Autor Tópico: Barulho vindo da zona da caixa de ar ao desacelerar - Renault Laguna 2.0dci  (Lida 3352 vezes)

Offline Fidelity

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 2.0 Dci
Boa tarde,

tenho um Renault Laguna 2.0dci de 2007 com 150 000km e recentemente apercebi-me de algo quando acelero em ponto morto ligeiramente acima das 2000rpm na desaceleração ouve-se um barulho de ar (tipo trubilhão) vindo da caixa do filtro de ar.
Eu passei hoje na Renault e não me souberam dizer o que seria ao certo, algo entre o circuito de vácuo ou o Turbo.
Sinceramente não me parece ser do turbo visto que tem médias normais, não sinto perdas de potência, nem um assobio exagerado, nem qualquer tipo de fumarada.

Encontrei no Youtube um barulho muito semelhante ao que eu sinto mas num BMW:
https://www.youtube.com/watch?v=ChM3UAQtxNE

E realmente falam de uma PVC Valve...

alguém já teve um problema destes?

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Barulho vindo da zona da caixa de ar ao desacelerar - Renault Laguna 2.0dci
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2018, 14:40 pm »
como é que está a ligação da caixa de ar ao ressoador?

Offline Fidelity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 15 de Setembro de 2018, 14:52 pm »
Eu deveria assumir que estava bem, é que hoje trocaram-me a caixa do filtro de ar na Renault, que estava a desfazer-se a esponja e pelo sim pelo não mandei trocar.

Mas como é que posso ver essa ligação? Cava da roda?

desde já obrigado pela ajuda.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #3 em: 15 de Setembro de 2018, 15:06 pm »
sim, penso que retirando a cave da roda dê para ver se está bem encaixado...

Offline Fidelity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 15 de Setembro de 2018, 23:53 pm »
Estive a tentar verificar e pareceu-me tudo ok, pelo menos a parte que liga ao respiro. (não me aventurei a desmontar a cava da roda)

Por descargo de consciência espreitei para o turbo e pareceu-me que as pás estavam bem e o veio estava bem fixo.

Vou ter de deixar o carro na Renault para lhe fazerem testes e verem o que possa ser... gostava era de ter uma ideia do que contar.

Offline Fidelity

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2018, 23:25 pm »
Bem continuo sem saber o que possa ser este barulho  :sad: Esteve na Renault para diagnóstico mas não encontraram nada, pressão do turbo ok, vácuo ok... falaram em desmontar o turbo para tentar perceber se era daí mas sem certezas e ficaria um preço nada convidativo...

Uma coisa que eu reparei foi que Entre a MAF e a Caixa de Ar no esquema em cima existe um número 16, esta "borracha" ao desmontarmos a MAF pode facilmente cair ou encontra-se embutida em alguma das peças?

É que eu ia jurar que não tenho essa peça "borracha" nº16.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2018, 08:05 am »
Tens que pedir a alguém que acelere e desacelere o carro e verifica se nesse sitio onde deve estar a dita borracha se sentes entrada ou saída de ar.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #7 em: 16 de Outubro de 2018, 08:13 am »
Eu tive um problema identico na Laguna 2.0dci que tive em fazia uma zoada em certas rotaçoes que vinha do lado da caixa do filtro e descobri num forum Laguna Espanhol a soluçao que passava por meter uns parafusos extras a segurar a caixa entre ela e a bateria, que foi o que eu fiz e resultou. Meti tres.

Mas antes para ter a certeza que era dali o ruido, meti uns calços de borracha á pressao entre a bateria e a caixa de ar e do outro lado entre a caixa de ar e a carroceria e realmente o ruido passou.

Tambem lá havia um DIY em que tiravam fora a caixa do filtro furavam o guarda lamas e a caixa e depois punham uns calcos de borracha entre a caicha e a chapa, prendiam-na com parafuzos que atravessavam o guarda lamas e apertavam as porcas que ficava dentro da caixa do filtro.

Enfim...a gente pesquisando encontra tudo
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv