Autor Tópico: Pedido de opinião sobre colocar Jante 17" em vez 16" Clio IV 0.9 Tce 90Cv  (Lida 133 vezes)

Offline Hunter77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Garagem : Renault Clio IV 0.9 Tce 90cv
Bom Dia,

Tenho um Renault Clio IV a Gasolina 0.9 Tce 90Cv Dynamic S, gostaria de pedir opiniões sobre a montagem de Jante 17" com pneu 205/45 R17". Tenho algumas duvidas quanto as vantagens e desvantagens desta troca. Quer a diversos niveis :

a) Conforto na condução se perder alguma coisa nesse nível no que diz respeito a suspensão e a sua rigidez;
            b) Se existe um aumento significativo dos consumos com esta troca;
            c) Se esta troca provoca maior desgaste e esforço de todo sistema de transmissão e motor, visto que vejo muitos Clio IV 0.9 Tce com estas Jantes Iniciale 17" desde o carro a carrinha a Sport Tourer.

d) Será que o ganho estético que carro fica, compensa o custo da homologação e alteração do Documento Único para averbamento de uma nova medida (150€) + 540€ ( jantes) +450€ (pneus).

Gostaria que dessem a vossa opinião sobre este assunto e sobre estas duvidas, para poder tomar uma decisão de avançar ou ficar como estou.

Obrigado.

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: Pedido de opinião sobre colocar Jante 17" em vez 16" Clio IV 0.9 Tce 90Cv
« Responder #1 em: 04 de Agosto de 2018, 08:43 am »
Acho que essa decisão deveria de ser tua uma vez que o investimento será teu e gastar cerca mil € para

a) vai afetar claramente o conforto visto que vais diminuir o perfil do pneu;
- Fiz a alteração no meu apesar de ser um Clio III e passei de jante 15" para 17". Como feedback vais sentir tudo mais, seja buracos ou lombas mas ganhas em estabilidade a meu em overall e em curvas.
b) vão existir aumentos mas pouco ou nada significativos. Tinha médias no meu de 5.2l/100KMs e estou agora nos 5.4-5.5l/100KMs;
c) já andei e conduzi em vários com 16" e 17" e não notei sinceramente nada nem como passageiro nem como condutor;
d) No final isso terás que ser tu a decidir uma vez mas na minha opinião vale a pena e fica sempre melhor do que as 16". Não que fiquem mal que não é o caso mas fica sempre diferente (para melhor).

O custo da homologação e DUA aconselho-te a seguir os seguintes passos: https://www.renaultpt.com/index.php?topic=20111.0

Fica no total em 91,50€ e sempre poupas quase 60€ de acordo com o valor que colocaste acima.

Tenho a mesma medida no meu e gostei da alteração apesar de ser um pouco mais potente e mais binário não notei grandes alterações em andamento normal. Agora se fores a "esticar" em velocidades superiores vai consumir e mais do que anteriormente.

Qualquer das formas alguma dúvida ou feedback que necessites mais detalhadamente só dizeres.

Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=16628.0
Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=19708.0