Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 19:05 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Problema travões
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Problema travões (Lida 6821 vezes)
RenUser
1.0 SCe
Problema travões
«
em:
25 de Fevereiro de 2019, 16:59 pm »
Boas pessoal,
Desta vez venho colocar uma duvida "mecanica".
À 1 mes e pouco mandei mudar as pastilhas do meu CLIO IV pois ainda estava com as originais, que além de estarem perto de acabar começaram a fazer um barulho estranho e incomodo. Segundo o mecanico as pastilhas já estavam "vidradas".
Mudamos as pastilhas para umas Textar, teoricamente muito boas, no entanto além de me parecer que perdeu algum poder de travagem, o mais preocupante é que aquecem muito facilmente.
Quando faço percursos nos quais tenha de usar mais os travões (montanha), costuma deitar um cheiro a queimado muito rapidamente e sem grandes abusos. Não mudei o meu estilo de condução, e no entanto fazia os mesmos percursos com as pastilhas de origem, sem notar perda de eficácia nem grande cheiro a queimado, já com estas textar em pouco tempo está a cheirara queimado e começo a notar perda de eficácia.
Alguma ideia?
Cumps.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema travões
«
Responder #1 em:
27 de Fevereiro de 2019, 00:52 am »
Os discos são ventilados?
Podem ter defeito. é uma questão de veres junto da textar se tem havido reclamações.
Eu uso textar mas no clio 2, não sei se serão maiores que a do clio 4, mas não tenho razão de queixa. As minhas noto o contrario, depois de fazer umas travagens mais fortes, nas travagens seguintes, sente-se a travar com mais força. E em termos de desgaste aguentam bastantes km. Se não estou equivocado, as ultimas fizeram mais de 70 mil km. Mas tenho isso tudo no meu db, é uma questão de consultares.
Eu tenho uma condução semi agressiva, e muitas vezes com bastante peso, por outro lado, só uso travão quando é realmente necessário. Por isso quando preciso o carro trava a serio, e nunca dei conta de tal comportamento como descreves.
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
27 de Fevereiro de 2019, 09:39 am »
Não te sei responder à pergunta com precisão, mas acho que não (são os de origem).
As pastilhas deste CLIO são maiores do que as do CLIO IV até 2015 (a renault mudou o tamanho a partir de um certo mês, para maior).
Não sei o tamanho das pastilhas do teu CLIO 2, mas estas são umas Textar ref. 2252501:
Altura (mm): 49 ;
Largura (mm): 155,2 ;
Espessura (mm): 16,9;
Será que apesar de já ter feito 1,200 km com estas pastilhas, como 95% do meu percurso é auto estrada + muita cidade, ou seja, travagens pontuais na auto estrada (normalmente apenas nas saÃdas) e travagens a baixas velocidades na cidade, as pastilhas ainda não ajustaram?
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
Localidade: Sintra
«
Responder #3 em:
27 de Fevereiro de 2019, 09:57 am »
Em tempos numa viagem grande e com o carro carregado depois de descer o IP3 tambem me aconteceu isso.
A sorte foi que nao tinha deitdo fora as pastilhas velhas e tinha ferramenta, parei numa area de servico e tive que trocar as novas pelas velhas.
Depois comprei outra marca e nao voltou a acontecer
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
27 de Fevereiro de 2019, 10:07 am »
O estranho é que o meu mecanico diz andar a por textar noutros carros e até agora o feedback tem sido muito positivo. Além disso, tenho um amigo com o mesmo carro, mesmo sistema de travagem, e mesmas pastilhas da textar, e diz que são excelentes....
Registado
Ganzado75
1.5 DCi
Localidade: Alhos Vedros
Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
«
Responder #5 em:
27 de Fevereiro de 2019, 11:32 am »
como referiste as pastilhas velhas ja faziam barulho... será que os discos não sofreram com isso... alguma incompatibilidade de materiais.... segundo dizem as pastilhas vidram os discos não podem acontecer o mesmo ou empenar por causa disso... ou esse lote das textar pode vir com defeito... eu num corsa com uma marca de pastilhas cada vez que punha o pe no travão parecia que tinha um gato agarrado as rodas a miar... comprei outra marca deixou de fazer..
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
27 de Fevereiro de 2019, 12:07 pm »
Sim, as pastilhas velhas estavam "vidradas" e ainda eram as originais da Renault.
Talvez precisem de mais uns "aqueços" para acamar?
Epah é que travar elas travam, mas não tão bem como as originais, e tem a tal questão de aquecerem facilmente...
Registado
andresilvac4
1.5 DCi
Localidade: Sabrosa
Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
«
Responder #7 em:
27 de Fevereiro de 2019, 13:03 pm »
Já sou utilizador de textar há muitos anos uso num renault e num Toyota sem razão de queixas aliás mesmo num jogo de discos vendidos completamente empenados sempre travaram ultimamente no caso dos discos empenados com muita tremedeira no volante mas travava.
Ou e questão de um jogo com defeito ou de outro problema no carro porque a qualidade da Textar a meu ver e inquestionável.
Ps amigos que trabalham no ramo automóvel dizem que a textar equipa muitas marcas de origem embora com marca disfarçada mas com as referências iguais às da Textar embora em caixas da origem.
Cumprimentos
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
27 de Fevereiro de 2019, 16:00 pm »
Pois...
Se for defeito vai ser complicado provar alguma coisa, porque ele travar trava... Agora que tem uma boa diferença em relação aos originais (textar inferior) tem...
Obrigado pelo feedback malta
Registado
alexsilva71
1.0 SCe
Localidade: Sintra
Garagem : Megane III GT Line 1.6 DCi
«
Responder #9 em:
28 de Fevereiro de 2019, 11:22 am »
Boas.
mudaste as pastilhas, e os discos?
Depois de mudar as pastilhas, tem que pelo menos fazer,se, 200Km, sem travagens bruscas, até as pastilhas acamarem ao disco, isto mesmo sendo o disco novo.
Se meteste só as pastilhas, provavelmente o disco, já devia de estar estriado, o que provoca, um tempo ou distancia, mais elevados, ao acamarem.
Tambem, as pastilhas podem vir com defeito, no material, já me aconteceu, com umas TRW DTEC, entreguei de volta.
Montei umas ATE, de ceramica, que diferença.
Registado
MRU
1.0 SCe
Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
«
Responder #10 em:
09 de Março de 2019, 21:37 pm »
Boas pessoal,
Os travões parece que começaram a normalizar, mas agora começou outro problema que parece associado à roda da frente direita. Acontece sempre que não estou a travar, e é muito aleatório, posso andar 10km sem o barulho, como andar 30km com o barulho constante. As vezes faz a curvar, outras em reta...
Video:
https://cld.pt/dl/download/277a0162-f1b7-4b97-97ac-fb8d50bc8272/VID_20190309_205253_636.mp4
Factos:
- Travar para o assobio
- Virar o volante mais um pouco também por vezes reduz o barulho (ele por vezes faz o barulho com os pneus direitos, outras vezes a curvar).
Peço desculpa pelo barulho do vento no video, mas a ginchada de que falo é bastante audÃvel!
Alguma sugestão do que possa ser???
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #11 em:
09 de Março de 2019, 22:32 pm »
Falta de fita cola especial que prende as pastilhas Às pinças da bomba
Registado
MRU
1.0 SCe
«
Responder #12 em:
09 de Março de 2019, 22:53 pm »
Boas, obrigado pela resposta.
Nunca ouvi falar de tal coisa, mas de facto quando o mecanico trocou as pastilhas, não o vi colocar qualquer tipo de fita cola... Isso é comum a todos os carros? É que nunca tinha ouvido falar de tal coisa :o
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #13 em:
10 de Março de 2019, 12:35 pm »
Não, alguns modelos, se não me engano, foi no clio 3 que começou a notar se essa folga nas pastilhas. Como alguns clio 4 partilham o mesmo sistema de pastilhas, a necessidade de usar essa fita cola mantém se.
Registado
MRU
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
10 de Março de 2019, 12:47 pm »
O estranho é que já mudaram as pastilhas em janeiro, e só esta semana começou este barulho nojento
Tou a ver que terei de mandar desmontar esta porcaria para ver essa questão
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»