexivel por sistema de falange e aperto com molas.
Zona que com o desgaste acaba por ter fugas ;)
Não tem que estar obrigatoriamente À sadia do motor, pode estar na junção do tubo ao silenciador, por exemplo.

Offline oliver

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Mensagens: 14
  • Garagem : megane 2 DCI 85
Re: fuga de gases de escape
« Responder #5 em: 27 de Junho de 2017, 11:13 am »
é fuga de gases de escape do lado do passageiro abaixo do radiador de gases, mas o que me deixa pensativo é  a massa de cobre dado pelo que li á mesma não seca será que o tempo ela não começa a se escapar, pelo que pesquisei custuma-se apenas colocar uma junta nova,, mas eu de mecânica pouco percebo, pode ser só cisma minha por terem metido massa de cobre ..

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: fuga de gases de escape
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2017, 00:26 am »
Exacto. Só se deve por junta nova...
Radiador de gazes? Como assim?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline A_S

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Mensagens: 72
  • Garagem : Clio
Re: fuga de gases de escape
« Responder #7 em: 28 de Junho de 2017, 00:58 am »
Espero não dizer nenhuma asneira, mas a pasta de cobre mete-se por exemplo em parafusos para estes não agarrarem dentro da rosca, para um dia mais tarde se poder desenroscar. Ou então em junções que têm propensão a ficarem agarradas. Agora para vedar coisas nunca tinha ouvido falar.
Provavelmente é o normal de muitos, como têm muito trabalho nem se estão para se chatear.

Offline oliver

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Mensagens: 14
  • Garagem : megane 2 DCI 85
Re: fuga de gases de escape
« Responder #8 em: 28 de Junho de 2017, 01:41 am »
chamo de radiador de gases aquela peça onde passam oa gases e é arrefecida  com a agua do circuito.

quanto a massa de cobre pelo pesquisei é usada em injetores velas parafusos...


passei na oficina e perguntei porque usaram a massa de cobre no coletor, a resposta foi a seguinte:

"sendo estes coletores de fácil empeno e dado o trabalho para tirar o mesmo, colocamos a massa antes da junta e no coletor ao apertar esmaga junto com a junta, e não se corre o risco de haver fugas,"

se de facto é verdade ou não, eu não sei, pois não sou mecânico apenas fico na dúvida... dai recorrer a pesquisas e vos pedir ajuda, tem aqui pessoal que conceeteza trabalha na área de mecânica.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5690
Re: fuga de gases de escape
« Responder #9 em: 28 de Junho de 2017, 08:52 am »
O meu tem 230 mil e nunca empenou o conector.
Pronto tu próprio deste a solução pro problema.... Esse tal radiador dos gazes é a peça que referi a antes, no meu também troquei quando tinha a tal fuga
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: fuga de gases de escape
« Responder #10 em: 28 de Junho de 2017, 09:07 am »
Não terão colocado uma cola deste género?


Offline oliver

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Mensagens: 14
  • Garagem : megane 2 DCI 85
Re: fuga de gases de escape
« Responder #11 em: 28 de Junho de 2017, 13:16 pm »
a massa que usaram é esta
 


a fuga é no tubo ja falado mas onde aperta com 2 parafusos, pelos vistos empenou a base onde é apertado o tubo no coletor, estranho mas a verdade e que está desnivelado.
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, 14:11 pm por Tony da Buzina »