Autor Tópico: Consumo  (Lida 10971 vezes)

Offline ljdiasc1960

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setúbal
  • Garagem : Renault scenic
Consumo
« em: 28 de Dezembro de 2017, 18:18 pm »
Antes demais obrigado pelas ajudas que me poderem dar sobre este assunto.

Tenho uma Renault scenic, 1.4  16V  95Cv de 2002.
A viatura (segundo marca no computador de bordo)esta neste momento com um consumo de 11L.
Também ja pensei se o computador esta a dar o consumo correcto.
Confesso que nao ando muito fora da cidade(Setúbal)mas também penso que é um exagero de consumo.
So para dar uma ideia,com 20.99l faço mais ou menos 160 a 175Km.
As velas são novas,assim como o filtro do ar,não vejo razao para este consumo exagerado.
Também sei que a viatura é um pouco pesada(1300Kg)mas 11l é demais.

De resto nada apontar.

Alguém ja teve o mesmo problema,e como o resolveu?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo
« Responder #1 em: 28 de Dezembro de 2017, 23:05 pm »
Sim, isso está a dar informação errada, deverá ser cerca de 12L/100km.
Primeiro que tudo é preciso ver se tens uma condução ecológica ou não, e é aqui a principal razão para os consumos dispararem. Se andamos sempre numa de prego a fundo e sempre aos arranques À bruta, o consumo aumenta.
Uma boa gestão de caixa, aceleração q.b., nada de estar pronto a arrancar, mal o semáforo fique verde (acelerar antes de tempo), deixar de acelerar com antecedência quando se prevê uma redução de velocidade ou paragem, etc irá ajudar a reduzir os consumos.
Modifica primeiro os hábitos de condução para uma condução mais ecologica, utiliza o cb no consumo instantâneo para controlar os excessos de aceleração e consumo, quando já circulas À velocidade pretendida, e vais ver que os consumos reduzem ;)

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #2 em: 28 de Dezembro de 2017, 23:37 pm »
O peso do Scénic já se sabe como é, e para 1.4 com os seus 95cv (não são 98cv?) não me parece nada de anormal.

Posso-te dar feedback de um que andei durante alguns tempos e os consumos em si e em auto-estrada andavam pelos 8l, já em cidade? 11l até me parecem razoáveis.

É um bom veículo e fiável por si, mas beber... ui se bebe :laugh: :laugh:

Boas Festas!
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline ljdiasc1960

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 29 de Dezembro de 2017, 12:49 pm »
Sim, isso está a dar informação errada, deverá ser cerca de 12L/100km.
Primeiro que tudo é preciso ver se tens uma condução ecológica ou não, e é aqui a principal razão para os consumos dispararem. Se andamos sempre numa de prego a fundo e sempre aos arranques À bruta, o consumo aumenta.
Uma boa gestão de caixa, aceleração q.b., nada de estar pronto a arrancar, mal o semáforo fique verde (acelerar antes de tempo), deixar de acelerar com antecedência quando se prevê uma redução de velocidade ou paragem, etc irá ajudar a reduzir os consumos.
Modifica primeiro os hábitos de condução para uma condução mais ecologica, utiliza o cb no consumo instantâneo para controlar os excessos de aceleração e consumo, quando já circulas À velocidade pretendida, e vais ver que os consumos reduzem ;)

Agradeço a tua resposta e opinião.
Deixa-me dizer-te uma coisa.
Não sou o tipo perfeito a conduzir,mas pontos de embraiagem,mudanças engatadas pronto arrancar,acelaraçoes bruscas,arranque fora do normal,nada disto faz o meu género..Posso abusar um pouco em autoestrada,mas sempre com alguma segurança.Eu sei que dentro da cidade as viaturas consomem sempre mais,mas como nunca tive uma que bebesse tanto dai a minha frustração.

Quer dizer,o meu amigo acha que 11l é pouco e que 12l aos 100 é a informação correcta?se ja acho 11l demasiado 12 entao???

Offline ljdiasc1960

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 29 de Dezembro de 2017, 12:55 pm »
O peso do Scénic já se sabe como é, e para 1.4 com os seus 95cv (não são 98cv?) não me parece nada de anormal.

Posso-te dar feedback de um que andei durante alguns tempos e os consumos em si e em auto-estrada andavam pelos 8l, já em cidade? 11l até me parecem razoáveis.

É um bom veículo e fiável por si, mas beber... ui se bebe :laugh: :laugh:

Boas Festas!

Bebe mais que eu,bolas.
Quanto aos cvs é assim.multiplicas 1.37x a potencia do carro,neste meu caso são 70.0= a 95.9CV

Bom ano....

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 29 de Dezembro de 2017, 13:13 pm »
lol o valor mais correcto será mesmo 12L/100km, sendo (20,99*100)/160= 13,11L/100km e  (20,99*100)/175= 11,99L/100km dá uma média de 12,55L/100km  :laugh: :laugh:

É muito, é verdade mas para um carro desse calibre, deve andar dentro do normal.

Como disse, uma alteração nos hábitos de condução ajuda a contrariar os consumos altos, por exemplo, eu no meu clio 2 1.2 16v a gasolina consigo fazer as mesmas medias que o mesmo carro a diesel, porque tenho uma condução cuidada no que toca aos consumos, chegando a fazer menos que 5L/100km, mas claro, que dá trabalho e é necessário muita atenção para conseguir tais medias.

No entanto a alternativa para reduzir custos, é mesmo a opção GPL, o investimento inicial fica pago ao fim de pouco tempo.

No meu caso, consigo fazer uma media de 7l/100 a gpl e com 30€ faço mais que 600km. Em termos de custos compensa mais que o diesel.

Offline ljdiasc1960

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2017, 14:35 pm »
Essa opção do gpl também ja tinha pensado,mas devido aos anos que o veiculo tem não sei se valera a pena o investimento.
Claro que o preço do GPL é quase metade do a gasolina.

Todas as maneiras muito obrigado pelas informaçoes.

P.S.Tive um clio ll fase 3 a gasolina, 1.2 16v,tinha um consumo espectacular,troquei por este porque como tenho uma bébé nao me da para meter tudo na mala do carro.este sim tem espaço com fartura,mas la esta,nao é perfeito em tudo..
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 00:25 am por Sls a GPL »

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2017, 15:23 pm »
Boas.

tenho um familiar que tem um MeganeII com esse motor, portanto nao é a Scenic e faz medias gerais de 9/9.5l.

Só em estrada com cuidado faz 7 ou 8l aos 100.

Na Scenic só compensa o 1.9Dci. Mesmo assim faz cosumos por volta dos 7.5/8 aos 100. Eu tive uma de 2003.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2017, 00:36 am »
Não concordo com essa forma de pensar, se o carro for para trocar brevemente não vale a pena fazer o investimento, mas se a ideia é manter por mais uns bons anos, se calhar vale bem a pena.

Por exemplo, o meu Clio é de 2003, em setembro de 2015 coloquei o kit de gpl.  Já fiz até a data de hoje +/- 100 mil km desde que pus o kit, ou seja coloquei sensivelmente aos 300 mil km. Como não tenho intenções de trocar de carro foi um investimento que compensa apesar da idade e dos km do carro.
Podes ver com mais pormenor no meu db http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.0
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2017, 00:40 am por Sls a GPL »

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #9 em: 30 de Dezembro de 2017, 11:46 am »
Compreendo a maneira de pensar do ljdiasc1960.

Eu em tempos tive um R21 1700 que converti a GPL mas como já tinha uns anos e bastantes kilometros comecou a gastar oleo e nao andava como eu gostava pois o GPL tirou-lhe bastante potencia, entao com o AC nem se fala, acabei por o vender sem te o retorno do gasto no KIT do GPL...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 30 de Dezembro de 2017, 13:25 pm »
Álvaro, compreendo-te, mas no teu caso, precisavas de fazer também uma manutenção de fundo no motor também. E possivelmente ainda era motor a carburador ou mesmo monoponto que é mais difícil de tirar um bom rendimento do gpl, num carro multiponto não se nota assim tanto a diferença.
Mas lá está, se não dermos a manutenção devida ao carro não nós podemos queixar.
Evidentemente que é necessário fazer as contas ao que se vai gastar na reparação do motor, e os custos da aquisição de um outro carro, e a respectiva amortização. Mas possivelmente fica-te mais barato reparar o motor

Offline ljdiasc1960

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 30 de Dezembro de 2017, 13:50 pm »
Não concordo com essa forma de pensar, se o carro for para trocar brevemente não vale a pena fazer o investimento, mas se a ideia é manter por mais uns bons anos, se calhar vale bem a pena.

Por exemplo, o meu Clio é de 2003, em setembro de 2015 coloquei o kit de gpl.  Já fiz até a data de hoje +/- 100 mil km desde que pus o kit, ou seja coloquei sensivelmente aos 300 mil km. Como não tenho intenções de trocar de carro foi um investimento que compensa apesar da idade e dos km do carro.
Podes ver com mais pormenor no meu db http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.0

Sls a GPL.
Se pensar em mudar para GPL é, claro que vou manter a viatura o máximo de tempo possível.
Não fazia sentido estar a investir para depois vendê-la.
Por acaso ontem contactei uma oficina especializada nas conversões para GPL,e o senhor perguntou-me qual era o consumo dela.Eu disse que a volta dos 11l/100km, também me deu a sua opinião, que me disse que estava a consumir muito.
Agora só levando mesmo a uma maquina como deve de ser, para ver se diagnostica alguma avaria nalgum sensor.

Com respeito ao consumo,não poderá ser algum sensor que esteja avariado e que dê uma leitura errada ha centralina?
Neste caso so levando o carro a maquina é que se poderá saber o porquê de tanto consumo.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #12 em: 30 de Dezembro de 2017, 16:14 pm »
As sondas lambda se não estiverem boas podem aumentar a mistura e consequentemente o consumo.
Fugas de ar na tubagem também.

Multímetro na sondas ajuda a saber se está a ter os valores certos.

Em grupos, admissão, escape, ignição e injecção.

Não me recordo se há menção das velas. Cablagem das mesmas também.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 31 de Dezembro de 2017, 10:43 am »
Consumos elevados, pode ser devido a muita coisa, estado do filtro de ar, estado do óleo, sensor de temperatura do ar , termostato, sensor de temperatura da agua, ac ligado, pressão dos pneus desadequada, etc
Tem que ser tudo revisto de A a Z para ver se está tudo dentro  do funcionamento normal, um diagnostico eletronico ajuda claro está, mas não é tudo.
Outra coisa também importante é medir a compressão do motor ;)

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #14 em: 31 de Dezembro de 2017, 11:04 am »
Como é que esqueci dessa?!

Bem, Sérgio! Lembrar a despesa que tenho para Janeiro

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk