Autor Tópico: Clio 2 não pega  (Lida 1822 vezes)

Offline tuga

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Clio 2 não pega
« em: 02 de Maio de 2019, 16:42 pm »
Boas
Tenho apenas vindo a ler o fórum, mas hoje intervenho a pedir os vossos conselhos.
Não sou mecânico, nem nada que se pareça, mas sempre gostei da área. Como nunca tive a possibilidade de praticar, com receio de estragar, surgiu-me a sorte grande  :lol1: , no meio do azar, para começar a praticar. E nada melhor que no carro da minha mulher que deu o "berro". Como o mecânico não consegue dar com o gato, e já estamos mentalizados que possivelmente vai para a sucata, dei a volta à Jaquina e vou eu tentar arranjá-lo. Se o conseguir muito bem, senão paciência. A ideia base é gastar o menos possível e com ferramentas caseiras ou o mais baratas possíveis, porquanto o estado do carro não justifica monetariamente o esforço. O carro é um Clio 2 Phase 1 1.2 8v. Tem cerca de 220mk.
Passo a explicar o sucedido.

O carro há mais ou menos 2 anos andava com o ralenti instável e não estabilizava na temperatura normal. O mecânico mudou o termostato mas o carro passou a ir abaixo. Por minha indicação mudou também o sensor de temperatura. Ficou a funcionar, mas a temperatura ligeiramente abaixo do ponto de referência. Não ficou perfeito, mas como ficou a andar deixei andar.
No mês passado, o ralenti foi ficando novamente muito instável. Até que um dia ficou doido: tanto estava nas 400 rpm como nas 1200rpm. Suspeitei do sensor de ralenti e levei-o ao mecânico. Ele fez a análise dele e achou que também era o sensor e substituiu-o por um usado com garantia. Mas pelo que me apercebi o que foi substituído foi o corpo da borboleta e não o sensor do ralenti, porque a peça substituída que me mostrou não se assemelha a um sensor de ralenti.
Além disso efetuou umas afinações. A partir daí foi o descalabro. O carro entrou a trabalhar, mas instável, e agora pura e simplesmente não pega. O que foi feito segundo o mecânico:
- afinações na injeção !!!;
- testou corrente nas velas, mas estava tudo bem ( mostrou-me os cachimbos das velas a darem faísca );
- troca de bomba de combustível ( embora tenha "gota", a bomba podia estar a fazer retorno disse ele );
- desmontou as correias para confirmar se o motor estava no ponto ( tudo ok );
- Perguntei se tinha verificado o sensor de PMS, mas disse que não era daí:
- Disse que tinha pressão nos cilindros;
- ligou uma máquina que dava erro do imobilizador, mas com um erro estranho que nenhum eletricista conhecia;
- testei as chaves mas os imobilizadores estavam ok;
- segundo ele as velas estavam muito escuras, sintoma de mistura muito rica;
- experimentou na admissão um spray que segundo ele faz o carro pegar, mesmo sem combustível!!!

Até que desistiu, porque não sabe o que é. Suspeita que seja problema no imobilizador.
Resultado: montou tudo novamente e agora tenho o carro em casa. Gostava assim de testar algumas coisa mais, porque pode ser uma coisa simples por isso agradecia as vossas sugestões.

O que eu já fiz e sei que dá:
- bomba a funcionar;
- motor no ponto;
- corrente nas velas;
- pressão nos cilindros;
- desmontei e limpei o sensor PMS;
- o carro dá ao motor de arranque perfeitamente;
- a luz do imobilizador no tablier apaga quando dou à chave;
- o carro foi testado com os dois corpos de borboleta ( o que tinha e o que se comprou usado com garantia );

Portanto já não tenho mais ideias. Será o imobilizador? Devo retirá-lo? ( sei que depois já não o posso meter ). Será novamente o sensor de temperatura? A centralina de injeção que deu o berro? O sensor de ralenti? Devo testar novamente aquilo que ele disse que estava bem?
Aceito opiniões e sugestões e desculpem o testamento.
Abraço

Offline Sls a GPL

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2019, 12:55 pm »
A luz do imobilizador pisca rapidamente quando ligas ou não?
Isso parece ser falta de Combustível, para já.
quanto ao relantim instável, pode ser uma entrada de ar. Talvez os vedantes do colector a precisar de ser mudados.
as válvulas alguma vez foram afinadas?
O motor tem pressão... Quantos bar?

Offline tuga

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2019, 17:29 pm »
A luz do imobilizador pisca rapidamente quando ligas ou não?
Isso parece ser falta de Combustível, para já.
quanto ao relantim instável, pode ser uma entrada de ar. Talvez os vedantes do colector a precisar de ser mudados.
as válvulas alguma vez foram afinadas?
O motor tem pressão... Quantos bar?

A luz do imobilizador apaga-se quando dou à chave. O motor de arranque roda bem.
De acordo com o mecânico, o motor tem pressão e a bomba combustível está a trabalhar bem.
O carro já afinou e rodou válvulas acerca de 10.000km mas não foi um trabalho bem feito, porquanto as oiço bater ligeiramente, coisa que antigamente não acontecia.
Os vedantes do coletor pode ser uma opção. Caso a ver.
O mecânico disse que tem pressão, Quantos bar não sei.
Mas como estou desconfiado se ele realmente fez alguns trabalhos que disse ter feito, vou começar a testar o material. Antes de começar a comprar peças e tentar por tentativa e erro, prefiro testar. Vou começar pela parte eletrónica. Tenho que comprar um multímetro mas o que vi é da loja dos chineses e não sei se é fiável. Vou pesquisar. Algum conselho para um?

Já desmontei várias peças e verifico que o carro está a perder muito óleo pelo tubo da admissão, bem como escorre óleo pela junta da tampa de válvulas até ao sensor PMS. Retirei-o e limpei-o. Estava todo sujo. Limpei os diferentes sensores que encontrei e pulverizei os mais sujos com um produto especial para contatos eletrónicos. Um dos sensores está cheio de óleo. Não sei como se chama, mas envio fotos de tudo. Testei os cachimbos das velas um a um e tenho faisca bastante forte no do primeiro cilindro. Nos segundo e terceiro nada feito. O quarto tem uma faísca fraca. É normal isto, ou devem todos dar faísca ao mesmo tempo? Para ser mais fiável, devo testar os cachimbos com as velas metidas e encostadas a algo de metal? Já me disseram que é mais fiável. De qualquer modo vou tirá-las para ver como estão. Será possível ver se os injectores foram mexidos? Ele disse que andou a afinar a injeção. Terá desregulado aquilo tudo? Como se pode ver, o motor está cheio de ferrugem, por conta da minha inexperiência e falta de tempo para me preocupar com a fuga de água que tinha, porquanto ia acrescentando água em vez de anticongelante, caso este que só foi resolvido aquando da troca da correia de distribuição e da bomba de água, que tinha fuga. Que sirva de lição para outros.
Aceito mais opiniões e conselhos, porquanto se o carro entrou a falhar mas a trabalhar na oficina, custa-me a engolir que tenha saído sem sequer dar sinal. E se alguém me arranjar um manual Haynes, agradecia.
Obrigado






Que sensores são os assinalados?


O sensor assinalado estava cheio de óleo, como se vê na imagem seguinte.




PMS limpo


A "beleza" do interior do meu motor...enfim....

Offline Gonçalo

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #3 em: 07 de Maio de 2019, 09:34 am »
Ora bem, estado das velas? Quando mudaste a bobine ou os cabos de velas? Uma vez desmontada a borboleta, recomendo limpar a mesma :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline tuga

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #4 em: 07 de Maio de 2019, 23:28 pm »
Ora bem, estado das velas? Quando mudaste a bobine ou os cabos de velas? Uma vez desmontada a borboleta, recomendo limpar a mesma :)

Ainda não as tirei Gonçalo. O mecânico disse-me que estavam com sinal de ter uma mistura muito rica, mas não as vi. Tenho que comprar uma chave e tirá-las para ver. Bobine e cabos não me lembro se os mudei. Se calhar os cabos mas já foi há muitos, muitos anos. Como estes carros não dão chatices um tipo até se esquece das avarias. O que recomendas para limpar a borboleta? Algum produto especial?

Offline Gonçalo

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #5 em: 08 de Maio de 2019, 10:59 am »
Podes comprar uma lata de spray limpa travoes e dar-lhe, com ela fora do carro claro, sem ir para dentro do motor :)

Troca bobine, velas e cabos e dá á chave e vê se resulta. Possivelmente é apenas uma questão de queima e nada mais que isso :)
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Offline tuga

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #6 em: 08 de Maio de 2019, 23:34 pm »
E se em vez de óleo dos travões usar wd40, ou petróleo?
Quanto às peças já as desmontei, para as ir trocando, excepto o diabo das velas, que não saem nem à lei da bala. O raio do mecânico deve ser culturista ou o catano. Já mandei para lá uma camada de wd40 e amanhã tento arranjar um roquete com uma ponta bem comprida e rezar para aquilo não partir. Quase que me passei e estive mesmo para lhe espetar com a aparafusadora de aperto/desaperto das rodas que até chiava  :angry: Mas não tinha ponta de 16mm e aquilo não regula a velocidade.  :grin:

Offline Sls a GPL

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #7 em: 08 de Maio de 2019, 23:51 pm »
Não é oleo de travões, é spray de limpeza dos discos de travão, serve para tirar gorduras dos discos.
Podes usar também spray para limpar carburadores, julgo que é mais caro, mas eu costumo usar e é uma maravilha.

Em relação Às faiscas, os cabos devem fazer todos faisca igual. E sim, deves experimentar com a vela lá enfiada.
Com o multímetro podes testar a bobine, medes a resistência entre os cachimbos, se não me falha a memoria, entre o 1 e o 3 , e entre o 2 e o 4. Se não for esta sequencia dás logo conta, porque não dá valor nenhum de resistência, só no par correcto é que dá.
A diferença de resistência entre cada par não deve ser superior 0.4   

Como o Gonçalo disse, é provável que  esteja ai o problema.

Offline andresilvac4

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #8 em: 09 de Maio de 2019, 02:59 am »
De facto pode ser os cabos ou a Bobine ou até ambos no meu Toyota rav4 também tinha sintomas parecidos aos teus relanti instável soluços em especial em dias húmidos até que de repente o carro deixou de funcionar passado algum tempo voltava a funcionar moral da história a bobine tinha uma "rachadela" no plástico que fazia que a faísca saltasse para o bloco e não para os cabos o que fazia estes sintomas todos mas como o problema era intermitente ainda foi uma carga de trabalho até se eliminar todas as outras possíveis causas de lá para cá já lá vão 3 anos nada a apontar sereno e certinho como um relógio suíço os cabos e que como foram uns rascas baratinhos já estão a dar de si o isolamento com o calor Está muito danificado ...
Cumprimentos

Offline tuga

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #9 em: 14 de Maio de 2019, 02:41 am »
Cá estou novamente nesta cruzada para meter o velho Clio a andar. Vou tornar isto um manual para mecânicos amadores, como eu.  :grin:

Bem, lá consegui tirar as velas e comprar um multímetro. Abaixo seguem as fotos e dados. Falta-me limpar o corpo da borboleta. Consegui sacar o código do motor: D7F720. Neste os sensores de rotação, etc...são embutidos no corpo da borboleta, não dando para testar um a um. Em caso de avaria tem que ser um corpo novo. Se alguém souber como testar os vários sensores embutidos, agradeço. Velas e cabos parecem ter dado o berro e a bobine não sei mas parece boa. Da análise das velas concluo que a mistura está muito rica, e/ou existem problemas de ignição, ou outra situação que não descortino. É um facto que o carro anda 99% na cidade o ano todo, com trajetos curtos mas combustivel da Cepsa. Este carro teve problemas na manutenção por conta do óleo usado ( mas é uma outra história ), queimou duas vezes a junta da colaça, e foi aí que o mecânico rodou válvulas e me disse que embora tenha limpo a parte de cima do bloco, a parte de baixo, tem crosta de óleo agarrada ao bloco. Mas isso será uma outra fase. Para já quero metê-lo a funcionar.
Seguem as fotos:


Valores resistência com amperímetro:
- saída para cabos de vela 1/4: 7,50
- saída para cabos de vela 2/3: 7,47
- entrada no chicote de fornecimento de corrente à bobine:
- laterais: 1,1
- as duas centrais: 1,1/1,2 
Bobine Sagem ref 7700274008


Beru Ultra. Qual é o valor de referência para estas velas ?
Valores resistência medidos com amperimetro:
- 4,25; 1; 1; 3,90


Pólos muito escuros!!!!


Cabos de velas Beru, muito profundos para chegar com o multímetro.
Valores :
- 1,63; 1,45; 1,95; 2,49


Que sensor é este por cima dos tubos de admissão, que está cheio de óleo? É normal?


Ficha toda remendada, que liga ao sensor de PMS. É possível dar um melhor acabamento a isto, ou só pondo scotch à volta?

Já agora o teste ao PMS indicou 242 OMS. Valor dentro da tolerância, ou preciso de substituir o sensor?



Como testar a bomba de gasolina, não tendo o carro a funcionar? Onde ligar o multímetro? Posso ligar diretamente dois fios aos bornes da bateria para ver se funciona?
Onde se situa o sensor de temperatura do liquido de refrigeração?

Agradecia os vossos comentários.




Offline Sls a GPL

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2019, 12:42 pm »
A bomba de combustível, ao dares a chave, fica logo a funcionar, alem de audível, facilmente verificas.
O que dizes ser um sensor, não é mais do que a saida de vacuo ou para servofreio ou para o canister, como não dá para ver em que sitio está esse tubo, é para um dos dois. É normal, visto os vapores de óleo irem para o colector de admissão.

Quanto a cablagem do pms, podes soldar os fios e proteger com manga termo retrátil.
O sensor de temperatura vê-se nessa foto, está no bloco do motor.

Novamente, em relação À bomba de combustível o mais importante é saber se ela debita a pressão necessária, e ai tens que ligar um manómetro ao tubo e medir a pressão.

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #11 em: 16 de Maio de 2019, 19:31 pm »
A bomba de combustível, ao dares a chave, fica logo a funcionar, alem de audível, facilmente verificas.
O que dizes ser um sensor, não é mais do que a saida de vacuo ou para servofreio ou para o canister, como não dá para ver em que sitio está esse tubo, é para um dos dois. É normal, visto os vapores de óleo irem para o colector de admissão.

Quanto a cablagem do pms, podes soldar os fios e proteger com manga termo retrátil.
O sensor de temperatura vê-se nessa foto, está no bloco do motor.

Novamente, em relação À bomba de combustível o mais importante é saber se ela debita a pressão necessária, e ai tens que ligar um manómetro ao tubo e medir a pressão.

A bomba de combustível é audível ao dar à chave, embora não signifique que debite gasolina. Tenho que a testar com um manómetro. Se o carro funcionasse seria mais fácil, mas....é o que é;
O sensor depois mando uma foto com indicação do local. De qualquer modo acho que tem demasiado óleo. Nunca tive um carro com tanto óleo no colector;
A cablagem do PMS vou tentar então resolver;
Vou tirar os fios para testar o sensor de temperatura.

Entretanto meti velas novas iguais às que tinha e nada. Dá ao motor de arranque até a bateria ir abaixo. Aliás já está de rastos. Curiosamente quando a bateria dá sinal de estar nas lonas e o motor de arranque já não roda, começa a fazer uns barulhos estranhos na zona dos fusíveis e centralina. É um facto que um artista a quem pedi para tirar o alarme deixou-me os fios todos cortados e lixados. A ver vamos.
 

Offline Sls a GPL

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2019, 20:48 pm »
Com a ajuda de uma pessoa, desligas o tubo da gasolina que liga À rampa de injectores, e com a ajuda de uma garrafa por exemplo, vê se sai gasolina quando se liga a chave, se sai com pressão ou não.
Se não estou em erro quando testei a minha dava uns 4 bar.

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #13 em: 19 de Maio de 2019, 22:25 pm »

Ok, obrigado pela sugestão. De qualquer modo a gasolina chega às câmaras de combustão, porque quando tiro as velas na zona da rosca elas estão sujas e cheiram a gasolina. E se entra gasolina, mesmo em quantidade pequena, tem faísca nas velas, o PMS está bom, o motor no ponto e a borboleta foi mudada não vejo o porquê de não dar sinal nenhum.  :angry:
Vou tentar medir a compressão do motor. Alguém sabe onde posso arranjar algum manómetro para isso? E alguém sabe se é possível desligar o imobilizador e reativá-lo? Seria apenas para testar se o problema está ali. Já me disseram que depois do tirar já não posso reativá-lo. Eu sei de uma forma, mas as minhas chaves já não são as originais e ainda é um bocado caro só para fazer um teste.  :grin: 
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« Última modificação: 22 de Maio de 2019, 00:11 am por Sls a GPL »

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Re: Clio 2 não pega
« Responder #14 em: 21 de Maio de 2019, 12:24 pm »
Pois se tem combustivel e faisca e esta a ponto, so não pega por falta de compressão. Testa a compressão do motor caso tenho compressão a unica coisa que poderá ser é a gasolina já estar velha. Á quanto tempo tens a gasolina no depósito ??