Autor Tópico: Travão de mão  (Lida 8149 vezes)

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Travão de mão
« em: 01 de Junho de 2018, 23:45 pm »
Boas pessoal,

Desculpem a ignorancia e abrir um topico apenas por isto, mas não sabia em que topico podia colocar.

Sabem me dizer se na revisão da renault, costumam afinar o travão de mão?

Pergunto isto porque o meu carro passou pela revisão onde foi trocado o oleo do motor, etc, no entanto parece-me a mim que o travão continua ligeiramente desafinado. Inicialmente parecia que estava melhorzinho, no entanto continuo a notar que em subidas se puxar por ele não trava a 100%, pelo que com a caixa engatada acaba por travar a 100%, mas sem isso não...

Cumps.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travão de mão
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2018, 00:26 am »
Os travões atrás são de discos ou tambor?



Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2018, 11:36 am »
Tambor (Clio IV)

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #3 em: 02 de Junho de 2018, 13:00 pm »
Boas,

Levei o carro a afinar o travão de mão hoje e agora até 1 mm antes do primeiro clique / no primeiro clique do travão de mão (se tiver com o carro a deslizar) já sinto o carro a travar um pedaço, e 2 / 3 cliques são suficientes para o imobilizar completamente em subidas bastante igremes.

Antes os 3 primeiros cliques não travavam basicamente nada....

Suponho que agora esteja bem afinado :P

Cumps

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travão de mão
« Responder #4 em: 03 de Junho de 2018, 02:19 am »
Os travões de tambor têm afinação automática. Por isso não se afina.  Ao retirar folga ao cabo quando fores trocar de maxilas vão ter que ir mexer novamente na afinação do cabo. Dá 2 trabalhos e pode não ficar bom.
Quando o travão de mão deixa de travar bem é sinal de que as maxilas estão gastas

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #5 em: 03 de Junho de 2018, 03:40 am »
Ai é?

Agora fiquei baralhado. O mecânico andou para lá a mexer nos tambores e em 10 minutos já tava "afinado" e de facto agora está a travar. Não o vi a mexer em cabo nenhum apenas nos tambores.

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #6 em: 03 de Junho de 2018, 03:46 am »
Digo nos tambores porque o vi a mexer em ambas as rodas traseiras, a afinação do cabo é ai?


Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #7 em: 03 de Junho de 2018, 04:06 am »
Sorry pelo 3º post, mas não consigo editar os anteriores.

O mecanico levantou o carro e tirou um parafuso ou algo de cada uma das rodas traseiras, suponho que diretamente nos tambores, e andou para lá a mexer e a pedir-me para ir travando com o travão de pé e tambem de mão quando ele me indica-se.

Existe algum problema com isso? :(

Cumps.

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Travão de mão
« Responder #8 em: 03 de Junho de 2018, 20:05 pm »
Pode parecer um pouco arrogante mas e que tal perguntar ao mecânico que está a mexer na altura?

Nada melhor que quem sabe no que está a mexer para informar :laugh:

Um abraço!
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4987
Re: Travão de mão
« Responder #9 em: 03 de Junho de 2018, 20:10 pm »
Sim, a afinação é feita pelas rodas traseiras...


Se reparares na peça que fica baixo do bombito, tem um género de uns dentes do lado esquerdo, e é por aí que se dá a afinação...  :wink:



Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2018, 21:34 pm »
@MauroTM Não foste arrogante e percebo completamente o que dizes, mas eu gosto sempre de ter uma segunda opinião. No caso deste topico nem foi uma segunda opinião, pois quando o abri ainda não tinha levado o carro ao mecanico. Fiquei foi assustado com o feedback do Sls por causa do travão de mão não dever/poder ser afinado manualmente.

@rodrigopt thanks! já tinha andado a procurar pela internet e por acaso já tinha uma pequena ideia disso :P

Agora a real pergunta é: como o Sls disse que o travão de mão não se afina, este tipo de afinação directamente nos travões de tambor tem algum risco / problema associado? É prejudicial para o carro?

É claro que fiz este tipo de perguntas ao mecanico mas ele respondeu me que isto é completamente normal, portanto gostava de saber outras opiniões :)

Obrigado a todos uma vez mais pelo feedback.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4987
Re: Travão de mão
« Responder #11 em: 03 de Junho de 2018, 23:10 pm »
No meu ex-Clio ainda foi afinado uma vez ou outra e nunca causou qualquer problema...  :wink:

Ja agora, quantos quilómetros tem o teu carro?

Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #12 em: 05 de Junho de 2018, 09:07 am »
40K

Tenho um amigo com um CLIO IV com 17k e sofre do mesmo mal, o travão não trava o suficiente em subidas... Suponho que seja algo "habitual" nestes carros.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Travão de mão
« Responder #13 em: 07 de Junho de 2018, 02:24 am »
Desculpa não ter vindo cá mais cedo explicar.
Este vídeo já é antigo e tenho um melhor que demonstra bem como não se afinam manualmente os travões de trás, pois essa afinação é feita automaticamente. No entanto julgo que neste vídeo também mostro isso.
https://youtu.be/kTexl_B5x0k
Como o Rodrigo disse, isso tem uma roda dentada e um mecanismo que sempre que carregas no pedal de travão,  vai rodando a roda dentada, que não é mais do que uma porca. Ao rodar no parafuso vai alargando as maxilas para estarem sempre justas.
Por vezes o mecanismo deixa de funcionar bem, porque se desencaixa ou o lixo acumulado faz atrito a mais para conseguir rodar a porca.
Nessas alturas é necessário dar uma ajuda, mas em regra não é necessário mexer  nada que ele afina sozinho.
Como o ajuste é só feito de um lado, há mais desgaste na zona mais perto do bombito do que na base,  pois as maxilas quando abrem não fazem uma circunferência perfeita. Chega a um ponto que o desgaste é  tal que deixa de travar e a afinação já não se consegue fazer.
Ao fazer uma afinação à mão podes ficar com uma roda a travar mais que outra ou ficar com uma roda mais travada mesmo com o carro destravado.
Por isso é que não se deve afinar manualmente os travões.
Há quem seja mais prático e ajusta os cabos porque da menos trabalho, outro erro que também não deve ser feito ;)

Rodrigo, essa foto não tem o mecanismo de afinação automática, provavelmente é de um modelo mais antigo ou então ainda não estava colocado. E nesse caso é que é necessário ir fazendo afinações, mas nos modelos actuais já vem equipados com os afinadores automáticos.
« Última modificação: 07 de Junho de 2018, 02:29 am por Sls a GPL »

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Travão de mão
« Responder #14 em: 07 de Junho de 2018, 09:39 am »
Boas,

Obrigado pela explicação!! :)

Eu até fiquei a pensar se não seria possível estar tão apertado ao ponto de apenas travar as rodas de trás ao carregar no pedal, e não travar tanto à frente? (Digo isto porque após a afinação noto o travão de pé também mais duro e a trava mais em cima, pois antes travava bastante em baixo).

Em relação ao travar mais de um lado do que de outro, o mecânico já mexeu na afinação, portanto suponho que agora seja complicado voltar a repor de forma a garantir que isso não aconteça. Existe alguma forma de eu próprio sem ferramentas, testar isso?

Em relação ao afinamento automático, como disse, tenho um amigo que também comprou um clio IV à pouco tempo, tem 17k e sofre do mesmo mal, queixa-se que muitas vezes não deixa o carro em certas subidas porque o travão de mão não trava o suficiente. Imagino que ai no continente não seja um problema muito notável, mas cá na Madeira acabamos por parar o carro em subidas dia sim dia não, e algumas delas até são relativamente inclinadas. Eu antes tinha de puxar o travão de mão ao máximo e nas subidas mais inclinadas não era suficiente, agora puxo 2 cliques em chão e 3 em subidas e sinto o carro mesmo travado.

Alguma recomendação? Não quero ter problemas mecânicos com o carro nem agora nem no futuro.