rui ferreira, o pedrob tem razão, o k9k não tem bomba no deposito, mas todos os outros motores que equipam o clio 2 têm.
Alem disso quando eu respondo a algum tópico normalmente baseio-me em respostas já dadas por outros users, uma pesquisa atenta mostra isso mesmo. Por outro lado o k4m tem bomba de combustÃvel, e eu não sei os códigos de motor de cor e salteado, e por isso um erro de leitura pode acontecer.
Ainda continuo à espera da fundamentação para o calor gerado pela injecção

Adiante, se já existe limalhas, vais ter que ponderar a limpeza de todo o circuito de combustÃvel quando colocares a bomba nova. A quem sugira a troca das tubagens e deposito, visto ser difÃcil fazer a limpeza completa de todo o circuito.
Um dos principais motivos que levam as bombas de alta pressão e as bombas injectoras a ficarem danificadas, para alem do excesso de agua no combustÃvel, é a falta de fluxo de combustÃvel, causado muitas vezes por entupimentos, fugas nas tubagens e obstrução dos filtros de combustÃvel.
É que o único lubrificante que estas bombas têm é o próprio combustÃvel, se este chega em quantidades insuficientes À bomba, não faz a lubrificação adequada da bomba, levando a que esta tenha um desgaste prematuro.
Na minha opinião estes motores deviam ter uma bomba de combustÃvel que garantisse a chegada em quantidades suficientes À bomba, como têm as bombas injectoras convencionais. Apesar de as bombas de alta pressão fazerem vácuo suficiente para puxar o combustÃvel do deposito, em caso de fuga ou obstrução perdem logo uma grande parte da capacidade de alimentação, e perdem a capacidade de lubrificação necessária.