Autor Tópico: Luz da resistência não acende  (Lida 9586 vezes)

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Garagem : Renault Clio 1.9 D
Luz da resistência não acende
« em: 18 de Setembro de 2017, 17:31 pm »
Boas tardes a todos,será que me podiam ajudar com um problema que estou a ter com a minha Renault Clio 1.9 d de 1996...ao dar à chave a luz da resistência não acende,tenho um amigo que me falou que poderia ser um fusivel e um conhecido que me disse que era provavel ser um rele...tenho alguma forma de saber se é mesmo algum dos dois,antes de ir a uma oficina?
desde ja o meu obrigado pela atenção

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luz da resistência não acende
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2017, 17:54 pm »
Sim, é verificar os fusiveis e os relés, se não me engano no clio 1 estão por baixo do porta luvas.

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2017, 21:40 pm »
Obrigado pela teu tempo,acabadinho de ler a resposta e visto que tenho alguns fusiveis aqui por casa fui a correr ao carro ver se conseguia identificar(e trocar)o dito cujo para experimentar...mas lá no painel nao tem nenhum simbolo de resistência...alguem me sabe dizer qual o simbolo que corresponde ao simbolo da resistencia por favor?e ja agora(para nao andar às pinguinhas)o relé é algum daqueles que estao no mesmo compartimento de baixo do porta luvas?ou existem mais?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2017, 23:22 pm »
Não sei se será o caso, mas poderá haver também no compartimento do motor, uma caixa com fusíveis ou relés, deverás verificar também se há, como é um carro já com uns anos, não tenho informação sobre a parte elétrica. Mas vou ver se encontro algo.

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2017, 13:43 pm »
obrigado pela partilha...sabes dizer qual o fusivel que corresponde à resistencia e qual o rele?quanto aos fusiveis no compartimento deles estao la os simbolos a explicar,mas nao esta o simbolo da resistencia...reles acho que estao la 3 qual deles sera?hoje ao falar com um senhor no cafe onde paro,ele disse me que tem uma carrinha igual que vai mandar para abate e que eu podia ir la buscar o rele se fosse caso disso...peço desculpa por estar a insistir,mas recomeço a trabalhar na quinta e a carrinha é o meu meio de transporte.se for preciso tiro fotos e coloco aqui,para o caso de ajudar

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 19 de Setembro de 2017, 18:43 pm »
encontrei um segundo sitio com fusiveis que se encontram no compartimento do motor,entre a bateria e o parabrisas...mas continuo sem conseguir identificar qual o fusivel e qual o rele...se me puderem ajudar agradecia

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 19 de Setembro de 2017, 21:30 pm »
Os fusíveis é simples, pega num multímetro e  mede a continuidade.
Em relação aos relés, tens que ver se chega corrente ao terminal de comando e se a ligação é ou não efectuada pelo relé.

Como podes imaginar, não basta olhar ou simplesmente trocar os componentes sem primeiro verificar se estão bons.
Imagina que é um fio partido, e por muito que troques os componentes nunca vais dar com o gato se não usares o multímetro para saber se chega ou não corrente aos sítios devidos ;)

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 19 de Setembro de 2017, 22:57 pm »
entendi...amanha de manha tratarei de o fazer,hoje ja pedi um emprestado a pensar em fazer isso...vamos a ver se me desenrasco...obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 20 de Setembro de 2017, 13:08 pm »
Pelo que vi no autodata, a caixa de fusiveis do compartimento do motor tem 3 linhas de fusiveis, sendo a sua numeração a seguinte:

F5; F4; F3; F2; F1
F10; F9; F8; F7; F6
F15; F14; F13; F12; F11

Os fusíveis relativamente ao funcionamento do motor são: F6, F10 e F14, Verifica principalmente estes.
Também tem indicação de duas caixas de fusíveis/relés no compartimento do motor, uma junto ao parabrisas e outra mais À frente, talvez na zona da cava da roda. Oelo meio tem o módulo das velas incandescentes.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, 13:17 pm por Sls a GPL »

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2017, 11:30 am »
Ora bom dia a todos,antes de mais agradecer as opiniões dos participantes e desde ja desejar um bom fim de semana...verifiquei todos os fusiveis e está tudo direitinho...infelizmente não me foi possivel vir ca mais cedo pois como disse voltei ao trabalho quinta feira...aconteceu o seguinte no que toca ao assunto,apos a verificação dos fusiveis coloquei o carro a andar ao empurrao,fui dar uma volta e a luz da resistência acendeu e apagou em andamento...encostei numa descida desliguei o carro e dei À chave e eis que ja funcionava direito(pensei que poderia ser um mau contacto ou sujidade)...mas voltei a experimentar passado uma ou duas horas e já não funcionou de novo...pois bem,sugeriram me então que fposse o temporizador,fui à tal carrinha que vai para abate e retirei o temporizador...troquei os ditos cujo e pumbas!!!ja funciona correctamente!bem...apartir de agora tratarei de lhe fazer umas renovações,pois apesar de velhinha,adoro esta carrinha devido à sua fiabilidade e mecanica simples...tratarei dela a fundo futuramente(numas proximas ferias) e aí abrirei um post aqui para partilhar convosco a dita empreitada!!obrigado a todos pelas opiniões e desejos de um bom fim de semana.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2017, 00:57 am »
Ainda bem que o problema ficou resolvido. Esse temporizador, em qual das caixas de fusíveis está?

Offline Jaampl

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2017, 17:29 pm »
Ora boas tardes,o temporizador encontra se aparafusado no compartimento do motor,perto da caixa de fusiveis que se encontra junto ao reservatorio da agua do limpa vidros...penso que aparafusado mesmo à chapa da cave de rodas...perto do parabrisas...queres que coloque fotos?do temporizador e do sitio onde esta?nunca coloquei,mas posso tentar se quiseres.abraço

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2017, 19:11 pm »
Sim, é um grande, regra geral da Nagares, onde vês entrar uns fios de corrente grossos..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 25 de Setembro de 2017, 21:02 pm »
É sempre bom partilhar uma foto com o componente em causa, assim ajudas quem possa vir a ter um problema semelhante ;)

Vê aqui como colocar fotos, - http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0 alguns dos exemplos já não permitem a partilha de fotos, por isso a solução mais prática é colocar a foto no facebook e depois colocar aqui o link.

Offline JoPuM

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio I 1.9D
« Responder #14 em: 27 de Setembro de 2017, 12:55 pm »
Boa tarde,por alguma razão o meu namorado(Jaampl) não consegue aceder à conta dele aqui no forum e como está a trabalhar pediu me para me inscrever e deixar aqui mensagem...estive a ler o topico e nos nao temos facebook,existe alguem que as possa colocar por nós?eu enviava as fotos por email para quem pudesse tratar disso.obrigado e boa tarde a todos