Autor Tópico: Como saber quando o carro está a fazer a regeneração de FAP?  (Lida 7903 vezes)

Offline MarcosCosta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lourosa
  • Garagem : Renault Clio MK4 2015
Boas tardes.

Eu tenho um Clio VI de 2015.
Eu gostava de saber se ha alguma forma de saber quando ele está a fazer a regeneração do FAP, pois já me disseram que ele pode estar a fazer a regeneração e podemos desligar o motor enquanto ele faz interrompendo assim a regeneração sem darmos por isso.
Queria descobrir como saber a fim de o deixar fazer até ao fim quando ele fizer.
Nunca o vi a aumentar a rotação sozinho nem nada que se pareça.

Ha alguma coisa que indique que ele está a fazer a regeneração?

Obrigado desde já.

Cumprimentos.

Offline anfil

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Re: Como saber quando o carro está a fazer a regeneração de FAP?
« Responder #1 em: 25 de Maio de 2019, 22:44 pm »
No meu gt line de 2015 nunca percebi qualquer regeneração e estou sempre muito atento.
twingo 96          260 000 kms/Clio Gt line 2015   43 000
kms       Civic aerodeck 98  233 000 kms

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2019, 00:46 am »
O ralenti fica mais alto, e sentes o carro/motor/escape bem mais quente, ao ponto de a ventoinha do radiador começar a funcionar (nem sempre). O ruído de escape também ficará ligeiramente diferente, de som  mais grave.
As velas de pré-aquecimento são activadas durante o processo, há quem tenha puxado um fio de corrente do sinal para um ponto no tablier/consola central, ligado a um led.

Offline MarcosCosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2019, 20:13 pm »
No meu gt line de 2015 nunca percebi qualquer regeneração e estou sempre muito atento.

O ralenti fica mais alto, e sentes o carro/motor/escape bem mais quente, ao ponto de a ventoinha do radiador começar a funcionar (nem sempre). O ruído de escape também ficará ligeiramente diferente, de som  mais grave.
As velas de pré-aquecimento são activadas durante o processo, há quem tenha puxado um fio de corrente do sinal para um ponto no tablier/consola central, ligado a um led.

Obrigado pelas respostas.

Pelo que percebi então não é algo que se possa saber sem estar um pouco atento. :S
Deviam trazer esse tal LED de origem.
Assim torna-se difícil.

Me parece que vou ter que andar mais atento então.
Obrigado.

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2019, 20:33 pm »
Eu também dizia que não notava mas agora até já consigo perceber bem...

O ralentim fica ligeiramente acima do normal, é uma coisa de milímetros a nível do ponteiro, mas uso como referencia o "1" das RPM's. Quando está a trabalhar normal, a parte de baixo do 1 fica completamente tapada pelo ponteiro, no entanto, quando está a regenerar, é possível ver um "pedacito" do fim do 1, ou seja, o ponteiro fica ligeiramente acima da zona habitual. É mesmo uma questão de milímetros.

Também é notável uma ligeira diferença no ruído, apesar de ser algo mínimo, e além disso o stop&start não ativa.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2019, 20:42 pm »
A Renault (ao contrário da Nissan) refere que não tem nenhuma informação no quadrante acerca das regenerações porque isso podia confundir as pessoas desnecessariamente
De qualquer forma, o processo está criado para ter o mínimo impacto na utilização da viatura.

Offline MarcosCosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2019, 18:58 pm »
Eu também dizia que não notava mas agora até já consigo perceber bem...

O ralentim fica ligeiramente acima do normal, é uma coisa de milímetros a nível do ponteiro, mas uso como referencia o "1" das RPM's. Quando está a trabalhar normal, a parte de baixo do 1 fica completamente tapada pelo ponteiro, no entanto, quando está a regenerar, é possível ver um "pedacito" do fim do 1, ou seja, o ponteiro fica ligeiramente acima da zona habitual. É mesmo uma questão de milímetros.

Também é notável uma ligeira diferença no ruído, apesar de ser algo mínimo, e além disso o stop&start não ativa.

Porra. Tem que se andar muito atento se a diferença é assim tão pequena.

De qualquer forma, o processo está criado para ter o mínimo impacto na utilização da viatura.
Sim realmente impacto na utilização é praticamente 0 mas a falta de percepção da regeneração pode levar a não deixar o carro a fazer devidamente e levar a problemas mecânicos digo eu.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 29 de Junho de 2019, 09:33 am »
A marca terá o seu interesse nisso..
Pouco podes fazer... Além de fazeres algumas viagens regularmente para a coisa se dar, eu costumo dar uns bons passeios em 4a. velocidade alí acima das 2700rpm.. E teres cuidado com o combustível que lhe pões..

Em outras marcas, descobri recentemente um DYI para o meu Peugeot 3008 para saber quando estava a ocorrer a regeneração, que era ligar um led (com resistência para alim. 12v)  ao circuito anti-embaciamento dos espelhos retrovisores exteriores, pois esse sistema era automaticamente ativado quando o carro faz as regenerações, e permanece ativo até estar concluído.. Para o Renault é no circuito das velas de pré-aquecimento, mas dá-me muito trabalho fazer essa instalação..