Autor T√≥pico: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer  (Lida 2179 vezes)

Offline Ruben

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 2
Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« em: 27 de Setembro de 2017, 05:44 am »
Boas pessoal sou novo aqui, ent√£o venho por este meio pedir a vossa ajuda para me ajudarem numa decis√£o, passo a explicar. Tenho inten√ß√Ķes de comprar um carro novo ent√£o, desloquei-me a sucursal da DACIA/Renault, j√° com o Dacia Logan MCVStepway Explorer em vista para saber mais algumas informa√ß√Ķes sobre o mesmo, e tamb√©m para ver o carro mais de perto. Fiquei maravilhado logo √† partida com o disign do carro, os interiores pelo espa√ßo que det√©m e sem falar no pre√ßo. Quando chegou a altura de falarmos do motor, foi ai que eu fiquei reticente, vers√£o gasolina 0.9 Tce 90cv ou vers√£o diesel 1.5 Dci 90cv a minha quest√£o √© a seguinte, ser√° o motor 0.9 Tce suficientemente forte para o peso da carrinha em rela√ß√£o ao 1.5 Dci ou ser√° que se ir√° arrastar? N√£o irei sentir muita diferen√ßa? Irei usar o carro mais em cidade, mas tamb√©m fora dela (campo) um pouco de autoestrada tamb√©m mas n√£o muito.
Resumindo, pela diferença de preço entre diesel e gasolina, manutenção, selo, preço de gasolina/diesel, qual o que compensa mais tendo em conta a performance do carro?
Obrigado cumprimentos a todos.  :azn:


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 13707
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2017, 08:07 am »
Compensa mais a vers√£o a gpl.

O motor 0.9tce é turbinado, por isso terá um desempenho melhor que um simples motor a gasolina atmosférico.

Tendo em conta que o motor a gasolina gasta sempre mais que um diesel, os consumos andar√£o ela por ela, sendo que depois o pre√ßo dos combust√≠veis √© que pode fazer diferen√ßa dando vantagem ao diesel. J√° a vers√£o a gpl, mesmo a gastar mais litros aos 100km fica substancialmente mais barato que o diesel na hora de abastecer, gastas 18‚ā¨ a 20‚ā¨ para atestar e fazes √† vontade uns 400km (exemplo do rodrigo no dacia sandero a gpl - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21211.0 )

Dá uma vista de olhos pelos diarios de bordo e vais ver que esse motor 0,9tce é usado em carros bastante pesados, como o captur, clio, etc, e tem um bom desempenho, não é um motor de carro de corridas mas dá para os gastos.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2017, 14:07 pm »
Sls, Atenção que o Clio IV é mais leve que o Dacia ;)

@Ruben,
De qualquer forma, acho que aí dependerá dos km que fazes anualmente.

O 0.9TCe tem menos custos de manutenção, o carro é mais barato logo à partida, etc.
A nivel de condução, claro que terás sempre mais força no dCi, devido ao binário, mas se não fores uma pessoa que faz assim tantos km, se calhar compensa mais o TCe.

Ao pretenderes gastar menos com combustível numa viagem, podes sempre seguir a sugestão do nosso "Pastor" do GPL :)
Sempre tens a garantia de fábrica e sei através de alguns concessionários e utilizadores, que é um carro que não te dará chatisses.

Mas estou na d√ļvida se o Logan Stepway est√° j√° dispon√≠vel em Bi-Fuel.



« √öltima modifica√ß√£o: 29 de Setembro de 2017, 11:07 am por Lipe »

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2017, 10:06 am »
A vers√£o stepway n√£o existe a GPL. √Č s√≥ gasolina ou diesel.

Offline profiesta

  • Jo√£o Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1641
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2017, 16:22 pm »
Se existisse Stepway a GPL, n√£o se vendia mais nada.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2017, 18:42 pm »
Vai haver, mas só para o Ano se não me engano.

No Sandero, existe j√° o Stepway em GPL :)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 13707
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2017, 21:58 pm »
Em França há - http://www.dacia.fr/gamme-dacia/logan-mcv/configurateur/#/motors :laugh: :laugh:

S√≥ n√£o consigo perceber porque √© que n√£o se consegue comprar um carro novo que seja comercializado num pais da uni√£o europeia  em portugal. :facepalm:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2354
  • Garagem : Megane II Fase II 1.5DCi 85Cv Extreme 12/2007
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2017, 22:17 pm »
O configurador português permite configurar a Logan MCV stepway Bi-fuel

Extras-AC Auto,Cruise Control,Sensores Estacionamento,Sensor Luz e Chuva DB->http:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #8 em: 29 de Setembro de 2017, 10:10 am »
A mim n√£o aparece o Stepway com GPL.

Entro na página de configuração do Logan, escolho bi-fuel e só aparece depois o confort :)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2017, 11:03 am »
Eu estive quase para comprar um logan Bi-fuel.

Se houver a vers√£o a GPL √© sem duvida a op√ß√£o acertada. Realmente o 0,9 TCE n√£o tem o bin√°rio do 1.5 DCI a baixas rota√ß√Ķes, mas a diferen√ßa de pre√ßo √© abismal. O 1.5 DCI quando comparado com o 0.9 TCE BI-fuel s√≥ √© vantajoso a uma pessoa que fizesse 30 mil Kms por ano e rentabilizado ao fim de 10 anos (ou para quem faz 25 mil kms por ano ao fim de 14 anos).

Agora isto existindo a vers√£o 0.9 TCE bi-fuel. Se n√£o existir ent√£o 1.5 DCI.

PS: Estou a falar de uma pessoa particular que à partida não abate o iva.

Offline profiesta

  • Jo√£o Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1641
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2017, 12:09 pm »
Em França há - http://www.dacia.fr/gamme-dacia/logan-mcv/configurateur/#/motors :laugh: :laugh:

S√≥ n√£o consigo perceber porque √© que n√£o se consegue comprar um carro novo que seja comercializado num pais da uni√£o europeia  em portugal. :facepalm:


SLS, porque a Europa s√≥ funciona para certas coisas. √Č como se quiseres importar um carro da EU teres de pagar n√£o sei quantos impostos ao estado.

Offline profiesta

  • Jo√£o Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1641
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #11 em: 29 de Setembro de 2017, 12:11 pm »
rike1, o problema dos carros com GPL de fábrica é apenas o tamanho ridículo do depósito. No entanto não é nada que não se resolva posteriormente. Tal como a falta de binário pode ser resolvida com uma repro.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2017, 12:16 pm »
profiesta na verdade isso é coisa que eu nunca compreendi e que estamos inteiramente de acordo...

Se um veiculo já vem de fabrica com GPL, porque raio é que trás um deposito de gasolina com capacidade superior ao do gás. Deveria ser ao contrário.

A meu ver deveria ter um deposito geral para g√°s que permita fazer no minimo 500 kms e depois um deposito com 15 litros para gasolina.

Offline profiesta

  • Jo√£o Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1641
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2017, 12:41 pm »
Sim j√° nem falo do tamanho do tanque de gasolina. Mas acho estranho que um carro do g√°s de f√°brica traga um tanque min√ļsculo, mas a gasolina e convertido posterior √© colocado um tanque muito maior.

Isto sem falar que a marca por exemplo n√£o vende um kit de adaptadores europeu para abastecer.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 13707
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2017, 14:20 pm »
Realmente h√° coisas mesmo estranhas neste mundo.
Se um carro que √© produzido em espanha por exemplo para ser vendido em fran√ßa com uma determinada motoriza√ß√£o que n√£o √© vendida em portugal traz os mesmos documentos de uma que seja vendida em portugal, por isso n√£o consigo perceber porque √© que a marca portuguesa n√£o pode mandar vir o veiculo com a motoriza√ß√£o x visto que o documento emitido pela fabrica √© igual ao documento do veiculo com a motoriza√ß√£o y que √© comercializada em portugal. Tendo em conta que a motoriza√ß√£o x e y t√™m homologa√ß√£o europeia, por isso podem circular e ser comercializados em toda a europa, depois acabe por existir este tipo de restri√ß√Ķes que n√£o se compreendem. A marca tinha tudo a ganhar se n√£o restringisse determinadas motoriza√ß√Ķes nos diversos pa√≠ses.

Eu acho é que as marcas não pensam no bi-fuel como uma alternativa aplicável mas sim numa adaptação, ou seja, adaptam o que já tem ao gpl em vez de construirem de raiz a utilizar o gpl.

Quanto a quest√£o do deposito min√ļsculo, a legisla√ß√£o permite a possibilidade de usar 2 dep√≥sitos ou em alternativa trocar por um maior.