Autor Tópico: Será o UCH ou o ESL?  (Lida 893 vezes)

Offline malaquias

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 25
  • Garagem : Renault Laguna 1.6 16V GPL
Será o UCH ou o ESL?
« em: 16 de Julho de 2020, 14:57 pm »
Boas pessoal,

O meu laguna 2 anda-me a dar a volta à cabeça, num curto espaço de tempo já é a segunda vez que me faz isto e continuo sem perceber de onde é.

Ora bem, o que ele faz é, depois de trabalhar normalmente, insiro a chave (depois de ir fazer algumas coisas ou ir para casa) e....nada. Luz do imobilizador fica fixa e não deixa dar à ignição.

A última vez desliguei a ficha da tranca eletrónica do carro e desliguei a bateria uns minutos e resolveu, ora hoje já não foi assim. Depois de inumeras vezes desligar a bateria e etc, nada o fazia ligar de novo.

Ressalvo que a tranca do carro há meses que não funciona, ou seja, não tranca nem se ouve o barulho ao tirar a chave (motivo pelo qual já pedi um emulador mas ainda não chegou).

Bem, hoje já a entrar em desespero pronto para o mandar para a Renault, estou dentro do carro a brincar ao tira chave, mete chave, entretanto estou a ligar o ELM para ver se conseguia algo dali, o carro deixa de apagar o rádio e o relógio mesmo sem chave metida.

Após isto, começa em espécie de árvore de natal a ligar tudo e etc, com a chave metida e lá estabiliza e deixa carregar no start para ligar o carro. A partir daqui a tranca do volante já passou a funcionar e etc.

As duas vezes que isto aconteceu estava muito calor, será disso? O que vos parece? É do UCH ou da tranca? Será algum relé que está a sobreaquecer ou algo?

Cumps

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Será o UCH ou o ESL?
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2020, 15:14 pm »
Pode efectivamente ser a UCH.
Pergunta "parva"... a bateria está em condições e com os bornes bem apertados e com contacto seguro(sem verdetes ou outras coisas parecidas)?

Se vires que a coisa não resolve, podes sempre em vez da Renault recorrer ao parceiro aqui do fórum. Caçoilauto https://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0

Offline malaquias

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 25
  • Garagem : Renault Laguna 1.6 16V GPL
Re: Será o UCH ou o ESL?
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2020, 18:36 pm »
Boas, a parvoeira do carro continua.

Ora horas depois de o ESL voltar a funcionar, eis que volto ao carro e parece novamente uma árvore de natal, até que o consigo finalmente colocar a trabalhar (o carro marcava 39º). Coloco a trabalhar mas fico sem ponteiro da gasolina.

A bateria já deve ser velhota mas até ver não deu sinais de morte, poderá mesmo ser da bateria? Pelo que me parece ele faz mais isto quando está calor intenso ou muita humidade. Entretanto como consegui ligar, fui buscar o puto à creche sem desligar o carro e voltei para casa.

Ao chegar a casa, desliguei e ele continua ora começa a dar sinais ora desliga-se da ignição, etc, sem nunca a tranca eletrónica voltar a funcionar.

A bateria não tem verdete e tem massa de protecção contra o verdete nos bornes.

Continuo com um grande ponto de interrogação nisto tudo..