Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 04:17 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência (Lida 5077 vezes)
miqq
1.0 SCe
Localidade: Vila Nova de Gaia
Garagem : Clio II Ph1 1.2 58cv | Laguna II 2.0 150cv
Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência
«
em:
15 de Fevereiro de 2019, 14:25 pm »
Boa tarde a todos,
Como o tÃtulo indica, estou com problemas de potência num laguna 2 2.0 150cv de 2007 - na primeira vez que senti foi em andamento, perdi a potência por completo e o pedal do acelerador pouco ou nada respondia. Hoje, pela terceira vez em uma semana, no primeiro arranque do dia, o carro pegou bem à primeira sem solavancos mas para arrancar é preciso puxar pelas rotações pra lá das 2mil e não largar a embreagem totalmente para ele se mexer...
De salientar que desde a primeira vez que aconteceu sinto falta de potência em geral no carro e consumos elevados, ontem aparecia 11.5/100l
Registado
miqq
1.0 SCe
Re: Laguna II Ph II 2.0 150 '07 Perda de potência
«
Responder #1 em:
15 de Fevereiro de 2019, 14:46 pm »
Pelo que analisei aqui no fórum, algumas das hipóteses que julgo que possam ser:
- Turbo obstruÃdo ?
- EGR ?
- Medidor de massa/MAF ?
Registado
andresilvac4
1.5 DCi
Localidade: Sabrosa
Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
«
Responder #2 em:
15 de Fevereiro de 2019, 14:48 pm »
Boa tarde por experiência própria nos 1.9dci desliga o medidor de massa de ar e verifica se o carro recupera parte da potência (não serve de solução mas no meu serviu logo para ver que o massa de ar estava com problema ) se sentires alguma potência de volta podes sempre tentar limpar o massa de ar e tentar ligar a ver se resolve se não terás que comprar um novo.
O ideal seria sempre passares em alguém com máquina de diagnóstico pois pode ser egr também ou mesmo o turbo em si só vendo os valores em tempo real e que se consegue retirar alguma conclusão mas eu começava por experimentar o maf pois no 1.9dci sentia o mesmo problema (intermitente) e desligando a ficha fiquei com 75% da potência de volta andou inclusive desligado pois a limpeza não resolveu até chegar o novo e serviu para solução de recurso até chegar o novo (são carÃssimos originais).
Cumprimentos
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
Localidade: Sintra
«
Responder #3 em:
15 de Fevereiro de 2019, 16:56 pm »
Algum tubo que vai para o intercooler roto ou braçadeira desapertada?
Em tempos num carro igual o tubo que vem do intercooler saltou e eu ia ficando encravado numa ultrapassagem...
Estava a ultrapassar e de repente o carro ficou sem forca, por muito que acelerasse.
Parei fui ver e descobri que o tubo que vem do intercooler para a borboleta tinha saltado.
A sorte foi que ia aultrapassar numa AE e nao vinha ninguem de frente, mas se fosse numa estrada vulgar podia ter acontecido o pior...
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
MaNeL
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Viana do Castelo
Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
«
Responder #4 em:
15 de Fevereiro de 2019, 17:22 pm »
neste carro os tubos do intercooler costumam realmente dar o berro, começa por ai em verificar se não vês vestÃgios de óleo junto dos tubos. dá uma vista de olhos nos meus tópicos que falo disso em alguns...
Registado
Clio mk3 dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6300.0
----- Laguna Break mk2 ph2 2.0dci:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=15075.0
miqq
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
16 de Fevereiro de 2019, 12:25 pm »
Desliguei o medidor de massa de ar e o carro parecia outro andar... Andei apenas cerca de 1km e voltei a ligar. Fiz o teste com o Carro parado, embraido, com o sensor ligado e pedal a fundo chega ás 3mil e não vai mais - sensor desligado vai até à redline.
Fui a um colega, liguei a uma máquina (maxiDAS DS808) apagou-me os erros, inclusive um do travão elétrico que tinha desde que troquei a bateria (falarei mais tarde na criação do DB), ao diagnosticar outra vez dava sempre erro de problema de injeção.
Hoje, para ajudar à festa, mesmo com o maf ligado, aparece-me "verificar sistema anti-poluiçao". Será de ter andado algum tempo com o sensor desligado ou também devo estar com problemas na válvula EGR ?
Hoje fiquei de saber valores para as seguintes opções que o mecânico me falou:
- colocar maf nova e fazer ou não reprogramação
- anular maf e fazer reprogramação para consumos
- anular EGR também...
A minha ideia antes disso, seria também limpar o maf e testar.
Gostava de saber as vossas opiniões. Já agora, tenho o carro à cerca de duas semanas. Tem 126000km, em breve faço um diário de bordo e colocarei algumas fotos.
Registado
miqq
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
16 de Fevereiro de 2019, 13:02 pm »
Verifiquei os tubos e as abraçadeiras desse tubo e pareceu-me tudo bem..
Registado
andresilvac4
1.5 DCi
«
Responder #7 em:
16 de Fevereiro de 2019, 18:07 pm »
Tinha algum erro relacionado com egr na Centralina da injeção?....
Andar com a ficha desligada não tem nada a ver com o erro aparecer no CB tens de voltar a ligar a máquina de diagnóstico e ver o que originou a mensagem (a mensagem em si é genérica) pois pode ter várias causas aponto para problema da MAF e EGR a precisar de uma limpeza no mÃnimo.
Registado
miqq
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
16 de Fevereiro de 2019, 21:57 pm »
Desde já, obrigado a todos.
Não, só apareceu umas horas depois...
Vou partir por então realizar limpeza da egr e maf.
Registado
miqq
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
26 de Fevereiro de 2019, 00:36 am »
Boa noite a todos !
Resolvi então tirar o MAF fora e realizar a tal limpeza.
Como o segundo parafuso do MAF esta por baixo, retirei-o junto com a caixa do filtro de ar...
Primeiro ponto a reparar mal tiro a caixa do filtro de ar ? Metade da esponja da parede da caixa já não existia e penso já ter visto aqui algures no fórum malta a falar que esta esponja com o tempo perdia as suas propriedades e começava a desfazer-se. E afirmo, simplesmente passava o dedo e ela desfazia-se, deduzo que ela inicialmente não seria assim tão sensÃvel - acabei por retirar a metade que faltava.
Spray de contacto para cima e dentro do sensor, limpeza ao de leve, uma ligeira abanadela e mostro aqui o belo pedaço que estava mesmo dentro do sensor - Este e mais algumas partÃculas mais pequenas...
Conclusão: Após a limpeza, liguei o sensor, o carro voltou logo ao "normal" e esta responder perfeitamente a meu ver. A limpeza foi feita no dia 21-02 (5Dias atrás), o erro de injeção desapareceu mal liguei o sensor (só apareceu por eu ter desligado o sensor, de salientar que
aquando as perdas de potencia, não aparecia erro
!)
Também tinha falado do erro "Verificar sistema anti-poluição", que só me tinha aparecido após ter andado +/-24h com o sensor desligado e coincidência ou não, desapareceu no dia seguinte à limpeza após ter feito uns 3-4 pequenos percursos.
CB Limpinho Limpinho
Registado
andresilvac4
1.5 DCi
«
Responder #10 em:
26 de Fevereiro de 2019, 01:44 am »
Simples fácil e melhor que tudo...barato...ainda bem que resolveste o problema...agora convinha e se souberes de quem tenha máquina de diagnóstico para apagar algum erro que ainda esteja na Centralina para mais tarde se for necessário não ter lá esses erros e levar a um eventual futuro diagnóstico errado.
Quanto ao resto a maf ficou como nova...
Se poderes esclarecer...Limpaste com spray de contactos e mais o que? Cotonetes?
Obrigado e cumprimentos
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
«
Responder #11 em:
26 de Fevereiro de 2019, 08:48 am »
No meu LagunaII 2.0 dci que tive e era de 2005 tambem tive que tirar essa maldita esponja que se estava a desfazer.
Como é possivel terem metido essa me*** a�...
Enfim...
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
miqq
1.0 SCe
«
Responder #12 em:
26 de Fevereiro de 2019, 21:46 pm »
Limpei com spray de contacto, cotonetes, pano e um mini soprador-pincel que tenho mas que se faz bem o serviço sem ele.
Em relação a ter tirado a esponja, noto que agora com o capô aberto, quando o turbo descomprime a caixa vibra e faz mais ruÃdo - mas dentro do carro não noto isso.
Sim, em breve irei levar outra vez à maquina de diagnostico.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #13 em:
27 de Fevereiro de 2019, 00:27 am »
Essa esponja serve para reduzir o ruÃdo.
Mas essa caixa fica antes ou depois do filtro do ar?
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
«
Responder #14 em:
27 de Fevereiro de 2019, 09:50 am »
Essa esponja fica depois do filtro, no fundo da caixa de ar, a caminho da MAF e do turbo.
Portanto a esponja que se vai soltando vai para lá.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»