Autor Tópico: Travagem megane III  (Lida 5220 vezes)

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Travagem megane III
« em: 04 de Fevereiro de 2018, 12:22 pm »
Boas malta. tenho uma megane III sport tourer 2009, e tem vindo a acontecer uma coisa estranha penso eu... sinto a carrinha a travar mal e depois de fazer varios testes travagem dei conta que ao carregar com bastante força no pedal este vai abaixo e a carrinha aciona o abs e da umas ginadas no volante.. não sei se é normal ou não mas nunca me fez isso... sinto o pedal um bocado mole demais... apos isto fui a oficina e pedi para verem os travoes... as pastilhas tão aceitaveis disseram que uma das bombas de tras estaria um bocado presa foi tudo limpo e lubrificado e mudado o oleo de travoes.
o que é certo é que a travagem melhorou o pedal respondia logo assim que punha o pé em cima.. esta 5 feria voltou ao mesmo so trava quase a bater no chão do carro... será das pastilhas... será dos discos... não perde oleo por lado nenhum o nivel ta normal...

obrigado a todos e se entretando resoover isto sem a vossa ajuda depois venho cá dar o feedback :)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem megane III
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro de 2018, 13:37 pm »
O circuito pode ter ar, ou as bombas do eixo de trás com fuga. O rolamento de encosto da embraiagem pode estar com fuga. Em ultimo caso a bomba do pedal estragada.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro de 2018, 14:19 pm »
hoje ao sair da garagem fiz um break test ao travão de mão.. e so fez arrasto de uma das rodas... se essa bomba de tras tiver marada pode afetar a travagem .. do tipo eu travar com força e o carro ginar... ?

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Travagem megane III
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro de 2018, 18:26 pm »
A bomba que estava presa é o problema afinal

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem megane III
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro de 2018, 00:30 am »
Se uma das rodas não trava bem, é normal alterar a trajectória quando travas, alem de que pode fazer acender a luz do abs e service

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro de 2018, 11:39 am »
so amanha vou a oficina com a sucata... e ta a travar pior do que quando começou com esta lenga lenga... luz do abs acendeu a uns tempos mas depois apagou.... ligou se a clip dizia que era avaria eletrica ou coisa parecida... o rapaz que fez o teste disse que era do modulo do abs....  supondo que é a bomba presa será que tem arranjo  lubrificando ou tem de ser uma nova....  amanha depois dou novidades desde já obrigado pelas vossas dicas assim na vou as cegas po mecanico :)

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2018, 12:51 pm »
Update.... comfirma-se... bomba tras esq não funciona... a minha duvida é.. dá para reparar ou tem de ser nova...?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem megane III
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2018, 13:12 pm »
É de disco ou tambor? se for de disco, costuma haver material de reparação, se for de tambor não é comum haver material de reparação.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2018, 13:39 pm »
travão disco com travaõ mão manual.... vi na net que ha kit reparação.. agora não sei é se o que se estragou tem arranjo... vamos ver...

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #9 em: 07 de Fevereiro de 2018, 19:16 pm »
RE-UPDATE.... não sei se é pior ou não.... afinal a bomba de tras ta boa... o oleo ta preto... tem cerca de 3 semanas que foi purgado..... ja trava as rodas de tras mas pedal vai ao fundo e não trava... a bomba tava cheia de lixo.. mecanico diz que deve ser os o-rings que tão na sucata... agora qual a razão de isto acontecer... antes desta historia começar tinha mudado o oleo a cerca de 1 ano..  existe alguma marca específica ou qualquer DOT4 serve??


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travagem megane III
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2018, 21:18 pm »
Qualquer dot4 serve, não precisa de ser de nenhuma marca XPTO.
O dot4 é muito agressivo por isso é normal que os materiais com o tempo se desgastam. Só  o facto de estarem sujeitos ao meio ambiente é o suficiente para se estragarem.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2018, 18:43 pm por Sls a GPL »

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Travagem megane III
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2018, 11:06 am »
conclusão final.... bombas tras OK.. bomba central sucata.. acabou por ir avaria a bomba abs e centralina.... conclusão.... bomba abs nova + bomba central... e 2 litros de oleo para limpar os restos de o-ring´s... enfim.... agora saber o que causou a avaria é um misterio.... mas o importante é que tá a travar a 200%. obrigado a todos pela ajuda .