Autor Tópico: Substituição do punho do selector de mudanças - Clio II Phase I - Como?  (Lida 2469 vezes)

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
Meus caros,

Venho, mais uma vez, em busca da vossa sapiência.
Tenho um Clio II Phase I que tem andado em fase de restauro. Aqui há uns tempos foi estofado o volante em pele, sendo que na altura, a minha ideia era fazer o mesmo ao punho da caixa, uma vez que o gajo está de tal forma polido que a mão até escorrega. O problema, é que segundo o estofador, não dá para o fazer dada a natureza da construção da coisa.
Andei a sondar e parece que nos Phase I, só trocando mesmo o sistema completo. Deixei ficar.
Dentro em breve o interior será estofado em pele, pelo que agora está-me a fazer alguma comichão ter aquilo ali a destoar.
Ideia: trocar o punho pelo do RS, uma vez que sendo o gajo em alumínio, irá - pelo menos dentro dos meus gostos - ficar bastante bem com o restante interior (isso e aqui há uns tempos conduzi um RS e adorei o tacto do punho! :w00t:).
Problema: farto-me de pesquisar e dizem-me que não é possível, pois, tal como o punho normal do Phase I, tem de se trocar tudo por lá abaixo. Contudo, já vi pelas internets projectos de pessoal que conseguiu trocar só o punho, aliás, lembro-me que até era prática "comum" no pessoal mais adepto das modificações.
A minha questão é: alguém aqui já o fez? Se sim, de facto não há hipótese de trocar apenas o punho, ou há forma de contornar a coisa?
Alguém sabe o preço do punho do RS Phase I? Mais uma vez consegui a referência, mas não encontro o preço, até porque não sei até que ponto ainda será possível encontrar este tipo de peça na rede Renault.
Iluminem-me, se faz favor, com o vosso saber! :smiley:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Substituição do punho do selector de mudanças - Clio II Phase I - Como?
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2018, 13:14 pm »
No fase 1 não mas no fase 2 já o fiz e acredito que o fase 1 seja semelhante.
O meu tem patilha que se levanta para colocar a marcha atrás.
Se não tiver é mais fácil pois não precisas de te preocupar com o comprimento do punho que vais colocar.
A técnica é puxar com muita força para cima ao mesmo tempo que se roda de um lado para o outro.
Eu no meu caso usei um saca-rolamentos porque não ia aproveitar o antigo, retirei o plástico com  o H das mudanças e fiz um furo com o berbequim no centro do plástico com uma broca larga até o ferro da alavanca ficar À vista. Depois foi colocar o saca rolamentos e tirar o punho fora.

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2018, 11:51 am »
Muito obrigado, meu caro!
O meu também tem essa patilha. Daquilo que consegui perceber, tenho duas opções: ou troco o sistema todo, ou, para adaptar outro punho, é exactamente como dizes e será necessário "destruir" o antigo para colocar o novo.
Já passei pela Renault mas não está fácil para "localizarem" o punho do RS; neste ponto, nem me sabem informar o preço.
Tenho de lá voltar esta semana para trazer mais umas peças para o "restauro" e vou voltar à carga. :happy:
Muito obrigado! :wink:

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2019, 13:20 pm »
Só para actualizar a coisa...
Consegui saber preço (um pouco acima dos 100€ já com IVA), contudo, a Renault já descontinuou a peça.
Já tenho batido a umas quantas portas e não está fácil encontrar novo. Mesmo usado, também não tem sido fácil.
É pena que a Renault comece a descontinuar peças para carros mais antigos; pelo menos para modelos mais “invulgares” como é o caso do RS podiam rever a política.  :sad:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2019, 16:50 pm »
Procura no aliexpress, é imitação mas é novo.

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2019, 20:33 pm »
Muito obrigado pela dica, meu caro! Confesso que já tinha espreitado o eBay, mas as que apareciam eram usadas e algo caras.
Muito obrigado! :wink:

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2019, 10:39 am »
Caro Sis a GPL,

Acho que nem lá!
Já tenho andado para trás e para a frente e também não consigo encontrar. Acho que desapareceu em todo o lado. :sad:
Já me lembrei de tentar o punho do Clio III RS, mas não sei até que ponto me consigo safar com a adaptação...