Autor T√≥pico: Substituir Isqueiro por Carregador USB  (Lida 224 vezes)

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II PH1
Substituir Isqueiro por Carregador USB
« em: 15 de Maio de 2018, 20:44 pm »
Boas pessoal. Neste momento no meu Clio 2.1 tenho um isqueiro o qual n√£o funciona (n√£o segura o elemento que aquece nem aquece se o deixar pressionado). Al√©m disto o anterior dono (um amigo meu que acabou por me vender o carro e comprar uma laguna 2.2 DT de 97) disse-me que tal isqueiro nunca funcionou e at√© que colocar qualquer carregador de isqueiro no local acaba por fazer disparar o fus√≠vel. Ora suponho que o isqueiro propriamente dito seja o culpado pois os fios que terminam no isqueiro est√£o derivados para duas fitas LED, uma para cada lado, que funcionam na perfei√ß√£o e n√£o fazem disparar o fus√≠vel quando ligadas. Assim sendo estou a ponderar trocar o isqueiro por um adaptador de 12V para 2 portas USB com voltimetro (no ebay por menos de 5‚ā¨ vindo da china). J√° algu√©m fez esta altera√ß√£o? Ser√° que este adaptador encaixa sem ser necess√°rio modifica√ß√Ķes (a parte de umas termina√ß√Ķes novas possivelmente), por forma a conseguir colocar tudo de origem se necess√°rio?

deixo aqui uma imagem do dito cujo adaptador

Cumprimentos

Offline icebloodmen

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Senhora da Hora
  • Por vezes √© preciso desobedcer
  • Garagem : Clio 1.2 16V 75 CV Dynamic S
Re: Substituir Isqueiro por Carregador USB
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2018, 02:27 am »
Acho excelente ideia,mas também não sei se dá para adaptar no local do isqueiro
espera por pessoal entendido no assunto que te possa ajudar
Cumps :azn:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2018, 10:52 am »
A ficha do isqueiro tem um defeito cr√≥nico de deixar de funcionar. Causado pela Soldadura das liga√ß√Ķes √† massa.
Nas especifica√ß√Ķes deve estar as medidas do adaptador.
Verifica se essa ligação de leds está bem feita. Deve estar ligado ao fio do meio e um das pontas da ficha.
E por fim  √© ver se a ficha √© igual √† do adaptador.

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2018, 13:35 pm »
As liga√ß√Ķes de LED n√£o fazem disparar o fusivel e eu pr√≥prio estava l√° na altura da instala√ß√£o destas e posso garantir que est√£o feitas de forma correcta. Lembro-me que deslig√°mos por completo o isqueiro do carro para termos mais espa√ßo (para poder tirar os pl√°sticos por completo)

Verificando a p√°gina no Ebay vi que a especifica√ß√£o para o di√Ęmetro do adaptador sao 2.1cm, mas n√£o sei qual a dimens√£o do que est√° no local, uma vez que tambem possui o anel luminoso que por sua vez ilumina o cinzeiro (elemento esse que n√£o me importo de retirar.

A minha ideia seria arranjar uns fios com umas termina√ß√Ķes para manter a ficha inalterada, mas separando os fios para os pernes do adaptador

Cumprimentos

Offline Tó Lopes

• Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Aliss√©
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2018, 14:06 pm »
Ohh eu  no saframo meti uma parrecida mas para o cogelador das fesquinhas e caim que nen tordos

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2018, 14:09 pm »
Eu hoje j√° retirei o dito cujo isqueiro do carro para tirar umas medi√ß√Ķes. Pelo

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Maio de 2018, 14:16 pm »
Desculpem pelo double post mas publiquei o outro sem querer  :angry:

Eu hoje j√° retirei o dito cujo isqueiro do carro para tirar umas medi√ß√Ķes. Pelo que registei dever√° encaixar sem problemas, retirando o aro luminoso. Descobri no entanto a possivel causa do curto circuito ao colocar carregadores uma vez que por dentro existem 3 pernes positivos e a parede sendo esta o polo negativo. Ao colocar um carregador suponho que um dos dois contactos laterais fizerem contacto entre o positivo e o negativo causando o fusivel a disparar. J√° mandei vir a pe√ßa, pelo que deixo aqui a quest√£o se querem que crie um DIY com o processo

Cumprimentos

Offline Tó Lopes

• Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Aliss√©
« Responder #7 em: 17 de Maio de 2018, 14:19 pm »
claro que qerremos .

O forrum é par-tilha :)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2018, 01:43 am »
Olha que não é bem assim, os leds ascendem desde que haja um determinado diferencial de corrente entre os dois terminais, por isso podem não estar ligados ao positivo e ao negativo, na ficha do isqueiro se não me engano tem neutro, positivo isqueiro e positivo mínimos.
A ficha tem uns n√ļmeros gravados. Em que terminais est√° os leds ligados?
Antes da colocação dos leds o fusível fundida?

A ficha do isqueiro devido ao mau contacto tem tendências a aquecer e pode já ter algum isolamento queimado.

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2018, 13:49 pm »
as fitas de LED instaladas s√£o mesmo fitas de 12V e est√£o ligadas positivo com positivo do isqueiro e negativo com negativo, sendo que um destes (se bem me lembro √© o negativo) est√° ligado a um interruptor que foi instalado numa placa met√°lica por baixo do volante, ao p√© da porta do condutor. Sim antes da instala√ß√£o dos LEDs o fus√≠vel j√° disparava quando se queria usar um carregador USB ligado a ficha do isqueiro e quando retirei o isqueiro percebi porqu√™. O elemento que aquece realmente funcionava. Apenas foi necess√°rio apertar um pouco a parte met√°lica que o segura enquanto aquece e que com o calor expande e o solta. quanto √† quest√£o do carregador, ao olhar com aten√ß√£o reparei que existem 3 pernes positivos (2 deles prendem o elemento que aquece) isolados por bocados de pl√°stico. Ora no lado oposto de um destes pernes est√° a parede do isqueiro (p√≥lo negativo) e da forma como os carregadores est√£o desenhados (as partes laterais que permitem que o carregador fique justo ao bocal s√£o ambas para o p√≥lo negativo) o que acontecia era um contacto directo entre o p√≥lo positivo e o p√≥lo negativo, causando assim que o fus√≠vel fizesse o seu trabalho. Diria que o problema aqui foi mais a electr√≥nica Renault a fazer das suas  :angry:

N√£o sei se com isto me fiz entender do problema do isqueiro mas se for necess√°rio tiro umas fotos para publicar :smiley:
« √öltima modifica√ß√£o: 20 de Maio de 2018, 01:31 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 20 de Maio de 2018, 01:45 am »
As fotos s√£o sempre bem vindas pois ajudam a diagnosticar problemas, para quem possa vir a ter problemas semelhantes.

Salientei a quest√£o dos LEDs porque como disse basta haver um diferencial de corrente para acenderem.
Por exemplo, se ligas o positivo a +12v e o negativo da fita de LED a +5v os leds acendem. Se ligas o negativo a um fio de massa directo e o positivo da fita de LED a um fio de massa temporizada, o LED acende. (exemplo: massa temporizada do plafonier. A corrente segue o seguinte trajecto: positivo - l√Ęmpada - fio massa temporizada. Se a uch estiver com essa liga√ß√£o de massa ligada, por exemplo quando abres √© fechas a porta a corrente passa pela uch. Se estiver desligada depois de passar o tempo programado, a corrente passa pelo LED para a massa directa) por vezes ocorrem erros deste tipo  :wink:
« √öltima modifica√ß√£o: 20 de Maio de 2018, 01:45 am por Sls a GPL »

Offline noobzone01

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2018, 15:01 pm »
Sim a instalação poderia ter sido mal feita e isso causar um problema eléctrico que fizesse o fusivel disparar mas como indiquei estive lá na instalção e ficou tudo impecável. Deixo aqui a foto do isqueiro do Clio para que se possa perceber melhor o problema de tentar usar um carregador de isqueiro (de notar que todo o metal que estiver a tocar no parafuso é o pólo positivo e o restante é pólo negativo