Sim, isso está a dar informação errada, deverá ser cerca de 12L/100km.Primeiro que tudo é preciso ver se tens uma condução ecológica ou não, e é aqui a principal razão para os consumos dispararem. Se andamos sempre numa de prego a fundo e sempre aos arranques À bruta, o consumo aumenta.Uma boa gestão de caixa, aceleração q.b., nada de estar pronto a arrancar, mal o semáforo fique verde (acelerar antes de tempo), deixar de acelerar com antecedência quando se prevê uma redução de velocidade ou paragem, etc irá ajudar a reduzir os consumos.Modifica primeiro os hábitos de condução para uma condução mais ecologica, utiliza o cb no consumo instantâneo para controlar os excessos de aceleração e consumo, quando já circulas À velocidade pretendida, e vais ver que os consumos reduzem
O peso do Scénic já se sabe como é, e para 1.4 com os seus 95cv (não são 98cv?) não me parece nada de anormal.Posso-te dar feedback de um que andei durante alguns tempos e os consumos em si e em auto-estrada andavam pelos 8l, já em cidade? 11l até me parecem razoáveis.É um bom veículo e fiável por si, mas beber... ui se bebe Boas Festas!
Não concordo com essa forma de pensar, se o carro for para trocar brevemente não vale a pena fazer o investimento, mas se a ideia é manter por mais uns bons anos, se calhar vale bem a pena.Por exemplo, o meu Clio é de 2003, em setembro de 2015 coloquei o kit de gpl. Já fiz até a data de hoje +/- 100 mil km desde que pus o kit, ou seja coloquei sensivelmente aos 300 mil km. Como não tenho intenções de trocar de carro foi um investimento que compensa apesar da idade e dos km do carro.Podes ver com mais pormenor no meu db http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.0